English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-16 03:14:34 · 1 respostas · perguntado por ok, vamos nessa! 5 em Artes e Humanidades História

1 respostas

Segue o que encontrei na net:

Por volta de 1476, na Vila do Castelo, Botticelli compôs, para Lourenço de Pierfrancesco, uma de suas mais belas, inspiradas e celebradas obras, a poética alegoria da Primavera.

O Botticelli da Primavera, como do Nascimento de Vênus, é um artista pagão, enamorado da eterna beleza dos deuses imortais, transfigurações da poesia e do mistério da vida.

A Primavera, dentro dos cânones da pintura realista, é absurda. A perspectiva é inteiramente psicológica, a atmosfera arbitrária, subjetiva, ideal. Leonardo da Vinci, seu amigo, mais jovem do que ele, mas que já se deixava seduzir pelo cientificismo do século XV, não podia compreender aquele desprezo pela convenção naturalista, aquela esplendida liberdade com que o florentino tratava a paisagem e deformava as figuras, quase em abstrações, transformando-as em formas graciosas e dançantes. Botticelli exagerava a fantasia mística de Fra Filippo Lippi e apuravfa num grau de extremo refinamento as lições dos irmãos Pollaiuoli, ao contacto dos quais o seu desenho adquirira maior vigor e consistência.

A contribuição mais característica de Botticelli à arte do Renascimento é uma sugestão de graça e delicadeza, em que é inexcedível. Suas figuras, por vezes, parecem flutuar em elegantes posturas de dança, como se nota, principalmente na Anunciação (Uffizi, Florença), que dá a impressão de um gracioso ballet. Tudo é delicadeza, harmonia e graça nessa arte de suaves sugestões, sem um traço mais forte de expressividade dramática, uma nota rubra e vibrante de sensualismo. Botticelli alonga as figuras, num anseio inconsciente de espiritualidade e pureza. As formas se amaciam em curvas estiradas, suaves, cariciosas, voluptuosidade de onda, desenho de nuvem, espiral de fumaça... Tudo é vago, cristalino e luminoso em sua pintura.

Dessa fase “pagã”de sua vida, a Primavera e o Nascimento de Vênus ficariam sendo as obras mais importantes e mais características do seu gênio.

_______________

Agora, o que eu acho, é que vc pode ter a sua leitura sobre o quadro. Eu vejo como uma grande festa da natureza, com deusas mitológicas, ninfas, comemorando com flores e frutas a entrada dessa época encantadora. É como um sonho. Eu amo essa pintura.

2006-11-16 04:21:01 · answer #1 · answered by invisivel_aos_olhos 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers