English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Obrigado por ter aberto a minha pergunta Deus te abençoe e a mim também.
Eu vou apresentar um seminário sobre o seguinte texto e gostaria que alguém me ajudasse o mais breve possível, sobre o que eu devo falar, achei o texto meio complexo e não consegui captar as idéias principais dele. O seminário vai ser hoje a noite e meu tempo é até as18: 00.
Eu necessito tirar uma boa nota nesse seminário, pois é a ultima avaliação da professora e eu não gostaria de fazer optativa ou exame.
É sabido que a inserção da cooperação técnica de orga¬nismos bilaterais e multilaterais no setor público, ainda que se justifiquem pelo seu aspecto técnico, implica uma gama de condicionalidades políticas. Embora estas sejam em princípio mais econômicas que setoriais, não se podem perder de vista que o desenvolvimento de certo setor (como a educação ou a saúde) está organicamente vinculado às estratégias gerais de desenvolvimento de cada país, especi¬almente em época de ajuste.

2006-11-16 04:46:46 · 5 respostas · perguntado por ? 2 em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

A inserção do BIRD na administração pública brasileira deve ser analisada sob esta ótica, a qual, aliás, já predomi¬nava em acordos de cooperação técnica com há USAID nos anos 60. Embora no início a cooperação dessa agência se limitasse ao desenvolvimento de alguns tópicos, logo ela será mais "compreensiva", segundo a própria equipe de direção dos projetos. Desse modo, os projetos financiados pela USAID (porque se tratava de empréstimo, ainda que fosse a custos mais baratos do que os do BID ou do BIRD), abrangeriam aspectos mais políticos da educação, como qualidade, currículo, reforma educacional, entre outros. Isto quer dizer que a USAID se inseria organicamente no sis¬tema educacional brasileiro.
No caso do Banco Mundial, verifica-se que a sua impor¬tância política junto ao setor educacional cresceu mais ex¬pressivamente nos anos 90, pela atuação central na orga¬nização da Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada na Tailândia em 1990.

2006-11-16 04:47:07 · update #1

Sob os auspícios de orga¬nismos transnacionais, como BIRD, PNUD, UNICEF, UNESCO, a magnitude do evento evidenciou-se pela parti¬cipação de 155 nações e 150 entidades não governamen¬tais. A despeito da massiva presença mundial e da participação de importantes organismos internacionais, o Ban¬co declarou-se como o principal sponsor da Conferência de Educação para Todos, além de ter-se colocado como atual coordenador da cooperação técnica internacional e educa¬ção. A Conferência de Nova Delhi, realizada em 1993, deu continuidade ao debate sobre a proposta internacional ini¬ciada em 1990, desta vez, congregando os 9 países mais populosos do mundo: Brasil, México, China, índia, Paquis¬tão, Bangladesh, Egito, Nigéria, Indonésia. Os documentos resultantes da conferência, a par da fixação de metas huma¬nitárias, como a universalização, com qualidade e equidade de oportunidades para crianças, jovens e adultos, revela 2 diretrizes nas quais se reconhece a concepção do Banco:

2006-11-16 04:47:31 · update #2

a 1º enfatiza o nível primário de ensino; a 2º indica a importância da escolaridade da mulher para a sua participação crescente no mercado de trabalho. É preciso ter em conta que a natureza bilateral dos acordos MEC/USAID supunha condicionalidades políticas. Este tipo de cooperação ao setor educacional pas¬sou a ser desenvolvido a partir dos anos 50, no âmbito de acordos comerciais entre os governos brasileiro e norte-americano, por exemplo, o "Acordo para Assistência ao Comércio Agrícola" que destinava 15% dos recursos para as atividades de cooperação técnica junto aos países que adquirissem excedentes agrícolas dos EUA.
Glossário:
PNUD: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
USAID: Agência Internacional para o Desenvolvimento dos Estados Unidos.
BIRD: Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento.
UNESCO: Organização das Nações Unidas para a educação, à ciência e a cultura.
UNICEF: Fundo das Nações Unidas para a Infância.
MEC: Ministério da Educação

2006-11-16 04:47:55 · update #3

Se for possivel teça algum comentário sobre este texto mesmo que uma critica em relação ao texto.

2006-11-16 05:13:29 · update #4

5 respostas

Olha, Dias ficaria mais fácil se vc falasse que matéria que se trata. E vc tem q explicar o texto ou acrescentar idéias? Mas é meio tarde para acrescentar idéias, não dá tempo. Entretanto vou tentar te ajudar com as idéias principais do texto q vc falou q não conseguiu captar bem.

Basicamente ele fala da ajuda ( principalmente dinheiro) que certos orgãos, especialmente os estrangeiros, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial (BIRD) deram e dão ao nosso setor público e em como essa ajuda implica em uma série de conseqüências políticas para o Brasil.

Esses orgãos acabam interferindo nas estratégias gerais de desenvolvimento que cada país traça para si, adequando essas estratégias ao interesse do orgão em questão e acabam se tornando uma influência muito grande no plano de desenvolvimento do nosso país.
Analisando a interferência desses orgaos, especialmente o Banco Mundial (que se torna mais forte no brasil a partir da decada de 90), dá pra perceber algumas intenções deles.

Seu texto menciona duas principais diretrizes; as duas estão ligadas à qualificação da mão de obra. O BIRD quer uma maior qualificação da mão de obra do Brasil.
Mas, não muito, só mais gente com ensino básico e maior inserção das mulheres. Ensino superior não é tanta prioridade pra eles. Agora vc tem que pensar: Por que?

Bom, quem tem uma certa qualificação tem um emprego melhor e ganha mais. Se os míseráveis do Brasil, um país que sofre com a décima maior desigualdade do mundo, tivessem um emprego melhor e ganhassem mais, e se as mulheres começassem a participar das compras, [e mulher gosta de gastar bastante] o que acontece?
Um mercado muito, mais muito maior para as empresas multinacionais, que passariam a vender mais e mais produtos pra gente.
Ah, será que isso tem a ver com aquela reunião com os países mais populosos do mundo? Por que não foi feita com os países mais pobres e sim com os mais populosos? Justamente por que a intenção maior é alargar o mercado consumidor.
[Algo semelhante aconteceu com a abolição dos escravos. Perceberam que os escravos dariam mais lucro comprando as coisas do que trabalhando de graça. Ou vc acha que aboliram a escravatura pq são bonzinhos?]
Outra conseqüência são as contrapartidas que os orgãos nacionais exigem como essa de comprar excedentes agrícolas dos E.U.A.

Resumindo, ninguém dá (dinheiro) de graça.

Tomara que da próxima vez vc não precise de ajuda, mas se precisar não deixe pra última hora, valeu?

2006-11-16 05:52:17 · answer #1 · answered by Guto 4 · 1 0

o principal é manter a calma, não olhe nos olhos de ninguem, sempre acima das cabeças, quem está na frente, tem a impressão que voce está olhando para algué,m lá atrás. evite andar de um lado para o outro, e, o mais importante, voce sabe mais do que os que lá estão, então...

boa sorte.

a professora vai avaliar seu desempenho. acima de tudo.

2006-11-16 05:08:37 · answer #2 · answered by Francisco 7 · 1 0

deculpe nao poder ajudar
BOAAA SORTEEE

2006-11-16 10:24:11 · answer #3 · answered by fililipa 2 · 0 0

fale sobre a realidade da pobreza

2006-11-16 08:19:28 · answer #4 · answered by gualter n 2 · 0 0

Dias, pegue as informações já passadas pela turma daqui e mantenha a calma.Vai dar td certo.Boa sorte.

2006-11-16 06:27:23 · answer #5 · answered by PITUCA 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers