mona lisa parece ora doce, ora esquiva, ora dissimulada...tudo graças a um truque que leonardo usava como ninguem: o sfumato..a coisa de borrar, esfumaçar, o contorno das figuras para dar efeitos inusitados.
2006-11-16 23:17:17
·
answer #1
·
answered by wendell a 7
·
1⤊
0⤋
Inteligente, esta pergunta já gerou rios de discussões... Em geral, as respostas baseiam-se no pressuposto de que a ambigüidade se deve à técnica do sfumato ("esvaecido" ou, literalmente, "esfumado", em italiano), que desfoca os cantos dos olhos e da boca dando ao quadro um ar de mistério.
Por outro lado, segundo conta Giorgio Vasari, ao pintar a Gioconda, Leonardo da Vinci a circundou de músicos e bufões para apagar a melancolia de seu rosto, o que, por conseqüência acabou provocando tal expressão.
Acerca dele temos várias opiniões/sensações:
O poeta e político Edgar Quinet apreciava nele o "sorriso semi-irônico da alma humana", enquanto o historiador Jules Michelet o considerava um "mal hipnótico". Para o ensaísta inglês Walter Pater, trata-se da própria eternidade, "imersa em mares profundos, conservando em torno de si a luz dos seus crepúsculos". Bem, o fato é que, como bem disse o historiador da arte Ernst Gombrich, é impossível ter certeza do estado de ânimo com que ele nos olha.
Tive a gratificante oportunidade de visitá-lo no Louvre e (acredite) é perfeito!
2006-11-16 23:06:56
·
answer #2
·
answered by mmcfilho 3
·
0⤊
0⤋
Olha, saiu na Revista Veja uma reportagem sobre isto... Ao contrário do qeu muitos pensavam, não fui usando técnicas de "esfumaçar", como esponja úmida, etc... o que ele fez, na verdade, foram milhares de pontos... muito, muito pequeninos! Um trabalho de anos!
Não tenho a revista aqui comigo... è a da semana passada ou retrasa, se não me engano...
Mas encontrei esta reportagem:
O sorriso misterioso de Monalisa é a de uma mulher que acaba de dar à luz, revelou um estudo canadense baseado em imagens digitais em três dimensões, que detectou originalmente que a jovem retratada usava um vestido usado por mães recentes e o cabelo preso.
Pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá (National Research Council of Canada, NRC) anunciaram em entrevista coletiva, em Ottawa, os resultados do estudo com as primeiras imagens tridimensionais da obra de arte, que obtiveram graças a um complexo scanner a laser.
"Esta é a ''Monalisa'' como nunca vista antes", disse o presidente do NRC, Pierre Coulombe.
Uma equipe de cientistas do NRC viajou para Paris em outubro de 2004 para fazer a análise na famosa pintura a pedido do Centro de Pesquisas e Restauração dos Museus da França (CRRMF).
A exploração tridimensional revelou que a dona do sorriso enigmático foi pintado originalmente com o cabelo preso em um coque, embora hoje pareça usá-lo solto sobre os ombros.
A revelação pôs um fim a uma antiga polêmica, porque só meninas ou mulheres de má reputação usavam o cabelo solto na Itália do século XVI, informou um líder do projeto CRRMF Bruno Mottin, e a Monalisa verdadeira era uma mulher de elevado estrato social.
Uma de suas peças, similar às usadas na época pelas grávidas ou as mulheres que amamentavam, também se perdeu sob o esmalte amarelo e não é mais visível a olho nu, demonstraram os estudos.
"Isto é algo que nunca tinha sido visto até agora", disse Mottin.
A Monalisa verdadeira teve três filhos. Da Vinci recebeu a encomenda do rico empresário florentino Francesco del Giocondo para que pintasse sua esposa entre 1503 e 1506, depois do nascimento do segundo filho do casal, mas o pintor acabou ficando com a obra e trabalhou nela até a sua morte, mudando o cabelo e outros aspectos do quadro.
Na pintura original, a mulher agarra a cadeira mais firmemente e não está recostada, como alguns acreditam, mas sentada ereta, demonstraram os exames com scanner.
Os cientistas também obtiveram dados sobre a técnica de pintura de Da Vinci, inclusive seu famoso ''sfumato'' ou técnica de esfumação dos contornos, disse Mottin.
"Não há um mistério especial na pintura como em (livro de Dan Brown) ''O Código Da Vinci''", afirmou. "Mas nesta pintura, Leonardo tentou capturar a essência da vida (...). Demonstra todas as suas habilidades (...). Este é o verdadeiro mistério que descobrimos", concluiu.
Os exames em scanner tridimensional foram feitos em duas noites, em outubro de 2004, antes de a obra ser colocada em uma nova caixa envidraçada no museu do Louvre.
As novas imagens permitirão aos curadores continuarem sua pesquisa sem tocar no quadro, bem como provar novas técnicas de restauração no modelo 3D antes de aplicá-las na tela original, disse Taylor.
AFP
2006-11-17 01:58:20
·
answer #3
·
answered by Mari 3
·
0⤊
1⤋
Ele conseguiu nela porque ele não me conheceu, eh, eh, eh.
2006-11-16 23:01:49
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não queria mas vou confessar...Ele me pagou pra dormir com ela naquele dia.
2006-11-16 22:58:45
·
answer #5
·
answered by mr_pedrada 1
·
0⤊
1⤋
Oi,
Tive a oportunidade de conferir a obra in loco, no Louvre, e confesso não ter captado o motivo de tanta fama mas... veja se isto ajuda você:
(...) Embora utilizando uma fórmula aparentemente simples, a síntese expressiva que Leonardo conseguiu entre modelo e paisagem tornou este trabalho numa as mais populares e analisadas pinturas de todos os tempos. As curvas sensuais do cabelo e da roupa da mulher, criadas completamente através de sfumato, encontram eco nos rios ondulantes da paisagem subjacente. A harmonia total conseguida no quadro, visível especialmente no sorriso, reflecte a unidade entre Natureza e Humanidade que era parte importante da filosofia pessoal de Leonardo.
Em segundo plano, a paisagem estende-se às montanhas geladas e inclui caminhos ondulantes e uma ponte que dão indicação de presença humana. Os contornos desfocados, a figura graciosa, os contrastes dramáticos entre claro e escuro que se traduzem em serenidade são característicos do estilo de Leonardo.
Um abraço
2006-11-16 22:58:33
·
answer #6
·
answered by Tin 7
·
0⤊
1⤋
Dons do artista. Só a maestria de um artista como ele pode explicar.
2006-11-16 22:52:47
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Já vi algumas reportagens dizendo que ele se desenhou, era o seu próprio rosto na pintura de Monalisa. Curioso não?
2006-11-16 22:51:41
·
answer #8
·
answered by Man at Work 3
·
0⤊
1⤋
Olha... Eu sei que estou errada, mas não vejo nada de anormal nessa pintura. Certo que para a época foi considerada "a" obra-prima. Mas enfim... Ele deve ter copiado fielmente o sorriso enigmático da Mona Lisa oficial não é?
2006-11-16 22:50:05
·
answer #9
·
answered by Lysa R 3
·
0⤊
1⤋
é porque ele dava vinci
2006-11-16 22:52:04
·
answer #10
·
answered by todal 3
·
0⤊
2⤋