REAGENTE DE TOLLENS: é uma mistura de 10% de nitrato de prata e 10% de hidróxido de sódio em solução aquosa com amónia. Esta solução serve para comprovar a presença de aldeídos.
Um outro Reagente de Tollens, serve para detectar pentoses. Ele compõe-se de floroglucina (1,3,5-Trihidroxibenzol) e ácido clorídrico e origina um precipitado violeta.
REATIVO DE FEHLING: é uma mistura de solução alcalina de tartarato duplo de sódio e potássio (sal de Seignette) e solução de sulfato de cobre II. A mistura é um líquido de cor azul-escura que contém um íon complexo de cobre II. Os aldeídos, quando tratados pelo licor de Fehling, dão um precipitado vermelho-marrom de óxido de cobre I. As cetonas não reagem com a solução de Fehling, isto é, não produzem precipitado.
2006-11-16 13:54:22
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
1⤊
0⤋
Tollens foi um químico agrícola, professor honorário da Universidade de Göttingen e desenvolveu uma forma especial das fórmulas de anel para o açúcar, que derivou do projecto de Fischer, designadas por fórmulas de Tollens.
Nos compêndios de química orgânica, as fórmulas de Tollens foram mais tarde substituídas pelas fórmulas de anel de Walter Norman Haworth.
O chamado Reagente de Tollens é uma mistura de 10% de nitrato de prata e 10% de hidróxido de sódio em solução aquosa com amónia. Esta solução serve para comprovar a presença de aldeídos.
Um outro Reagente de Tollens, serve para detectar pentoses. Ele compõe-se de floroglucina (1,3,5-Trihidroxibenzol) e ácido clorídrico e origina um precipitado violeta.
O Reagente de Naftoresorcina desenvolvido por Tollens consegue detectar Glucuronato na urina.
A solução de Fehling, também conhecida por Licor de Fehling, é a mais largamente utilizada para confirmar a presença de açúcares.
O licor de Fehling é constituído por iguais volumes de duas soluções, a solução de Fehling A, uma solução aquosa azul de sulfato de cobre (II) e pela solução de Fehling B, uma solução aquosa incolor de Sal de Rochelle (tartarato duplo de sódio e potássio) e hidróxido de sódio.
A adição de licor de Fehling à solução aquosa de açúcar redutor provoca, após aquecimento, a formação de um precipitado cor de tijolo, que confirma a presença do açúcar redutor. A cor e a massa do precipitado formado variam com a quantidade de açúcar presente.
A sensibilidade deste teste vai até à detecção de 0,01 mg de glucose por cada ml de solução.
2006-11-16 21:44:32
·
answer #2
·
answered by jorge luiz stein 5
·
0⤊
0⤋