mereço 10 pts né
As organizações vitoriosas concluíram que o melhor caminho para se manter um relacionamento “saudável” com o cliente é tratando-o como se ele fosse único.
Customer relationship management (CRM) é o dispositivo que tem permitido esta façanha.
É a posse definitiva do cliente no topo da pirâmide da organização.
O CRM tem sido visto como a estratégia capaz de satisfazer às necessidades do cliente antes mesmo que ele venha a pedir socorro.
O seu segredo está na obtenção de um verdadeiro diagnóstico do cliente, que permite boa base para investigação e conclusão, rumo ao tão almejado relacionamento “saudável”.
Ufa! Mais parece com os postulados sherlockianos... De repente até os são mesmo!
Vamos trocar tudo em miúdos, para que você possa guardar: CRM é focar o seu negócio no cliente. Apontar a seta para ele. Passar a tratá-lo como filho único.
Mas, como fazer tudo isto? Óbvio, através da informação. O próprio CRM haverá de lhe dizer tudo, tim-tim por tim-tim.
Isto pode ser através de software ou de garimpagem nas cavernas mercadológicas.
As empresas que estão dando-se bem sabem o que o cliente quer e porisso suas ações são personalizadas.
Estas empresas formataram um novo método de trabalho. Ao invés de trabalharem por tipo de produto, trabalham agora por tipo de cliente, venda, volume e coisas do gênero.
Os hábitos e costumes dos clientes são os referenciais para as suas ações e tudo é feito para estreitar as relações.
As diretrizes organizacionais são definidas de acordo com o cenário que é descortinado pelo mercado. Não há mais imposição de coisa alguma, sob pena de vir a quebrar a cara e cometer a insensatez de reclamar até de Deus.
É o futuro sendo puxado para o momento presente. É a imaginação valendo mais do que a tecnologia.
É o algo mais valendo mais que o produto.
Há uma reviravolta no marketing. Velhos conceitos estão dando lugar ao lado emotivo do cliente, onde cada qual quer ser tratado individualmente.
A nova ordem agora é arrepiar o cliente!
Não dá mais para lançar produto algum sem ouvir o cliente. Não queira cometer o pecado que até a endeusada indústria cinematográfica, às vezes, ainda comete, ao lançar filmes que mais parecem ter sido feitos para massagear o ego dos produtores... e as salas de projeção ficam às moscas.
Que tal ouvir antes o cliente?:
Não somente eles, os imortais, mas você também, independente do tamanho do seu negócio.
Creio que fica claro, mais uma vez, que antes de se querer estender o tapete vermelho para o cliente, deva-se procurar saber se este tapete vai conduzi-lo ao poço encantado.
Produto, qualidade, atendimento, localização, jogo aberto e muito mais são importantes, desde que estejam em sintonia com o jeito e o desejo do cliente.
Tenho visto excessiva preocupação com as ações da concorrência. Seria esta uma estratégia inteligente? Quem foi que te disse que a concorrência está certa?
Sem dúvidas, a maior preocupação deve ser com o cliente, com o que de fato ele quer ou não quer.
Às vezes até parece que se tem medo de descobrir o gosto do cliente ou o que ele acha do seu produto ou serviço.
Isto não tem o menor sentido. É típico daqueles que não vão crescer.
Puxa! Incentive o cliente a falar de você, mesmo que seja mal. Queira aprender com ele.
Mas não se impressione com as respostas. Avalie quem de fato estará dando a opinião. Aprenda a tirar as lições e siga o seu rumo, valorizando cada vez mais os clientes que você quer manter.
Isto mesmo, defina os seus clientes. Não queira todos. Deixem alguns para a concorrência, preferencialmente aqueles que não lhe interessam.
Mude tudo. Reconstrua uma empresa que tenha o foco voltado para o cliente precioso, pois só assim você conseguirá erguer um trono voltado para as necessidades dele.
Só assim você poderá individualizar as suas ações e tratá-lo como usuário fiel, que quer e pode pagar pelo seu produto.
2006-11-17 04:10:58
·
answer #1
·
answered by green_lcw 2
·
0⤊
0⤋
Existe um cara chamado Mario Persona... Ele tem alguns vídeos voltados a essa área. Você poderá encontra-lo no youtube, orkut, etc... Acredito que vendo esses vídeos você poderá desenvolver um bom trabalho...
Boa sorte
2006-11-17 18:02:49
·
answer #2
·
answered by Vinicius 2
·
0⤊
0⤋
olá,
existe um site ótimo sobre marketing, se chama drops do meio e o endereço é www.meio.ws, entre e confira, vc vai gostar... e boa sorte em sua pesquisa...
abraços,
cleiton cerqueira
profissional de educação física
2006-11-17 12:17:52
·
answer #3
·
answered by cleiton_cerqueira 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza você encontrará material adequado no SEBRAE de sua cidade, quanto ao foco a tomar vai depender muito da área a qual você vai direcionar o seu trabalho, pois existem vários caminhos a serem seguidos, por ex.: se você optar em direcionar o seu trabalho a área de telemarketing ele será diferente do que deverá ser usado em foco direcionado ao atendimento direto ao cliente ou ao serviço de informações e ou reclamações. Cuidado para não misturar estes focos. Espero que tenha lhe ajudado.
2006-11-17 12:15:48
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vc só vai conseguir resolver o problema da pessoa ou indicar o produto certo para ela se ouvir o que ela precisa ... não fazer uma venda só para ganhar o cliente e sim para conquista-lo para sempre ...
2006-11-17 12:12:59
·
answer #5
·
answered by Dan@ 6
·
0⤊
0⤋
Provavelmente no site www.fgv.org.br, voce encontrará um bom trabalho sobre isso.
Boa sorte.
2006-11-17 12:10:59
·
answer #6
·
answered by virgentina55 6
·
0⤊
0⤋
"Socorro! O cliente sumiu!" - MUITO BOM!
www.rumoaosucesso.com.br/marketingsocorro.asp
2006-11-17 12:06:28
·
answer #7
·
answered by Colorado 4
·
0⤊
0⤋