Prezada Pitanga, aqui vejo duas situações:
A primeira, de fundo racional, refere-se à educação continuada que é, na atualidade, a principal ferramenta que lhe permite manter-se atualizada no conhecimento e valorizada no mercado.
A segunda é de cunho pessoal. Você já percorreu um bom caminho na sua formação e, pelo que me parece, ministra aulas em uma Universidade. Nesse percurso, gastou muitas horas do seu tempo, que poderiam ter sido destinadas à sua pessoa, em benefício exclusivo da sua formação. Esse foi um bom investimento que já lhe rendeu um excelente proveito. Cabe a você avaliar se a repetição dessa receita seria o que a deixaria feliz e plenamente satisfeita.
Há momentos na vida em que a estrada se bifurca e deve-se escolher entre duas alternativas. Porém, no seu caso (e pelo que li anteriormente em alguma das suas perguntas) creio que a alternativa de encarar um doutorado poderia esperar um pouco, pois você é muito jovem ainda. Será que não seria melhor tentar antes uma definição de vida no terreno pessoal?
Desculpe opinar sem conhece-la, mas o faço desta forma por pura intuição.
2006-11-17 23:49:45
·
answer #1
·
answered by Luis S 3
·
0⤊
0⤋
É. não temos planos de carreira.Um medico da saúde publica brasileira sempre será um médico ou um dentista sempre um dentista.Sabes o sal´rio base: 558,00 com doutorado ou não.
Um professor acho que tem planos de carreira,porem este país quer alimentar para criar incultos e proliferarem bastante do que investir na educação.
2006-11-17 18:44:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sou mestranda.........e vou fazer doutorado ......se vale apena ou nã, .não sei.....o que sei....é que isto me satisfaz.....o meu pessoal, minha leitura de mundo aumenta com aquisição de novos conhecimentos.
2006-11-17 21:04:21
·
answer #3
·
answered by Ilanity 4
·
0⤊
0⤋
Apesar de ser professor universitário tenho muitas restrições ao academicismo. Restringe mais do que abre a inovação.
2006-11-17 19:27:36
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olhe sempre para frente, em tudo o aperfeiçoamento é muito importante. Com a graduação acadêmica o educando alcança uma certa maturidade, com especialização lato senso(mestrado) abre um pouco mais os seus horizontes, faz a sua exposição dissertativa de algum conhecimento... e com esp. senso estrito (doutoramento) através da tese prova um saber....pois na sua essência a palavra doutor quer dizer professor...erudito....Quanto ao salário é seqüencia, conseqüência natural.....mas no nosso país muitas vezes a educação é colocada em segundo...planos. mas sem a educação não haverá um visão de luz, verdade e perspectiva para o desenvolvimento do País...e futuro melhor. Pense nisso, reflita, medite e siga sempre com pensamento positivo e vá sempre em frente...Pois o fim último do ser humano é a felicidade.
2006-11-17 19:18:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiramente, parabéns pela iniciativa, pois vc já começou o doutorado e conhecimento nunca é demais. Como vc já é professora, acho que poderia tentar ascender dentro das próprias instituições em que lessiona, afinal, eles já te conhecem, respeitam tua competência (senão vc não estaria lá) e vc também não deve estar tão insatisfeita c/ o salário, senão já teria partido p/ outra.
A verdade é que, as instituições particulares que têm os melhores educadores são, em sua maioria, as que melhor remuneram e conseqüentemente são as que mais caro cobram pelos seus cursos. A não ser se o professor for um profissional realizado que já formou um belo patrimônio, acumulou remunerações, aposentadorias ou então trabalha em outra área que remunera muito bem e dá aula pelo simples prazer e realização em educar. Eu tive um professor desse tipo na faculdade, o cara é superintendente de banco e dá aulas porque acredita que a educação pode mudar o rumo da sociedade de um país como o nosso que infelizmente não investe na formação cultural, educacional e profissional da sua população. Mas isso é 1/1.000, pois a maioria dos profissionais tem mais é que correr atrás para levar uma grana razoável p/ casa e se sustentar c/ alguma dignidade.
Enfim, vai fundo, cai dentro, acredite, faça o doutorado e forme-se c/ louvor e se uma instituição não te oferecer um salário à altura da tua formação, parta p/ outra. Parabéns.
2006-11-17 19:17:19
·
answer #6
·
answered by Alexandre C 3
·
0⤊
0⤋
Eu acredito que, se o objetivo é transmitir o conhecimento adquirido aos mais jovens, ajudar na formação de seres humanos conscientes, sempre vale a pena. O governo raramente age como se espera dele, portanto creio que devemos fazer nós mesmos a nossa parte, e a responsabilidade dos educadores é muito importante. É o que penso...
2006-11-17 19:14:49
·
answer #7
·
answered by Pensativo 2
·
0⤊
0⤋
Em termos de conhecimento, cultura, com certeza vale a pena. Porém, analisando a questão financeira, mercado de trabalho, é um investimento violento, que nem sempre é reconhecido. Nem sempre tem o retorno que a gente espera. Mas, vá em frente!! Não desista, nunca!!!
Um abraço.
2006-11-17 19:06:05
·
answer #8
·
answered by ..... 7
·
0⤊
0⤋
Parabens, é claro que vale a pena. O problema é que nós brasileiros não temos ainda um amadurecimento nesta questão de respeitar o pesquisador como um profissional, mas sempre é melhor ter um doutorado, mesmo pra voce ter maior autonomia intelectual e também pode contribuir com mudanças urgentes e necessárias na educação, continue na luta, professora, um dia voce vai sentir que valeu a pena! Um Abraço e boa noite.
2006-11-17 19:02:55
·
answer #9
·
answered by Branca 5
·
0⤊
0⤋
Admiro pessoas como vc,de verdade,mas ñ tenho saco de estudar tantos anos pra ser prof.Por isto,nem fiz pós.
Nossa profissão ñ importa o nível,ñ é valorizada como se deve.
Mas,se este é teu sonho:VÁ EM FRENTE!
2006-11-17 19:00:17
·
answer #10
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
0⤋