Oi,
Isto ajuda você?
(...)Ambiente de desenvolvimento:
A partir das dificuldades da equipe com seu ambiente de desenvolvimento foi apresentado, à Gerência da área de desenvolvimento - GPS, documento contendo sugestões da divisão quanto a organização o ambiente operacional da empresa. A gerência encontrava-se em negociações com a área de prospecção tecnológica - GPT, visando o estabelecimento de um projeto para o ambiente de desenvolvimento. A divisão, através de seu coordenador, foi indicada como representante da área para este projeto. O trabalho com relação a montagem de Projeto Preliminar já iniciou.
Acompanhamento Integrado de Projetos: No grupo Metodologia foi identificado a falta de uma ferramenta automatizada que integrasse todos os dados gerados pela empresa sobre seus projetos. A equipe apresentou sugestão à Gerência da área de desenvolvimento - GPS, na forma de um modelo de dados, de uma aplicação informatizada que integra-se as necessidades de um Cadastro e Classificação de Projetos, Acompanhamento e Avaliação de Projetos, Indicadores/Ação de Qualidade, Registro de Trabalho, Contratação de Serviços, Referenciamento de Documentos e Cronogramas de Atividades. Foi decidido pelo gerente o início de um projeto e ficou definindo-se que a divisão ficaria como responsável por seu desenvolvimento. Surgiu o Acompanhamento Integrado de Projetos CELEPAR - API, cujo Projeto Preliminar contou com a participação de várias áreas. Em revisão por Grupo de Qualidade foi definido pelo desenvolvimento por versões e a implantação por fases. Atualmente está sendo apresentado um protótipo da primeira versão para várias áreas da empresa, visando a coleta de sugestões.
Por fim, é interessante comentar o nível de participação e as respostas imediatas que os técnicos apresentaram. Na verdade o acompanhamento aos projetos permite uma melhor identificação das dificuldades e possibilita que o grupo discuta de forma mais organizada as ações corretivas. O entendimento que a participação de todos no processo é importante, anima no enfrentamento dos inúmeros desafios. Os planos individuais procuram nortear a forma de trabalho dos técnicos, dando o necessário feed-back quanto as expectativas individuais de evolução profissional. A cada acompanhamento mensal são estabelecidas inúmeras discussões acerca de como melhorar o nosso trabalho e as questões individuais são tratadas abertamente, em um clima de respeito profissional (os indicadores/ações de qualidade saem nos últimos minutos das reuniões). As informações fluem mais naturalmente e o aprendizado é geral e constante, surtindo efeitos imediatos. As reuniões semanais da equipe são descontraídas e a participação é constante. Os resultados e a forma de atuação são comentados fora da equipe e geram satisfação de fazer parte deste processo, incentivando a continuidade do trabalho. Quando apresentados os desafios, não procura-se encontrar problemas, mas soluções baseadas no trabalho em grupo.
Estamos cientes da necessidade de constante evolução, sendo que somente iniciamos o processo de mudança e ainda temos muito que aprender. Revendo os resultados obtidos até o momento, verificamos que a equipe está aos poucos se preparando para vencer os desafios.
Um abraço
2006-11-16 02:22:29
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋