O chamado "eixo" era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
Alguns países invadidos pela Alemanha, tiveram seus exércitos anexados, como foi o caso da Hungria, Polônia e Tchecoslováquia, que mesmo sem serem nazistas, foram obrigados a lutar ao lado das tropas conquistadoras.
2006-11-17 09:14:58
·
answer #1
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
Veja bem colega, essa sua pergunta é extremamente interessante e fico feliz em tê-la encontrado aqui. Ela encerra um certo grau de complexidade que não é alcançado pela maioria quando se trata de compreender cientificamente o assunto.
Primeiro é preciso entender que o têrmo "nazismo" não define a essência ou a forma do sistema político que vigorou na Alemanha entre 34 e 45. Na verdade "Nazismo é Fascismo".
Ou seja, o fascismo não foi algo só da Itália; a Alemanha adotou, a partir de 1934, um tipo de regime político que já era comum a outros países. No Ocidente, para caracterizar o fascismo alemão, o uso do nome "Nazismo" pegou, mas não é o mais apropriado para definição do regime de Hitler. Não existiu um "regime nazista" na Alemanha, mas sim um "regime fascista" cujo partido mononopolizador era o "Partido Nazi" (abreviatura de "Nationalsozialistche Deutsche Arbeiterpartei" - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães).
Mas vamos lá, o fascismo, que foi um sistema antidemocrático e totalitarista de matiz capitalista, teve notável expansão na Europa no decorrer dos anos 20 e 30, quando se deu a crise mundial do capitalismo liberal. Países como Portugal, Espanha, Áustria, Itália, Hungria, Romênia, e Bulgária adotaram regimes fascistas ao longo desse tempo. A Itália foi o primeiro, já no início dos anos 20, Portugal pelos idos de 1924, a Espanha depois da "Guerra Civil" em 39 e assim por diante.
Mas o fascismo alemão mostrou-se o mais agressivo e também o que se dotou de uma característica marcante, o antisemitismo. Nos fascismos do leste europeu,esse antisemitismo também foi um traço atuante, como na Hungria, onde a "cruz sagitada" do general Horty causava aos judeus tanto pavor quanto a "cruz suástica" de Hitler. Portanto, se vc não pode dizer que esses regimes eram nazistas é por que se fala em "nazismo" quando se quer caracterizar o fascismo da Alemanha, mas eram todos "fascistas" e portanto compartilhavam os mesmos princípios em termos de ideologia. Sendo que, - à exceção de Portugal- lutaram lado a lado aos alemães contra a URSS quando Hitler determinou a sua "guerra preventiva" contra o gigante vermelho soviético.
Mas um último detalhe, nem todos os soldados desses países eram fascistas, no Exército Alemão, por exemplo, só uma pequena parte da oficialidade era composta de membros do partido nazista, e a maioria dos soldados eram apenas cidadãos cumprindo o seu dever para com a pátria.
2006-11-17 09:57:03
·
answer #2
·
answered by Lavs Deo! 7
·
1⤊
0⤋
não, o nazismo era um regime politico só na alemanha
2006-11-17 08:54:34
·
answer #3
·
answered by sergio almeida 5
·
0⤊
0⤋
O "eixo" era formado pela Alemanha, pelo Japão e pela Itália. Somente o Alemanha é que era nazista, comandada pelo partido nacional socialista, chefiado por Hitler
2006-11-17 08:54:34
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não, porque os países do eixo eram aliados na guerra porque tinham alguns interesses em comum, mas não necessariamente as mesmas idéias.
2006-11-17 08:52:05
·
answer #5
·
answered by Alexandre Gomes 3
·
0⤊
0⤋
Não pois o nazismo era exclusivo dos ãlemães, assim como Facistas os italianos e comunistas os russos O nazismo na verdade era a forma de governo
2006-11-17 08:44:31
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋