English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

14 respostas

Vidal, pra entendermos a funcionalidade desse procedimento, a respiração boca-a-boca, que realmente pode parecer meio contraditório, precisamos entender dois conceitos de física envolvendo os gases.
O primeiro é o da difusão, que é a qualidade que os gases possuem de equalização de concentração, pela migração de moléculas de uma área de maior concentração para uma área de menor concentração. Ou ainda, de uma área de maior pressão para uma de menor pressão.
O segundo, é o expresso na Lei de Dalton, que diz que "em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais, a pressão total ( P) é igual à soma das pressões parciais dos componentes".
O ar que nós respiramos tem cerca de 21% de oxigênio (O2), e 0,03% de gás carbônico (CO2) e cerca de 79% de nitrogênio (N2). Assim, na mistura gasosa que respiramos, que ao nível do mar está submetida a uma pressão barométrica de 1atm, ou 760mm Hg (milímetros de mercúrio), o O2 responde por 0,21atm ou 159mm Hg e o Co2 responde por 0,003atm ou 0,2 mm Hg.
O ar inspirado chega à parte mais profundo dos pulmões, os sacos alveolares ou alvéolos, no fim de cada bronquíolo, de onde o O2 se difunde nos vasos sanguíneos e é transportado junto com o sangue para o coração, que o bombeia a todas as células do corpo.
Nas células, o O2 é usado para gerar energia resultando no surgimento do CO2 como lixo metabólico e este se difunde no sangue e é transportado até os alvéolos e aos pulmões sendo exalado para o ambiente.
Veja que parte do O2 inspirado foi consumido pelas células, de sorte que exalamos menos O2 do que inspiramos.
Já com o CO2 é o contrário, ele surge nas células como lixo metabólico resultante da respiração celular e é exalado em quantidade maior do que inspiramos.
Assim, quando o ar inspirado chega ao alvéolo, encontra O2 em menor concentração e se difunde até que as pressões se equalizem, o mesmo acontecendo com o CO2, o sangue que chega aos alvéolos está rico em CO2 e encontra o ar com uma concentração bem menor, difundindo-se assim para o interior do alvéolo, onde a pressão é menor.
O O2 presente no ar inspirado possui cerca de 159mm Hg, o O2 presente nos alvéolos cai para 100mm Hg e o O2 presente no sangue apenas 40mm Hg.
Aí fica fácil de ver como o O2 vai dos pulmões para o sangue, a pressão do gás é bem maior no primeiro, assim ocorre a citada difusão e as moléculas migram para o sangue.
Quanto à sua pergunta, note que o ar exalado, tem em média 16,9% de O2, ou 127,1mm Hg. Note que mesmo sendo menor que a pressão de O2 do ar do ambiente (159,1mm) ainda assim é maior que a do ar alveolar (100mm) e do sangue (40mm), havendo pressão suficiente para difundir O2 na corrente sangüinea da vítima de parada respiratória.
Não duvide, a respiração artificial funciona, bem como a massagem cardíaca (ressuscitação Cárdio Pulmonar) e o desfibrilador, desde que corretamente aplicados, podendo certamente salvar vidas.
Me desculpe se a resposta foi muito extensa e espero que tenha sanado sua dúvida.
Um abraço e boa sorte.

2006-11-17 11:32:17 · answer #1 · answered by Ebeneser 2 · 3 1

Quando se faz a respiraçao boca a boca o objetivo é fazer com que os pulmões recebam um estímulo mecânico e voltem a funcionar. Além disso o predomínio do gás carbônico na circulação estimula o bulbo (responsável pelo sistema respiratório) a fazer com que os pulmões coordenem os movimentos de inspiração e expiração.

2006-11-17 13:47:51 · answer #2 · answered by Danna 3 · 2 1

A proporção de oxigênio e gás carbônico no ar é de 21% e 0,04% aproximadamente. Quando expelimos o ar, a proporção passa para 16% de oxigênio e 4,6% de gás carbônico. Nessa proporção o ar ainda é respirável.

2006-11-17 10:11:34 · answer #3 · answered by Alexandre Gomes 3 · 1 1

Aprendemos na escola, de uma maneira simplista, que expiramos gás carbônico. É verdade mas não totalmente. O oxigênio inspirado não é todo absorvido na corrente sangüínea. Um pouco volta e pode salvar seu protegido. Boa sorte!

2006-11-17 10:08:39 · answer #4 · answered by Timóteo 5 · 0 1

nessa hora o que enteressa é reanimar o movimento dos pulmões. Ventilar ( isuflar ) e assim retirar o considerado corpo-estranho ( líquido ) enserido no pulmão preveniente de afogamento.

2006-11-18 02:57:17 · answer #5 · answered by Nivaldo A 2 · 0 2

Ao soprar na boca do indivíduo, aumenta a taxa de gás carbônico no organismo, logo o sangue tornará mais ácido e o bulbo perceberdo tal modificação brusca tentará compensar, retomando os pulsos cardíacos, caso parecido é que não podemos tentar suicídio apenas prendendo a respiração!

2006-11-17 14:41:08 · answer #6 · answered by renato 1 · 0 2

Simplesmente pq o ar que vc sobra na boca da outra pessoa ainda está rico em oxigênio.
nesse processo deve ser tampar o nariz da pessoa socorrida, levantando um pouco a base do pescoço, jogando a cabeça um pouco para trás a fim de abrir as vias aéreas, e soprar com força na boca dela para que o ar soprado atinja o pulmões da vítima.
É isso aí...

Também se ussa respiração baca-a-boca pra se fazer
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-RESPIRATÓRIA
A primeira regra para se realizar uma ressuscitação efetiva é conhecer a gravidade da parada, que se não tratada adequadamente acarretará a morte biológica. O sucesso da ressuscitação depende do conhecimento das várias manobras utilizadas e principalmente da disseminação do suporte básico de vida na comunidade.

DIAGNÓSTICO: O diagnóstico de parada é feita única e exclusivamente pela ausência de pulso em artéria carótida e/ou femoral e as manobras de ressuscitação deverão ser prontamente iniciadas após constatação deste dado. Não se deve perder tempo na tentativa de ausculta cardíaca e nem tão retardar manobra a espera de eletrocardiograma.

MECANISMOS DE PARADA: A parada cardíaca poderá ser decorrente de: fibrilação ventricular, assistolia ventricular, dissociação eletro-mecânica e a taquicardia ventricular em paciente sem pulso.

ASSISTÊNCIA A PARADA: As manobras de ressuscitação estão divididas em suporte básico e avançado de vida. O suporte básico de vida necessita ser divulgado entre a população, numa tentativa de se melhorar o prognóstico da ressuscitação cardio-respiratória.

SUPORTE BÁSICO DE VIDA:

#1. Abertura de vias aéreas: Esta manobra tem por finalidade afastar a língua e a epiglote da rima glótica e facilitar a passagem do ar para os pulmões. Deverá ser realizada com extrema cautela nos pacientes com suspeita de traumatismo raquimedular, nos quais apenas se elevará o mento.



# 2. Iniciar assistência ventilatória com ventilação: Boca-boca, Boca-máscara ou Ambu-máscara.
A técnica mais simples e que não exige nenhum equipamento é a ventilação boca-boca, técnica que tem sido pouco empregada pelos riscos de contaminação do socorrista, estes riscos seriam minimizados pela utilização de aparelhos simples como o orotubo e tubo de Peter Safar. A ventilação boca-boca teve seu aprimoramento máximo com a máscara de Laerdal, dotada de válvula one-way
# 3. Após as manobras iniciais deve ser pesquisado o pulso carotídeo, na sua ausência deverá ser iniciada a massagem cardíaca externa.
O local correto da massagem é obtido palpando-se o último arco costal em sentido medial, até sua inserção no esterno, limite entre o corpo do esterno e apêndice xifóide, marcar dois dedos transversos e acima destes colocar a região tenar e hipotenar de uma das mãos e a outra sobre a primeira, afastando os dedos do gradil costal e executar uma compressão no sentido antero-posterior, suficiente para deprimir o esterno em aproximadamente 5 cm. A compressão será realizada pelo peso do tronco do socorrista e não pela flexão dos membros superiores.
Na presença de dois socorristas deverão ser realizadas 5 massagens cardíacas para cada ventilação.
Socorrista único deverá fazer 15 massagens cardíacas para cada 2 ventilações.

2006-11-17 10:29:44 · answer #7 · answered by Sir 2 · 0 2

Pelo que sei, o ar é soprado para forçar a água a sair dos pulmões da vítima, e não para "fornecer" ar...

2006-11-17 10:19:07 · answer #8 · answered by Felipe A 1 · 0 2

por que dois corpos nao podem ocupar o mesmo espaço..ou seja..o ar entra e faz com q a agua saia!!

2006-11-17 10:08:31 · answer #9 · answered by DaniCarioca 1 · 0 2

Verdade!
Deveria sufocar mais em vez de arejar!
Mas é que nem tudo que sai é gás carbonico, sai oxigênio que não foi absorvido pelos alveolos pulmonares. Não houve troca gasosa de todos as moléculas de O2.

2006-11-17 09:59:04 · answer #10 · answered by KRUEGER 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers