English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

CNBB critica Bolsa-Família e diz que 'programa vicia'

Fonte: Agência Estado

Bolsa-Família "é um programa que vicia", afirma CNBB

O presidente da Comissão para Serviço de Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Aldo Pagotto, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, e disse que o Bolsa-Família "é um programa que vicia". Ele afirma que não são exigidas contrapartidas das famílias. "São várias famílias que se contentam com o mínimo", completou.

Para Pagotto, é essencial que, além do programa de assistência, seja ofertado para famílias beneficiadas cursos e atividades que favoreçam o ingresso no mercado de trabalho. "É preciso que se dê para adolescentes oportunidades de estudo não só acadêmico, mas também profissionalizante."

Além de não garantir a independência das famílias, o programa tem um caráter individual, que também reforça a tendência de acomodação. "Não estamos vendo o povo se juntar, se o

2006-11-17 23:45:52 · 289 respostas · perguntado por Sarayahoo 1 em Sociedade e Cultura Serviço Social

289 respostas

ACOMODA O POVO SIM !!!

MAS VALE LEMBRAR QUE NEM TODOS OS BENEFICIADOS SÃO PREGUIÇOSSOS, E QUE ESTE PROGRAMA VISA CORRIGIR DE FORMA PRECÁRIA A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA INJUSTA NESTE PAIS !!!

ACREDITO QUE ELA DEVA SER APENAS COMO PROJETO INICIAL, EMERGENCIAL...

DEPOIS A MEDIDA QUE O PAIS PROGRIDE, ESTE PROGRAMA DEVE SAIR DE CENA GRADUALMENTE...

OK??


UM ABRAÇO !!

.

2006-11-18 01:40:35 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

Concordo em gênero, número e grau. Não se promove ninguém socialmente dando um estipêndio no fim do mês. Isso funciona prá comprar votos, não para desenvolver o país.

2006-11-17 23:51:54 · answer #2 · answered by Blabla U 6 · 12 4

Com certeza vicia, se alguém tiver dúvida, é só levantar o que acontece na região norte de Goiás, em localidades próximas a Cavalcante. As pessoas vivem do bolsa família e de cestas básicas doadas. Preocupam-se só em ter mais fílhos, pois assim o benefício é maior. E estejam certos de que isso não é exageiro, eu estive la e me surpreendí com o que acontece!
Antigamente viviam de agricultura familiar e trocas, hoje ninguém mais trabalha e o nível de alcoolismo é altíssimo por causa do ócio. Nem se quisessem trabalhariam, pois não há acesso a trabalho.
O governo já está dando o peixe, mas agora é ora de ensinar e obrigar a aprender a pescar.

2006-11-18 00:07:24 · answer #3 · answered by Ivan 1 · 8 2

Concordo com a CNBB, pois não é pedido nenhuma contrapartida social desta população, além de ser utilizado pejorativamente como voto de cabresto pois as familias tem medo de perder o benefício.

2006-11-17 23:55:58 · answer #4 · answered by Luiz Ricardo M 2 · 10 4

Concordo plenamente. Investir na pobreza é gerar mais pobreza. Graças a esse
expediente, o Lulla foi reeleito. Funcionou como uma compra de votos muito bem
sucedida.

2006-11-18 00:03:17 · answer #5 · answered by nelnufer 4 · 8 3

A política de Robin Hood - tirar de quem tem e dar pra quem não tem - é simples e usa o dinheiro público para beneficiar uma camada da população. Mas isso não melhora em nada o nível das pessoas, seu preparo para o trabalho. É mais uma forma de esmola. como disse o filósofo chinês: não dê peixes, ensine a pescar. Assistencialismo não resolve o problema, mantém.

2006-11-18 00:01:31 · answer #6 · answered by ddelund 7 · 8 3

Está certissima, a CNBB.
A bolsa-esmola estimula a criação é de famílias numerosissimas, sem exigir qualquer contrapartida.
Só seria justificada se dada para quem tem filho na escola, com presença controlada.
Senão, é até caso de exploração infantil:.adultos vivendo à custa de menores.

2006-11-17 23:52:28 · answer #7 · answered by M.M.D.C. 7 · 9 4

Eu concordo com o Bispo, que além de viciar o cidadão se acomoda com o ganho de dinheiro do Bolsa Familia (Bolsa Promessa), que é enganatório para esconder os programas de Educação, Saúde e Emprego que o Governo Lula e os Governadores dos Estados deveriam fazer, melhorar a nossa condição de vida e subsistência e não fazem, escondendo-se atrás de programas sociais como esse. Infelizmente o povo é inculto e atrasado e continua votando nos mesmos. O povo sofre por motivos próprios, porque quer sofrer porque troca o seu voto por caridade.

2006-11-18 00:17:29 · answer #8 · answered by Rabbit 1 · 6 2

Completamente coerente!
O dinheiro gasto com bolsa família e outras "esmolas" financiadas pelo nosso rico dinheirinho (impostos), deveria ser aplicado em educação. Garanto que o povo educado, jamais iria se contentar com esmolas e sim, exigir seus direitos.

2006-11-18 00:06:07 · answer #9 · answered by Antoniozao 1 · 6 2

Independente do órgão que esteja criticando, não concordo com esses "cala boca" que o governo de um modo geral dá (bolsa família, farmácia popular, entre outros). O importante seria um governo sério que possibilita-se o ser humano com saúde, educação, e principalmente muitos empregos. Mas para o governo e muito melhor ter um povo sem educação, sem saúde e sem condições financeiras. Isso tudo é interesse político e não interesse pelo povo.

2006-11-18 00:15:51 · answer #10 · answered by RM 1 · 5 2

Concordo com a opinião dessa instituição.
Esmola é sempre uma coisa negativa, acaba com a dignidiade da pessoa.
Deveriam fazer programas onde as criaturas tivessem oportunidade de trabalho e salario digno

2006-11-18 00:08:11 · answer #11 · answered by Harmony 7 · 5 2

fedest.com, questions and answers