Bom Kubrick, vou tentar explicar de forma resumida, pois são assuntos complexos, espero que você entenda.
A gastrulação é o período de desenvolvimento de blástula até a formação da gástrula, onde começa o processo de diferenciação celular, ou seja, as células vão adquirindo posições e funções biológicas específicas.
A espermatogênese é a formação dos espermatozóides. Inicia-se já durante o desenvolvimento embrionário.
Nos testículos do embrião, células diplóides denominadas células germinativas passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a várias espermatogônias. A formação das espermatogônias é um processo lento até o homem atingir a puberdade, em seguida intensificado.
Na puberdade, algumas espermatogônias iniciam o processo de meiose, passando antes pelo período de crescimento, aumentando um pouco seu volume, denominando-se espermatócitos primários. Cada espermatócito passa pelo período de maturação , onde ocorre a meiose, formando os espermatocitos secundários,. Em seguida, ainda por meiose, formam-se as espermátides.
Celomados - săo os animais que durante a vida embrionária apresentam uma cavidade totalmente revestida pela mesoderma. Os Moluscos, Anelídeos, Artrópodos, Equinodermos e os Cordados possuem celoma verdadeiro.
A formaçăo do celoma nesses animais pode ocorrer de formas diferentes e entăo săo chamados de esquizocelomados ( quando o celoma se forma a partir de fendas da mesoderma ) ou enterocelomados ( quando o celoma se forma a partir de bolsas que surgem a partir da regiăo superior do arquęntero ). Săo esquizocelomados os Moluscos, Anelídeos e os Artrópodos. Os Equinodermos e os Cordados săo enterocelornados.
O celoma fornece uma área para a ampliação da superfície dos órgãos internos. Sendo um espaço cheio de líquido, entre a parede do corpo e os órgãos internos pode servir a várias funções: esqueleto hidrostático, meio circulatório, local temporário para maturação dos óvulos e espermatozóides, acúmulo de excesso de líquido e produtos de excreção. Em celomados típicos o celoma abre-se para fora por meio de metanefrídio ( órgão que tem forma de funil aberto e ciliado) e gonoduto, vias de eliminação de excretas e gametas.
Ovulogênese é o processo de formação dos óvulos, inicia-se ainda antes do nascimento, em torno do terceiro mês de vida uterina. As células precursoras dos óvulos multiplicam durante a fase fetal feminina. Em seguida, param de se dividir e crescem, transformando-se em ovócitos primários. Ao nascer, a mulher tem cerca de 400 mil ovócitos primários.
A fecundação, entrada do espermatozóide no óvulo, acontece sempre de dois a três dias depois da ovulação, dentro da trompa da mulher e ainda não caracteriza a gravidez.
Depois do óvulo fecundado, a trompa o empurra para dentro do útero, onde ele se fixa e, só então, pode-se dizer que a mulher está grávida. Esse processo todo demora alguns dias e os exames de gravidez só podem detectar oito dias depois da fecundação.
É isso ai Kubrick, espero ter ajudado você com essas explicações. Se precisar de informações detalhadas, é só ir no Google e digitar a palavra desejada. Um abraço e até mais.
2006-11-17 11:47:02
·
answer #1
·
answered by F. Jr. 3
·
3⤊
0⤋
Acho que o Paulo tem razão.
2006-11-17 19:56:02
·
answer #2
·
answered by Válhamedeus! 6
·
3⤊
1⤋
gastrulação é o processo de formação de dois dos três folhetos embrionários (ectoderme e endoderme, respectivamente, a mesoderme é formada num processo denominado neurulação). Nos cordados o zigoto, célula resultante da fecundação, começa quase que imediatamente a realizar sucessivas divisões mitóticas. As células individuais dá-se o nome de blastômeros. Após 5 divisões o embrião, de 12 a 16 células, é denominado mórula. A partir dessa, as células começam a se posicionar de maneira que seja criado um espaço dentro do embrião, começando a formar uma futura cavidade digestiva. Quando terminado, o embrião se denomina gástrula.
Os anelídeos são animais de corpo alongado, segmentado, triploblásticos, protostómios e celomados, ou seja, com a cavidade do corpo cheia de um fluido onde o intestino e os outros órgãos se encontram suspensos.
Os oligoquetas e os poliquetas possuem celomas grandes, mas, nas sanguessugas, o celoma está preenchido por tecidos e reduzido a um sistema de estreitos canais; em alguns arquianelídeos o celoma está completamente ausente. O celoma pode estar dividido numa série de compartimentos por septos. Em geral, cada compartimento corresponde a um segmento e inclui uma porção dos sistemas nervoso e circulatório, permitindo-lhes funcionar com relativa independência.
A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Embora as minhocas sejam animais hermafroditas, são necessarias duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos de uma encostados aos receptáculos seminais de outra, possibilitando, assim, a fecundação dos óvulos pelos expermatozóides.
Fecundação
Momento que o espermatozóide começa a penetrar no óvuloEm biologia, chama-se fertilização ao momento em que um espermatozóide penetra num óvulo (nos animais, ou em que o tubo polínico penetra no óvulo (nas plantas) durante o processo de reprodução.
Confrontar com singamia e conjugação.
Em geral, a fecundação é intra-específica, isto é, processa-se apenas entre indivíduos da mesma espécie. Mas há casos de fecundação inter-específica, entre indivíduos de duas espécies evolucionariamente próximas. Os indivíduos que nascem destas fecundações designam-se por híbridos (exemplo: os cavalos e os burros podem cruzar-se, dando a origem a um híbrido: o macho ou mula).
O óvulo, gameta feminino, possui barreiras para a penetração dos espermatozóides: a corona radiata (mais externa, composta de células foliculares) e a zona pelúcida (camada glicoprotéica situada após a corona radiata). Os espermatozóides, gametas masculinos, possuem na cabeça o acrossomo, que começa a liberar enzimas hidrolíticas ao entrar em contato com tais barreiras. Após vencê-las, ocorre a fusão entre as membranas dos dois gametas. Imediatamente após a fecundação, a membrana do óvulo se altera para impedir a entrada de outros espermatozóides. Os 23 cromossomos de cada gameta se unem, formando o zigoto, com 46 cromossomos.
A espermatogénese é, como o nome indica, o processo de formação dos espermatozóides maduros.Inicia-se na puberdade até ao resto da vida do homem. A espermatogénese ocorre a nível dos tubo seminífero|tubos seminíferos dos testículos e divide-se em 4 fases: multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação:
Na multiplicação, as células que irão dar origem aos espermatozóides denominam-se espermatogónias, e estão localizadas na periferia dos tubos seminíferos. Durante a puberdade estas células entram em proliferação constante, dividindo-se por mitoses sucessivas.
No crescimento, estas aumentam de volume devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva, originando os espermatócito I|espermatócitos I.
Cada espermatócito I vai se dividir por meiose, resultando primeiramente em dois espermatócito II|espermatócitos II; Por sua vez, estes sofrem a segunda parte da meiose, originando deste modo quatro espermatídeos. A todo este processo dá-se o nome de maturação.
Finalmente, na diferenciação (ou espermiogénese), os espermatídeos transformam-se em espermatozóides.
As transformações ocorrem com perda de grande parte do citoplasma, reorganização dos organelo|organelos citoplasmáticos e a diferenciação do flagelo.
Ovulogênese. Período de formação do óvulo no interior dos folículos.
2006-11-17 20:00:32
·
answer #3
·
answered by Claudio A 2
·
2⤊
2⤋
FALE MAIS CLARO... NAO APREVIA...
2006-11-17 22:09:06
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋
Ô louco!
Vc quer uma enciclopédia!
2006-11-17 20:09:39
·
answer #5
·
answered by Marcelo Sebá 2
·
0⤊
4⤋
ichi eu nao sei essa ai nao e muito difico blz.......
2006-11-17 19:45:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋
NUM Kumprique!!!!!!!!!!!!!!
2006-11-17 19:39:23
·
answer #7
·
answered by Jô 7
·
0⤊
4⤋
num sei
2006-11-17 19:37:50
·
answer #8
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
0⤊
4⤋
TA DANADO...
QNT COISA..
VAI PROUCAR NO CADE!!
AQUIVAI SER DIFICIL!
2006-11-17 19:39:42
·
answer #9
·
answered by anjinha 4
·
0⤊
5⤋