English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A psicologia vem adotando posturas naturalizantes diante de problemas que, claramente, possuem uma gênese sócio-cultural. A anorexia e a Bulimia são exemplos recorrentes na nossa atual sociedade de transtornos cosntruídos e reforçados socialmente. A ideologia de homogeneidade que interpenetra as relações sociais, faz com que, muitas vezes, busquemos padrões estéticos difundidos maciçamente através de instrumentos midiáticos. Com isso, quais são as implicações sociais do processo de psicologização do social?

2006-11-18 00:56:22 · 5 respostas · perguntado por Sigmund 2 em Ciências Sociais Psicologia

5 respostas

Psicólogo, Penso que sempre houve explicações psicológicas, ao lado das econômicas e sociais, para fatos e pocessos históricos. Apenas, até há pouco, devido a modismos, não eram minimamente considerados como válidos. Um exemplo, Jung viu na ascensão e desenvolvimento do Nazismo a irrupção do deus teutônico da guerra, Wotan, no "incnsciente coletivo" do povo alemão. Penso exata tal visão, sem desconsiderar os outros fatores. Outro exemplo, o surgimento e desenvolvimento do Estado na história, se deve aos historiadores e escritores anarquistas em muito a fatores psicológicos e morais.
Seu comentário é procedente, mas penso deva te lembrar que a psiclogia lida com fenômenos muito sutis. Que certeza podemos ter em o diagnosticar que Y passou, de um estado ciclotímico, para um estado de transtorno bipolar? Como separar nitidamente o endógeno do reativo?
Bem, reafirmando a procedência de teu comentário, te digo que "sim", que esta nossa sociedade em muito contribui, com suas parafernálias mediáticas etc para uma superficialização do homem e para a morte do indivíduo ("a perda da alma"), e a tal ponto que Sir Herbert Read, filósofo da arte e co-editor das Obras Completas de Jung em inglês, afirma em "A era do robô - meu encontro com a educação através da arte" que as camadas desapossadas encontram diversão apenas numa "cultura do choque": pornografia, filmes de kung-fu, os insuportáveis forrós etc e as camadas médias pseudo-intelctualizadas, para ter algum assunto (curto, claro) para conversar, na "cultura exibicionista": exposição de porcelana chinesa, de arte egípcia etc, e isso vira um imbroglio de todo indigesto.
As implicaçõs sociais do processo de psiclogização? Estava lendo estes dias "Somos águas puras" do antropólogo Carlos Rodrigues Bandão, notório e notável dadas suas preocupações com os desapossados, os excluídos, e, enquanto o lia, me perguntava para quem ele escreve. Decerto, para os acadêmicos.
Concebo ora as explicações psicológicas apenas como uma elucidação necessária, ao lado de outras.
Quanto à psicologia clínica, apenas pode ela tratar de "um" (psicologia profunda) ou de "limitado grupo" (psicodrama).
&
Ah, uma coisa que não tem muito a ver com tua pergunta. As ciências da moda ora são as neurociências do mundo anglo-saxão. Uma moça sofria de epilepsia. Tomografias não acusaram absolutamente nada.
Abçs, escusas pelo ceticismo.

2006-11-18 18:05:48 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Psicologização do social é isso que vc está fazendo...Tentando explicar o que acontece no meio social através da psicologia.

2006-11-19 00:20:11 · answer #2 · answered by frankestein 6 · 1 0

Putz ...por que falar desse jeito ?
Psicologia das massas ...estuda o comportamento das pessoas , em geral , que submissas ao padrão estético da época ...se utilizam dos mais rudes instrumentos de "tortura"..pra não se sentirem ..marginalizadas , num contexto social .
Certo ou errado ?

Não sei ...mas, tenho a minha posição .

2006-11-18 01:10:42 · answer #3 · answered by Betty 6 · 1 0

A psicologização do social:

Impõe uma maneira de se apresentar diante dos outros diante de um duplo registro, de um lado os aspectos relacionados ao infortúnio são colocados em ênfase, e de outro os discursos são constituídos de modo biográfico. Não há muito espaço para a denúncia de violências institucionais (escola, trabalho, polícia, etc.) das quais os indivíduos são vítimas ou de injustiças relativas ao fato de serem jovens habitantes de subúrbio. Não há muito espaço para uma interpretação de ordem mais geral (colocando em causa a origem dos eventos), mas somente explicações particulares remetendo a histórias singulares e a uma capacidade pessoal de enfrentamento dos problemas.

2006-11-18 01:02:01 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

O social é correto, a psicologização é a consequência.

2006-11-18 00:59:01 · answer #5 · answered by Tirso Artesão 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers