Talvez vc se refira a "materialismo histórico", designação resumida de "concepção materialista da história", expressão introduzida por Engels, em 1899, que, segundo ele próprio, "parte do princípio que a produção, e junto com ela o intercâmbio de seus produtos, constituem a base de toda ordem social".
A concepção materialista da história foi assim sintetizada por Marx, "Numa certa fase de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes, ou, o que não passa da expressão jurídica correspondente, com as relações de propriedade dentro das quais se haviam desenvolvido até então. De formas de desenvolvimento das forças produtivas que eram, essas relações passam a ser obstáculos a esse desenvolvimento. Então se abre uma era de revolução social. A mudança da base econômica subverte mais ou menos rapidamente toda a enorme superestrutura."
Talvez a confusão entre as expressões "materialismo dialético" e "materialismo histórico", mais usual, decorra de fato de este valer-se do processo dialético para explicar as transformações sociais.
Denomina-se processo dialético o processo de desenvolvimento que se realiza por meio do aparecimento e desaparecimento das contradições.
Marx e Engels tomaram de Hegel a noção de dialética, ressalvando-se que transformaram essa dialética de Hegel, que consiste na transformação das em si idéias, através do aparecimento e desaparecimento de contardições, em uma dialética materialista que concebe o mundo real, como um processo de desenvolvimento, com aparecimento e desaparecimento das contradições. Engels assim exprime essa idéia: "a dialética da idéia tornou-se o simples reflexo consciente do movimento dialético do mundo real, e, portanto, a dialética de Hegel foi posta de cabeça para cima, ou, mais exatamente, recolocada, da posição invertida em que se encontrava, na posição correta."
2006-11-18 11:57:41
·
answer #1
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
1⤋
acabo de ler uma resposta tão completa, que me atenho a aprecia-la,
povão não percebe nem de longe o que é materialismo dialético.
2006-11-18 03:34:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É uma maneira de se analisar a história. Como o colega acima citou foi usada por Marx.
Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico.
A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo. Mas, a matéria e seu conteúdo histórico ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento dialético. A contradição dialética não é apenas contradição externa, mas unidade das contradições, identidade: "a dialética é ciência que mostra como as contradições podem ser concretamente idênticas, como passam uma na outra, mostrando também porque a razão não deve tomar essas contradições como coisas mortas, petrificadas, mas como coisas vivas, móveis, lutando uma contra a outra em e através de sua luta."
Tudo isso quer dizer que existe uma superestrutura (idéias) que se relaciona com a infraestrutura (mundo material) e todas estas coisas interferem umas nas outras trazendo mudanças constantes na sociedade. Materialismo dialético é esta maneira de analisar a história, através de suas mudanças.
2006-11-18 03:09:30
·
answer #3
·
answered by Drehco 3
·
0⤊
0⤋
Também não faço idéia, é jargão marxista.
2006-11-18 02:51:15
·
answer #4
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
1⤋