Anarquismo: Ninguém controla nada,nem estado,nem igreja nem o privado...não há leis e limites!
comunismo: Tudo é estatal,não há o privado!Não há castas sociais(classes)...salários iguais,direitos iguais!
2006-11-15 23:16:01
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O anarquismo é um sistema no qual não exite Estado nem leis que levam a sociedade a sucumbir perante si mesma, portanto é caótico e entrópico. O comunismo é um sistema no qual o Estado deixa de existir pois todos os bens são de propriedade comum, ou seja de todos porém as leis continuam a existir. O comunismo é o estágio avançado do socialismo no qual o Estado e as classes sociais deixam de exisitir pois todos as pessoas sob esse regime são iguais e trabalham em prol do bem em comum. A China, por exemplo, não é um regime comunista pleno, pois existem classes sociais (proletariado e a classe governante que é o Partido Comunista) e o Estado não se dissolveu, como é esperado em um regisme comunista. O comunismo pleno é utópico. O Regime socialista mais próximo do comunismo que existe hoje é Cuba, pois todos recebem o mesmo salário e são tratados como iguais porém existe a classe dominante e o Estado, ambos representados por Fidel Castro! Para ver mais detalhes pesquise por Comunismo Utópico. Outra coisa, para os comunistas Deus não existe! Abraço!
2006-11-15 23:23:05
·
answer #2
·
answered by Guto 3
·
0⤊
0⤋
A maior diferença é que no "Anarquismo" a "Educação" é primordial.
Tenha um bom dia.
2006-11-15 23:21:27
·
answer #3
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
0⤊
0⤋
anarquismo é um governo utópico sem governtes onde todos fazem as leis e todos cum prem as leis
comunismo é outro governo utópico onde um governate cuida para que todos tenhão direitos iguais na educação, trabalho, etc
2006-11-15 23:16:53
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Comunismo versus anarquismo
Os movimentos anarquista e marxista surgiram e ganharam forte atuação no século XIX, em meio aos efeitos sociais da Revolução Industrial. Foram ambos contestadores da ordem liberal burguesa e do Estado garantidor das condições trabalhistas da época, coincidindo, também, quanto ao ideal comunista: o fim das divisões de classes, da exploração e até mesmo do Estado.
A despeito dessas semelhanças (de origem, alguns alvos de atuação e objetivos finais), divergiam quanto ao caminho a ser seguido para alcançar a utopia comunista. Para os marxistas, deveria haver uma fase intermediária socialista — a ditadura do proletariado —, um Estado revolucionário que construiria as condições viabilizadoras do comunismo, tais como lidar com os movimentos contra-revolucionários que viessem a surgir na transição. Os anarquistas, ao contrário, pensavam construir o comunismo imediatamente, erradicando não apenas as classes, as instituições e as tradições, mas sobretudo o Estado.
Na segunda metade do século XIX, durante o século XX, e ainda no século XXI as diferenças prevaleceram sobre as semelhanças, promovendo entre os dois movimentos socialistas uma convivência de choques e divergências, nas suas lutas contra a ordem estabelecida.
2006-11-15 23:14:30
·
answer #5
·
answered by Marcos2512 3
·
0⤊
0⤋