English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Hoje, ouvi na TV, um psicólogo afirmar, que a mãe é a causa os maus costumes, da indolência e dos vícios dos filhos homens. Apresentou um rapaz que não estudava, não trabalhava, usava drogas e ainda dizia horrores para a mãe. Dizendo mesmo querer matá-la.
Já ouvi essa afirmação de muitos outros psicólogos, então queria saber o seguinte:
Tenho duas filhas que são formadas e doutouradas. Tenho dois filhos que na adolescência, usaram drogas, por Deus não ficaram dependentes. Hoje são pais e não tem nenhum vício. Têm profissões de nível técnico, pois não quiseram estudar quase. Exercem a profissão com dignidade.
Como poderia, eu, a mesma mãe que criou e exemplificou hábitos saudáveis e de estudos teria influenciado mal os filhos e não as filhas ? Não bebo e nem fumo, nunca tive vícios?
Por que culpar as mães,que ja sentem tantas culpas irreparáveis, pois o tempo não volta, e os "erros" foram por ignorância, falta de prática e as circunstâncias do momento ?
Vamos rever esse conceito?

2006-11-16 10:43:35 · 13 respostas · perguntado por Naonda do YR 7 em Ciências Sociais Psicologia

É possível rever esses conceitos a meu ver tão agressivos para nós mães, desde cedo levando nas costas o peso dessa responsabilidade tão mal compreendida?
Acho que o filho que TEM MAIS PROBLEMAS é que a mãe "segura" mais e não ao contrário.

2006-11-16 10:47:14 · update #1

A mãe do jovem do programa de tv que cito acima, foi acusada de mimar e superproteger o filho. Será?

2006-11-16 11:24:04 · update #2

Ao colega SIRI, que não autoriza e-mail,
Você tem toda razão, é o meu orgulho que tenta ser melhor mãe todos os dia. Gostaria sim, de ver meus filhos "perfeitinhos" pois teria certeza que seriam felizes, mas com certeza, só outra mãe entenderá minhas palavras.
Mas sou uma mãe muito feliz, pode crer, pois acertei quase todo o "gabarito" da prova.

2006-11-19 04:58:50 · update #3

13 respostas

Foi o tarado do Freud que começou com essa história de que todos os problemas vem sua infancia, está tudo relacionado a sexualidade e principalmente a relação com a mãe. Mas os psicólogos modernos contestam muito isso, acho que muito vem do próprio caráter e da índole independente de criação.

Vc fez o melhor para seus filhos, tenha certeza disso. Seria um absurdo culpá-la. Toda mãe quer o melhor. Seria absurdo, por ex., culpar a mãe da modelo que morreu de anorexia.

2006-11-16 10:48:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 1

as questões apresentadas pelos psicologos, são estatísticas e não pontuais.

2006-11-16 18:57:56 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

É mais fácil colocar a culpa em alguém, sendo a mãe a + próxima, a que aguenta tudo do filho, fica ainda + fácil. Isso é ridículo.

2006-11-23 12:21:52 · answer #3 · answered by Martinha 6 · 1 0

Eu ainda so estudante de psicologia mas acho q posso responder a tua pergunta.

O papel não vem só da mãe, vem do pai também. Já foram feitas pesquisas de familias com pais ausentes. E a coclusão é q o pai é responsável pelas regras e coisas do gênero. A mãe tem papel fundamental na criação dos filhos, pois na família tradicional, ela é a cuidadora principal na educação dos filhos. Nesse exemplo q a senhora viu é muito possível d q havia um sério problema com a relação de mãe filho. Talvéz carência.
Quando um filho usa drogas na adolescencia tem q se ver o meio em q o filho esta, a muitos colégios q a droga é algo mto fácil. Na época de seus filhos talvés só foi uma curiosidade, mas o menino da tv talvez estivesse tendo comportamento anti-social mesmo por causa do vínculo problemático com sua mãe.

2006-11-16 19:01:44 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

O que importa é a sua consciência... o resto não interessa... Não podemos agradar a todo o mundo e santos da casa nunca fazem milagres.

Não ligue e siga sua vida sem sentimentos de culpa.

Um abraço
>

2006-11-16 18:52:23 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Na verdade ,não querendo ser ignorante mas já sendo ,isso é coisa de homem que tem inveja da nossa barriga.
Nós geramos o filho ,como também ,na maior parte dos lares ,somos nòs que os educamos ,e tentamos dar o melhor de nós.
A mãe é a mesma ,os filhos e que não são, dai a cada um ter sua personalidade,afinal cada um escolhe seu destino.
Parabéns por sua bela familia. Bjo

2006-11-23 22:38:47 · answer #6 · answered by susi_gaucha 7 · 0 0

Nem sempre os psicólogos falam a verdade... deve haver uns por aí que a midia quer promover e que não entendem nada de psicologia.... é só promoção...

Esse aí que você ouviu pode jogar no lixo do tempo....


Beijinhs

2006-11-17 09:50:23 · answer #7 · answered by Cassiopéia 3 · 0 0

Naonda este assunto é muito extenso, mas vou abreviar isto não tem nada haver com os pais, porque é genético por sermos o resultado de nossas arvores genealógicas, e carregamos sabedorias, consciências das nossas gerações passadas, então quando um ser começa a ter consciência da sua existência estas sabedorias e consciências que estiveram no inconsciente do nosso ser começam a aflorar dependendo das experiências que formos adquirindo na vida e se alguém não tem esta tendência genética para drogas será fácil se livrar, mas se tivermos uma propensão genética para determinados vicio com certeza que este ser estiver acompanhado de sabedorias que o levem a eles com certeza que também vai ser muito difícil se livrar, devido a estes argumentos ou vicio já trouxermos geneticamente. Espero que entendas, porque é muito extenso explicar todas as nuances existentes, mas só fique certa disto que não são os pais responsáveis por certos distúrbios que os adolescentes fazem, porque este buraco é muito mais em baixo do que se imagina.
Um abraço

2006-11-16 22:24:42 · answer #8 · answered by filosofo 6 · 0 0

Chega!!! mais um chamado psicólogo botando a culpa nas mães.
Nada fala do mundo machista o que em conseqüência vai levar a mãe(dependendo da maturidade da mesma) a agir de uma certa maneira com certa condescendência com os filhos homens.
O que ele não diz e' que a criança procura sempre se identificar com o adulto do mesmo sexo. Se o marido e' uma pessoa agressiva com a mãe, sem responsabilidade como pai, como você pensa que ele vai ser. O ser humano não e' só influenciado pelos pais mas, por toda a sociedade.
Este cara deve estar procurando cliente ou não acompanha as pesquisas em psicologia.

2006-11-16 19:39:40 · answer #9 · answered by tereza g 3 · 0 0

Se seus filhos não tem vícios e são adultos trabalhadores e responsáveis, afinal de contas porque você se sente culpada?
Será que você não é um pouco orgulhosa e gostaria que seus filhos fossem perfeitos, e como não são se sente culpada?
O sentimento de culpa esta diretamente ligado ao orgulho.

2006-11-16 19:30:10 · answer #10 · answered by siri 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers