English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

obs: análise sobre questões amazônicas é absurdamente ampla e complexa. Ampla porque envolve uma série de questões, tais como desmatamento, ecologia, efeito estufa, aspectos econômicos, políticos, geopolíticos, índios, garimpeiros, grilagem de terras, interesses internacionais, drogas, e vários outros.

2006-11-17 03:58:50 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Antropologia

11 respostas

Olá...

Acredito que a Amazônia já não é nossa há muito tempo, ela é dos grileiros, dos madereiros, dos latifundiários e até a biodiversidade dela é explorada por outros inconseqüêntemente, pois há vários pesquisadores na Floresta (vindos clandestinamente ou não) em busca de fórmulas, espécies, susbtâncias, amostras, para fins de remédios, cosméticos, enfim, de tudo um pouco.

Quanto a LEI Nº 11.284, DE 2 DE MARÇO DE 2006, melhor com ela que sem ela, ao menos estabelece que a exploração deve ser feita de forma sustentável não prejudicando e reestabelecendo a floresta.

Todavia, eu não acredito que papel e tinta (leis) façam diferença. Temo sinceramente que não haverá fiscalização, não fiscalizamos nem o ocntrabando ou o tráfico de drogas, quando mais uma Floresta daquele tamanho, assim, creio que a "internacionalização" (nossos recursos desviados para outros povos, para o bem ou mal, lícita ou ilícitamente), é inevitável, eis que o brasileiro não cuida do que é seu.

Assim, mesmo diante de toda a minha antipatia pelo atual Governo, nada tenho contra a Lei nº. 11.284/06, só espero sinceramente que o termo seja "concessão" e não o loteamento fático da Amazônia.

B-jos para todos.

2006-11-17 04:07:28 · answer #1 · answered by Si 7 · 0 0

Eles já começaram. Enviando padres para colonizarem as pessoas.
Já retiram espécies, de plantas e animais e patentiam no exterior.
Mas não tenham dúvida, se nós não sabemos cuidar da amazônia, o interesse do outros países também é de exploração. Ou ainda, controlar o local para interesse deles.

2006-11-17 04:18:24 · answer #2 · answered by diasvaleska 7 · 1 1

Na realidade minha querida ja temos a "Internacionalização" da Amazônia atualmente.
Hoje temos uma base do projeto SIVAM - Sistema de Vigilância da Amazônia, que esta instalada no Coração da Floresta que abriga cientistas do mundo inteiro. Sendo que os mais ativos, são os paises do E.U.A, França e Japão.
A internacionalização da Amazônia está muito mais na área econômica do que propriamente na ocupação de terras.
A tese da internacionalização da Amazônia nada tem a ver com as razões ecológicas que agora são levantadas. É uma tese cíclica, que sob pretextos vários - direito exploratório da natureza, necessidade de espaço demográfico, liberdade de navegação nos grandes rios, e, agora, ecologia - após uma fase de esquecimento, volta sob a forma de pressões políticas sobre o governo do Brasil.
A imensidão geográfica da Amazônia não poderia deixar de ser objeto de ambição das nações ricas e poderosas do mundo, instrumentadas com maior capital e tecnologia, cujo sentimento de expansão muitas vezes se esconde sob o véu de missões messiânicas a serviço da humanidade.

2006-11-17 04:16:28 · answer #3 · answered by Paulo-GO 3 · 1 1

até parece que vocês vão fazer alguma coisa pra barrar isso.... o povo não vai às ruas para protestar contra essa corrupção gigantesca que assola o país, vai brigar pela amazônia?
ah pára...

2006-11-17 04:16:12 · answer #4 · answered by Louis Man 5 · 1 1

Com o Lulla no poder... sem dúvida é um risco a ser considerado... Não precisa mais nada! Já Basta! Impeachment já!!!!!

2006-11-17 04:14:35 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Com o governo federal que temos, só podemos esperar o pior.

2006-11-17 04:07:51 · answer #6 · answered by Beatles 5 · 1 1

sim graças ao projeto do lula de privatização das reservas ambientais que nosso pais possui naquela região.

2006-11-17 04:03:31 · answer #7 · answered by ruzaum 1 · 1 1

Logico que nao ....
o que pode acontecer e a onu considerar patrimonio da humanidade ou algo parecido....
Mas nao mudaria nada pq os madereiros, grilheiros e outros eiros da vida continuariam la pq nao tem como vigiar uma area daquele tamanho....
Mas nunca poderia ser deligada do Brasil, Isso implicaria muitos preblemas como separacao do territorio brasileiro, e outra quem tomaria conta da amazonia ? La nao e como nos polos que sao inabitaveis, existe violencia e moradoes....ficariam orfaos??

2006-11-17 04:10:02 · answer #8 · answered by Gustavo P 2 · 0 1

Moça, pelo que eu sei, é quase impossivel se ter a Internacionalização da Amazônia, pois ela não se encontra apenas no Brasil, já que aquele lado se faz fronteira com outros países. Bem, os EUA querem isso há muitos anos, até porque a Amazônia é o "Pulmão do Mundo", mas o presidente não seria nem louco de fazer a internacionalização da Amazônia. A Amazônia tem foi internacionalizada, e já há desmatamentos por todo lado, imagina se todos no mundo pudessem entrar nela?
Minha professora de história mostrou-nos uma carta, que não foi publicada, obviamente, de um brasileiro chamado Cristovam Buarque, Ministro Brasileiro da educação, que fez um "show" numa das conferencias sobre essa tal internacionalização.
Eis aqui o texto:

"De facto, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia.
Por mais que os nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso.
Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro...
O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.

Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar que esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Não faz muito tempo, um milionário japonês decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer, por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa! "

Bem... acho que isso já fala tudo!
Espero que tenha se resolvido sua dúvida!
Beijos, Fabb.

2006-11-17 04:09:22 · answer #9 · answered by Fabb 2 · 0 1

Este é o interesse dos países imperialistas, sob comando AMERIUCANO, PARA ISSO USAM DE VÁRIAS ARTIMANHAS, INCLUSIVE ong'S E "IGREJAS" EVANGÉLICAS ... Tal como fizeram os jesuitas no poassado, para amansarem e dominarem os índios ...

2006-11-17 04:08:21 · answer #10 · answered by José Marcos L 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers