English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

O aquecimento da superfície favorecerá um aumento da evaporação nos oceanos o que fará com que haja na atmosfera mais vapor de água (o gás de estufa mais importante, sobretudo porque existe em grande quantidade na nossa atmosfera). Isso poderá fazer com que aumente cada vez mais o efeito de estufa e com que o aquecimento da superfície seja reforçado. Podemos, nesse caso, esperar um aquecimento médio de 4 a 6ºC na superfície. Mas mais humidade (vapor de água) no ar pode também significar uma presença de mais nuvens na atmosfera o que se pensa que, em média, poderá causar um efeito de arrefecimento.

As nuvens têm de facto um papel importante no equilíbrio energético porque controlam a energia que entra e que sai do sistema. Podem arrefecer a Terra, ao reflectirem a luz solar para o espaço, e podem aquecê-la por absorção da radiação infravermelha radiada pela superfície, de um modo análogo ao dos gases associados ao «efeito de estufa». O efeito dominante depende de muitos factores, nomeadamente da altitude e do tamanho das nuvens e das suas gotículas.

Por outro lado, o aumento da evaporação poderá provocar pesados aguaceiros e mais erosão. Muitas pessoas pensam que isto poderá causar resultados mais extremos no clima, com um progressivo aquecimento global.

O aquecimento global também pode apresentar efeitos menos óbvios. A Corrente do Atlântico Norte, por exemplo, é provocada por diferenças de temperatura entre os mares. E aparentemente ela está diminuindo à medida que a temperatura média global aumenta. Isso significa que áreas como a Escandinávia e a Inglaterra que são aquecidas pela corrente poderão apresentar climas mais frios a despeito do aumento do aquecimento global.

[editar] As seis pragas do Aquecimento Global
1. O Ártico está derretendo

A cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas. Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha e do Reino Unido. No entanto, no Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento apenas aconteceu em cerca de 2% da Antártida; nos restantes 98%, houve um esfriamento e a IPPC estima que a massa da neve deverá aumentar durante este século. É de notar igualmente que no período quente da Idade Média também não havia gelo no Ártico e havia quintas dos Viking na Gronelândia.
2. Os furacões estão cada vez mais fortes

Devido ao aquecimento das águas, a ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), dobrou nos últimos 35 anos.
3. O Brasil na rota dos ciclones

O litoral sul do Brasil foi varrido por um forte ciclone em 2004.
4. O nível do mar subiu

A elevação desde o início do século passado está entre 10 e 25 centímetros. Em certas áreas litorâneas, como algumas ilhas do Pacífico, isso significou um avanço de 100 metros na maré alta. Actualmente (Setembro de 2006), o painel intergovernamental de mudança climática estima que o nível das águas poderá subir entre 14 e 43 cm até o fim deste século. Estudos recentes parecem indicar que, contrariamente ao que antes se pensava, o aumento das taxas de CO2 na atmosfera não está a provocar nenhuma aceleração na taxa de subida do nível do mar [10].
5. Os desertos avançam

O total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos. Um quarto da superfície do planeta é agora de deserto. Só na China, as áreas desérticas avançam 10.000 quilômetros quadrados por ano, o equivalente ao território do Líbano.
6. Já se contam os mortos

A Organização das Nações Unidas estima que 150.000 pessoas morrem anualmente por causa de secas, inundações e outros fatores relacionados diretamente ao aquecimento global. Estima-se que em 2030, o número dobrará.

2006-11-17 06:14:54 · answer #1 · answered by Pensador26 2 · 0 0

Quando chega a noite e começa a sequência de novelas da globo.

Exemplo: Esquenta a cabeça dos pais dos menores. rs...

2006-11-17 14:52:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Calorão... eu fico suando sem parar!

2006-11-17 14:29:54 · answer #3 · answered by riret 2 · 0 0

Existe um que nos afetará diretamente: o desparecimento de culturas como o arroz e o café, muito sensíveis ao calor.

2006-11-17 14:06:02 · answer #4 · answered by Branca 5 · 0 0

Derretimento das geleiras.

Já fui algumas vezes a Bariloche ver Cerro Tronador onde estão os glaciais denominados ventisqueiros negros. A cada ano estão menores e o glacial recuando.

Idem o glacial de Perito Moreno tambem na Argentina.

2006-11-17 13:48:35 · answer #5 · answered by Luiz Sabra 7 · 0 0

O Principal efeito, é o fato de derreter as grandes geleiras Polo Norte e Polo Sul creio eu né, não sei bem... Segundo é causar danos a natureza, dificultando assim o nascimento e crescimento de Plantas, arvores e a alimentos.. Imagine só quantas pessoas não serão atingidas? Quantos setores de nossas sociedade não serão atigidos diretamente? Imagine só a desgraça o desespero que pode causar? De fato é algo grave que deve ser levado sim em consideração... Passou na TV estes dias no Fantástico acerca disto, falando que até o Brasil seria atingido por isso obviamente né, a Amazônia já não seria como é hoje e etc... Se não forem tomadas certas atitudes quantos aos puluentes, de fato tal coisa irá acontecer é só questão de tempo... De fato este aquecimento já está acontecendo, a terra já está em uma temperatura acima do normal... Então é preciso sim tomar uma providência contra estas coisas para minimizar pelo menos o Problema e exterminá-lo de vez... É isso aí...

2006-11-17 13:45:33 · answer #6 · answered by Juliano - SC 3 · 0 0

vc não assistiu a era do gelo 2?

2006-11-17 13:45:31 · answer #7 · answered by Dan 4 · 0 0

Com o derretimento da geleiras, dizemos Tchau, Tchau, cidades litorâneas.

2006-11-17 13:45:16 · answer #8 · answered by S. Teles. 3 · 0 0

Geleiras derretendo-se, temperaturas mais elevadas do que o normal....

2006-11-17 13:43:04 · answer #9 · answered by =DD 2 · 0 0

Esse calorão. Essas chuvas torrenciais. O derretimento das capotas polares provocando grande marés. O câncer de pele aumentando dia a dia. São alguns de vários exemplos.

2006-11-17 13:40:05 · answer #10 · answered by LÚCIO 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers