É minha filha de 13 anos. Maravilhosa, carinhosa (me chama de mãezinha, o que eu adoro), excelente aluna ( em pontos importantes é muito assentada), bom coração. Nunca fez nada de feio, nada que magoasse. Mas louquinha, volta e meia faz uma loucuras, sem pensar, que me levam ao desespero Como entrar no carro de pessoas estranhas, esquecer da hora de voltar para casa, essas loucuras sem maldade mas que são um perigo e deixam mãe em pânico. Quando faz essas bobagens sempre pede desculpas de coração, promete mudar, mas na hora, não pensa. Já conversamos, há umas semana disse com carinho "Filhinha, se vc não puser esta cabecinha no lugar vou ser obrigada fazer alguma coisa, não quero ver vc num hospital não". Mas ontem tornou a fazer maluquice, andou de moto na traseira com outro adolescente. Nada houve, mas foi um perigo. Ela mesma me contou e pediu desculpas. Disse a ela que até a hora do almoço decido o que vou fazer. Acho que vou ter que botar de castigo, mas qual? Não quero magoá-la.
2006-11-16
23:38:17
·
13 respostas
·
perguntado por
Anabela
1
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
Muitos de vcs devem ter filhos ou filhas assim. É difícil, mas acho que tenho que dar uma lição sim, só não quer ser dura
2006-11-16
23:39:14 ·
update #1
1° isso que vc quer fazer é muito importante
os filhos devem ter e obedecer certos limites, ela tem 13 anos sabe o que é certo e errado se ela chega tarde com desculpa de ter esquecido o harario é pq sabe que quando chegar em casa vai passar um melzinho em vc com essa de mãenzinha e não vou fazer de novo, então tome uma atitude coloque limites horarios pq o dia que chegar em casa com um netinho na barriga não tem mãenzinha que resolva!
2006-11-16 23:53:38
·
answer #1
·
answered by FABIÃO 2
·
0⤊
0⤋
Não é caso de psicologo como disse uma pessoa aí, isso é normal em todo adolescente dessa idade, deve ser corrigido com rigidez, mas com carinho, converse com ela novamente, imponha regras por um tempo, tipo deixá-la sem sair ou algo parecido para que ela aprenda a ter responsabilidade, depois se preciso, estenda o tempo do castigo, sempre conversando com ela para que ela possa entender o porque da repreensão.
2006-11-17 08:25:33
·
answer #2
·
answered by Paul's Alter Ego 6
·
0⤊
0⤋
Acho que a melhor solução é o diálogo, pois proibições ou exigências descabidas (para eles) em nada irão ajudar. Faça com que ela veja que você além de mãe é a melhor amiga que ela tem e, desta forma procure de forma amigável ocupar um pouco mais os espaços que hoje os outros estam ocupando sem alarde e sem medo para não complicar ainda mais a situação. Faça-a entender que: com um pouco mais de responsabilidade e sinceridade em todas essas atividade todos só tem a ganhar e, principalmente, ela.
2006-11-17 08:07:47
·
answer #3
·
answered by Idevaldo 2
·
0⤊
0⤋
Olá Anabela…
Eu não tenho filhos, mas sou filha e espero te ajudar…
Eu não recomendo a você um castigo e sim mostrar para a sua filha o perigo que ela corre...
Exemplo: mostrar o que acontece com acidentes de carros, histórias de crianças sequestradas... (como tem 13 anos não pode ser nada forte para também não traumatizar.)
Espero que ajude!
E deixar bem claro que você é Mãe dela, que a ama muito mas que precisa da ajuda dela... pois não gostaria de ver sua filha sofrendo... (assim ela se sentirá responsável).
2006-11-17 08:02:24
·
answer #4
·
answered by Angélica 2
·
0⤊
0⤋
Me perdoa mãezinha. Eu te amo muito, etc. Aí você vira as costas e ela apronta. Não sei o nome técnico para esse tipo de comportamento, mas, quando eu fazia isso, minha avó me chamava de "sonso". Eu consegui enganar muita gente, menos essa honorável senhora. Quando ela percebeu o meu jogo, virou a mesa: me chamou no canto e disse: " a mim você não engana. Não me venha com essa história de que entrou de inocente porque você é inteligente demais pra isso. Se apruma ou vamos perder a confiança em você e se isso acontecer, vou virar tua sombra e fiscalizar tudo o que você faz". Nunca deixei as coisas chegarem a esse ponto, felizmente para todos.
Meu conselho pra você é o da minha honorável avozinha: vire a mesa e deixe claro que ela não te engana.
Felicidades e boa sorte.
2006-11-17 08:01:40
·
answer #5
·
answered by Chester 6
·
0⤊
0⤋
Tenho uma, a Sarah de 7,5 anos. muito sapeca, faz suas artes, mas descubro, ao meditar sobre, que a culpa é toda minha. Para que melhore, aprenda e mude, preciso eu mudar primeiro. Namastê! Boa sorte!
2006-11-17 08:01:18
·
answer #6
·
answered by wendikaly 3
·
0⤊
0⤋
A bíblia mesmo nos diz: o pai que ama castiga. Veja bem, ela só tem 13 anos e já faz tanta maluquice? Você tem, realmente, que colocar um freio nela. Imagine por ter dó não impor limites e deixar ela fazer o que quer. E se, um dia, acontecer algo mais grave? Você vai se culpar por não ter tido autoridade sobre ela e ela, se sobreviver, vai lhe culpar por não ter sido uma mãe firme e agido com autoridade. Creia, por filho no mundo é fácil; o difícil é educá-lo e prepará-lo para a vida. É esse o papel dos pais, e um dia os filhos reconhecem e agradecem. Eu tenho três filhos adultos e hoje eles me agradecem pela autoridade e firmeza que eu tive na educação deles, e sempre mesclando as minhas atitudes com muito amor e diálogo. É esse o segredo: autoridade e amor.
2006-11-17 07:55:53
·
answer #7
·
answered by marppelli 5
·
0⤊
0⤋
Um psicologo eh um boa.
Mas acredito que eh normal e faz parte da idade.
Nao pensamos muito antes, soh no depois e ai ja era.
Nao acho que seja motivo para castigo, pq ela ja fez mesmo.
Converse mais com ela, dando exemplo,mostrando o perigo e consequencias.
As vezes, pode ser falta de dialogo. Eu sou novinha mas tenho sobrinha assim tbm. Procuro alerta-la,converso muito contando tudo o que vejo e o que acontece, da muito certo pq ela nao tem uma noCao real do perigo.
2006-11-17 07:54:08
·
answer #8
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
conversa com ela e mostra os caminhos que essa
"loucura" dela pode levar,
mais nao reprima
mostre que vc só quer o bem dela.
2006-11-17 07:49:48
·
answer #9
·
answered by Mr. LUCK 5
·
0⤊
0⤋
nao pega pesado, mas as vezes vc tem que dizer uns naos pra ela porque se nao ela nao vai respeitar mas vc mesmo.
Converse mais com ela, combine de na hora de sair do colegio levar ela pra lanchar ou ir ao shoping, tente ocupar um espa;o maior na vida dela, nao com mae enjoada, mas, como uma amiga e com certeza ela vai pensar 2,3,4,5 vezes pra te desobedecer.
2006-11-17 07:49:05
·
answer #10
·
answered by Sorriso 2
·
0⤊
0⤋