English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

Eu não sei o que quer dizer exatamente "propagar na forma de quanta". Uma onda de luz clássica nem tem número de fotons (quantas de luz) bem definidos. Mas deixa isso para lá, não é necessário o conceito de fóton para se entender o efeito fotoelétrico. O que acontece é que uma onda eletromagnética cede energia a um elétron. Se essa energia for maior que a energia de ligação entre o elétron e o núcleo esse elétron ficará livre e formará uma corrente que pode ser medida. Para enteder as características usuais do efeito fotoelétrico é necessário descrever o átomo quanticamente (mas repito, não há nenhum efeito quântico no que tange a luz).

Qualquer livro de mecânica quântica apresenta o cálculo desse processo num contexto não relativístico. Em geral no capítulo sobre perturbação dependente do tempo. Em português, recomendo particularmente o livro do Piza, tem uma boa explicação lá.

2006-11-16 05:45:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Ainda que eu não acredite na existência dos fotons, de acordo com a teoria, um quantum de luz transfere toda a sua energia a um único elétron, independentemente da existência de outros quanta de luz e isso força a saída de um elétron do átomo.

2006-11-16 12:50:24 · answer #2 · answered by jp 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers