A globalização, entendida como processo comercial, afeta a todos os países, com efeitos mais nocivos aos de economias fracas, pois os EUA que encabeçam o processo estabelecem regras que lhe são favoráveis, como sobretaxas a diversos produtos de outros países e subsídios para proteger setores de sua economia (dos EUA). Assim, a teoria do Ótimo de Pareto, segundo a qual deveria oferecer quem tivesse melhores condições de qualidade e preço, fica totalmente prejudicada pela política protecionista dos EUA. Trocando em miúdos, os americanos manipulam o processo de globalização prejudicando todos os seus concorrentes. Não fosse isso e seria muito bom para o resto do mundo poder participar da cadeia produtiva.
2006-11-18 04:00:54
·
answer #1
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
1⤋
A globalização, quer queiramos quer não, interfere com a vida de todos os povos e em qualquer continente. Daí o chamar-se Globalização.
Como o económico condiciona tudo o resto, e perante as crescentes liberdades de circulação de capitais e da informação, as empresas, sobretudo as maiores, tendem a deslocar-se para os continentes e paises que lhes garantem menores custos para assim manterem ou aumentar as suas competitividades. Claro que, muitas vezes à custa do sacrifício dos direitos humanos e de uma concorrência desleal.
Neste contexto, para fugir a uma igualização "por baixo" atentatória de uma sociedade desenvolvida, a disputa entre Estados, organizações, empresas ou, simplesmente, pessoas, deve-se fazer "por cima", ou seja pela maior qualificação dos seus intervenientes. Ou seja, lutando contra os baixíssimos salários de países asiáticos, sem o mínimo de respeito pela condição humana, os países desenvolvidos devem salvaguardar a sua competitividade concorrencial pela inovação tecnológiva e modernização dos processos produtivos.
Assim, também, os Brasileiros para sobreviverem a uma concorrência global - em mercadorias, serviços, empregos, etc. - deverão apostar na educação e na qualificação das pessoas, para se poderem distinguir pela positiva, num contexto mundial forte e crescentemente competitivo sobre o qual não valerá a pena discordar, pois será temporalmente irreversível. Se queremos ser "cidadãos do mundo" teremos que possuir maior grau de educação e um nível de qualificação profissional mais elevado.
2006-11-19 05:23:37
·
answer #2
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
na minha opinião globalização não é uma BOA. Pois nos paises como por exemplo Africa, que tem mão de obra barata e desqualificada, não consegue aconpanhar o ritmo do crescimento ga globalização, fazendo assim com que os paises pobres fiquem mais pobres...
e na boa.. globalização ajuda muito com o processo de desistabilidade ambiental... e.. pra mim, o homem não esta progredindo e sim regredindo
bjkas
2006-11-18 08:39:24
·
answer #3
·
answered by Kah 2
·
0⤊
0⤋