English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-16 05:33:16 · 2 respostas · perguntado por Debora Regina Destro 1 em Artes e Humanidades Genealogia

tem que ser pra hoje porque tenho que entregar o trabalho amanhã porque minha dupla deixou tudo pra eu fazer e agora estou pedindo em varios sites para o pessoal me ajudar porque não encontro nada em nenhum site já procurei em vários sites e eles só falam de tigres asiáticos...Por favor alguem me ajude eu estou desesperada!!!!!

2006-11-16 05:38:29 · update #1

2 respostas

Esta página precisa ser reciclada.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A expressão Tigres asiáticos refere-se às economias de Hong Kong, Singapura, Coréia do Sul e Taiwan (Formosa); esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990.
Índice
[esconder]

* 1 Histórico
* 2 Economia dos Tigres
* 3 Fatores do Desenvolvimento
* 4 Crítica ao modelo exportador
* 5 Ver também
* 6 Ligações externas

Histórico

A partir da década de 80, alguns países do Pacífico começaram a apresentar altos índices de crescimento mundial e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados como tigres asiáticos. Os termos lembram agressividade e é exatamente essa a característica fundamental dos quatro países que formam esse grupo. Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas.

A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacifico. O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. O crescimento mais marcante foi o apresentado pela Coréia do Sul, um dos mais pobres países em desenvolvimento na década de 1960, que se transformou numa semi-industrializada nação de renda média. O progresso de Taiwan seguiu o mesmo rumo. O país asiático que iniciou esse ciclo rápido de crescimento foi o Japão, com uma bem sucedida reforma agrária, seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado local para novas fábricas.

No final da década de 1990, as exportações chegavam a 202% do PNB (produto nacional bruto) em Singapura e a 132% em Hong Kong. O índice de crescimento era alto nos tigres, e, a despeito da crise asiática, a população tinha um alto nível de alfabetização e a economia girava em torno da construção naval, produtos têxteis, petroquímicos e equipamentos elétricos. O crescimento mais notável ocorreu principalmente na economia de entrepostos. Hong Kong, graças à economia de mercado puro e, apesar de sobrecarregada pelas desvantagens do colonialismo (anteriormente existente enquanto colônia britânica), elevou sua renda per capita para cerca de seis vezes mais que a da China continental.

Os Tigres compartilham muitas características com outras economias asiáticas, como Japão e China. Iniciaram o que passou a ser visto como uma particular aproximação asiática do desenvolvimento econômico. Alguns desses países estavam na década de 1960 com indicadores sociais semelhantes a de países africanos altamente estagnados; as principais transformações basearam-se em acesso à educação e criação de infra-estrutura de transportes (fundamental para a exportação competitiva).

Com o tempo, o termo Tigre tornou-se sinônimo de nação que alcançou o crescimento com um modelo econômico voltado para exportação. Recentemente, nações do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia também passaram a ser consideradas Tigres.

Economia dos Tigres

Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. O consumo doméstico é desestimulado por altas tarifas governamentais.

Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis, assegurando que toda criança freqüente o ensino fundamental e o ensino médio. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário.

Como os Tigres eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata. Juntamente com a reforma educacional eles conseguiram aproveitar essa vantagem, criando uma força de trabalho de baixo custo, mas muito produtivo.

Os mesmos promoveram a igualdade na forma de reforma agrária, para promover o direito de propriedade e para assegurar que os trabalhadores rurais não se prejudicassem. Também foram implantadas políticas de subsídios à agricultura.

Fatores do Desenvolvimento

Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países. Alguns fatores muito importantes:

- Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês, que via nesses países uma localização estratégica para fortalecer o capitalismo contra o socialismo, na época da Guerra Fria;

- Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas - as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência social restrita;

- Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas;

- Estados altamente centralizados e ditatoriais;

- Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo;

- Ética confucionista - estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo. As grandes empresas são vistas como grandes famílias, viabilizando, muitas vezes, a ordem e a maior produtividade.

Crítica ao modelo exportador

Uma das principais críticas ao sistema econômico dos Tigres é o foco exclusivo na exportação, deixando de lado a importação. Com isso, essas economias tornam-se extremamente dependentes da saúde econômica de suas nações compradoras.

Além disso, esses países passam por dificuldades por não terem mais a competitividade inicial. Índia e China são economias emergentes atualmente, usando o modelo baseado na mão-de-obra barata, substituindo os Tigres.

Ver também

* Economia de Taiwan
* Economia de Hong Kong
* Economia da Coréia do Sul
* Economia de Cingapura
* Leste asiático

Ligações externas

* Interview with Mahathir Mohamad: Many observers have praised Malaysia as the most prominent "tiger cub". Former Prime Minister Mahathir bin Mohamad's interview with the PBS series “Commanding Heights” covers the subject of East Asian economic development. (em Inglês)
* BBC map of the Asian Tigers (em Inglês)
* ASEAN tigers (em Inglês)

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tigres_asi%C3%A1ticos"

Categorias: !Páginas protegidas | !Páginas a reciclar | Ásia | Economia
Vistas

* Artigo
* Discussão
* Ver fonte
* História

Ferramentas pessoais

* Criar conta | Entrar

Navegação

* Página principal
* Portal comunitário
* Eventos atuais
* Mudanças recentes
* Página aleatória
* Portais
* Ajuda
* Donativos

Busca

Ferramentas

* Artigos afluentes
* Novidades relacionadas
* Carregar arquivo
* Páginas especiais
* Versão para impressão
* Enlace permanente
* Citar este artigo

Outras línguas

* Deutsch
* English
* Français
* Bahasa Indonesia
* 日本語
* Nederlands
* Polski
* Română
* Українська
* Tiếng Việt
* 中文
* 粵語

MediaWiki
Wikimedia Foundation

* Esta página foi modificada pela última vez a 00:00, 17 Novembro 2006.
* O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais).
* Política de privacidade
* Sobre a Wikipédia
* Avisos gerais

2006-11-17 05:23:27 · answer #1 · answered by cristal9deluz5 6 · 0 0

vê se ajuda

www.gpi.g12.br/areas/gabaritos/ufrrj/prova_gabarito/geografia_discursiva_2004_3.pdf
www.vestibular1.com.br/revisao/r321.htm

2006-11-16 06:07:48 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers