Os hindus atribuem caráter religioso a todas as atividades, o que faz do hinduísmo uma ordem social-religiosa que influi diretamente na vida toda, desde a moral até a economia e a gramática. De certa maneira, isso supera o pessimismo da desilusão e confere a cada momento da vida uma dimensão religiosa. São imperiosas as obrigações impostas pelo sistema de castas.
Atuar de acordo com a casta a que pertence é, para o hindu, conseqüência da doutrina enraizada na ordem do universo. A ordem social divide as pessoas em castas, assim como a vida se manifesta em formas inferiores e superiores. O sistema de castas surgiu na Índia com os árias e começou a desenvolver-se por volta de 850 AC. Sua origem parece proveniente da divisão entre o imigrante ária, de pele clara, e os nativos (dasya), denominados escravos (dasas), que se distinguiam pela pele escura.
Com o tempo, o sistema de classificação evoluiu para o plano político-social-religioso. Em sua estrutura mais antiga, o sistema era constituído de quatro castas: os brâmanes (sacerdotes), os xatrias (guerreiros), os vaixás (burgueses) e os sudras (artesãos). Cada casta tem suas próprias normas e está rigorosamente separada das outras. Não é permitido o casamento misto, nem a refeição em comum, nem a participação conjunta em atividades profissionais. A quebra de qualquer dessas obrigações implica a exclusão da casta, pelo que o indivíduo fica privado de todo direito social e se torna um pária, sem casta.
Mais tarde esse número de castas inicial aumentou e chegou a mais de três mil castas e subcastas, divisão que ainda influi poderosamente na sociedade indiana, apesar da extinção legal das castas em 1947. Nessa época, o sistema dividia a população hinduísta indiana em cerca de 17 milhões de brâmanes, vinte milhões de membros das outras três castas e mais de sessenta milhões de outras categorias, entre as quais a dos intocáveis (harijans, povo de Deus).
2006-11-18 05:22:33
·
answer #1
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋
classes sociais
abraços.
2006-11-20 08:14:21
·
answer #2
·
answered by cleiton_cerqueira 2
·
0⤊
0⤋
Aparentemente, a palavra casta foi primeiro usada pelos portugueses, para descrever o sistema de castas da Ãndia, caracterizado por grupos sociais distintos e separados, originalmente distinguidos pela cor da pele, mas de forma diferente do conceito de raça.
Atualmente, o termo é utilizado também para as variedades de videira, que dão origem a diferentes tipos de vinho.
Em entomologia, usa-se o termo casta para descrever os tipos de indivÃduos morfologicamente diferentes e com tarefas especializadas que se encontram nas sociedades das formigas, abelhas e térmitas: a rainha, com funções exclusivamente reprodutoras e as obreiras especializadas em procurar alimentação para o grupo ou para o proteger (os “soldados”).
O sistema de castas é dividido de acordo com a estrutura do corpo do deus brahma.As quatro principais castas são: A cabeça (Brahmim) representa os religiosos; os braços (Veishya) são os guerreiros e militares; os joelhos (Kshathriya) representam os nobres e os ricos; os pés (Shudra) são os fazendeiros e comerciantes. A poeira sob os pés não pertence às castas mas também tem um nome: são os párias, os chamados Intocáveis. Eles formam a escória da sociedade indiana. São considerados impuros e, por isso, ninguém ousa nem ao menos encostar neles.
Ao contrário do igualitarismo islâmico, o hinduÃsmo tem uma concepção social que se expressa no sistema de castas, adotado no tempo das invasões árias (cerca de 1.500 - 2.000 a. C.). As castas, segundo eles, nada mais são do que partes diferenciadas de um corpo divino. Na Ãndia, antes da independência, elas somavam umas 3 mil, resultantes das subdivisões das 4 castas “clássicas”: os brâmanes (os sacerdotes), os xátrias (os guerreiros), os vaicias (os comerciantes) e os sudras (camponeses e artesãos).
Não há salvação individual (moksha) na medida em que a pessoa só é entendida como pertencente a uma casta a quem ela deve fidelidade absoluta. Se por acaso infringir as normas da sua casta, o indivÃduo é expulso, tornando-se um pária (pariyan) ou intocável (harijans ou dalits). Esta exclusão é como uma maldição. Acompanhará os seus descendentes perpetuamente. à generalizada entre os hindus a crença na reencarnação, no eterno retorno das almas à vida (palingenesia para os gregos) que podem ser acolhidas inclusive em animais. Tem como ideal a seguir a asramas, as 4 etapas da vida, onde o homem, depois de estudar e ser chefe de famÃlia, retira-se para o bosque para meditar, encerrando sua vida como mendicante.
Apesar de as castas terem sido dissolvidas na Constituição indiana de 1950, elas ainda fazem parte de um vasta sistema de discriminação ainda vigente nos costumes da Ãndia moderna, visando particularmente os párias.
Há uma reportagem bastante interessante a respeito do assunto, que proporciona uma visão mais realista sobre o sistema de castas:
http://capricho.abril.uol.com.br/quarto/conteudo_140382.shtml
2006-11-18 13:54:34
·
answer #3
·
answered by Rodrigo M 3
·
0⤊
0⤋
Oi!
As piores castas são as dos dêmonios,essas só com oração e jejum..
Abraços
2006-11-18 13:53:52
·
answer #4
·
answered by Prinzo 2
·
0⤊
0⤋
Pode estar relacionadao a PUDOR- castidade ( mulher casta ) ou classe social- na índia por exemplo membros de uma casta (classe social) não pode casar com membro de outra casta.
2006-11-18 13:29:39
·
answer #5
·
answered by εïз rosachoque_al εïз 3
·
0⤊
0⤋
Castas são as diferentes origens sociais e económicas!
2006-11-18 13:27:18
·
answer #6
·
answered by jose b 4
·
0⤊
0⤋
Castas são divisões ou classes sociais baseadas no nascimento. As pessoas de uma dada casta não podem mudar de casta em enhuma circustância. Na Índia os bramanistas dividem-se em 3 castas ( sacerdotes, guerreiros e párias) e cada uma destas castas são infinitamente subdivididas.
2006-11-18 13:23:27
·
answer #7
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
0⤋
É um grupo social hereditário. A condiçao da pessoa passa de pai para filho, ele só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. É a base do hinduísmo.
2006-11-18 13:22:48
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Substantivo feminino.
1.Camada social hereditária, cujos membros são da mesma raça, etnia, profissão ou religião, e se casam entre si.
2.Raça, linhagem.
3.V. qualidade (4).
2006-11-18 13:22:39
·
answer #9
·
answered by Águia Dourada 3
·
0⤊
0⤋
divisao da sociedade em classes, esse sistema eh empregado na India, se uma pessoa nasce em uma certa classe ela nao podera mudar de classe, tera q viver sempre na msm classe, msm se for um pobre q se tornou rico, para a sociedade de la essa pessoas continuara a ser sempre da classe dos pobres.
2006-11-18 13:20:50
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋