Atravessar ruas, andar de ônibus, deslocar-se até a escola ou o trabalho, ir ao cinema e pagar uma conta no banco são atividades incorporadas ao cotidiano da maioria das pessoas. Tarefas nem sempre fáceis ou possíveis de serem exercidas nas cidades brasileiras, onde as barreiras arquitetônicas e culturais fazem parte de uma excludente realidade. Experimente fechar os olhos e circular pelos lugares com uma cadeira de rodas. Você irá se deparar com uma infinidade de obstáculos.
Por lei, desde 1999, os edifícios de uso público na capital paulista, como cinemas, restaurantes, shoppings, bancos e universidades, também são obrigados a permitir o acesso a todos. Mas no Brasil, lei criada não significa lei cumprida e, por enquanto, o caminho escolhido é o de orientação, conscientização e parcerias com as principais entidades dos setores de construção civil, bares e restaurantes. A partir de 2003, quem não obedecer à legislação terá o alvará de funcionamento cassado e pagará multas que variam entre R$ 2 mil e R$ 15 mil.
“A acessibilidade é fundamental para garantir a inclusão social”, enfatiza Edison, secretário executivo da comissão. Essa avaliação é compartilhada por outros cidadãos com deficiência. “O portador de deficiência ainda é visto como ‘coitadinho’. Isso só vai mudar quando as cidades forem mais acessíveis. No momento em que estiver mais presente, será menos alvo de preconceito”, acredita o engenheiro Ricardo Hodisch, 39 anos, paraplégico desde 1990 por causa de uma lesão medular. Ele integra a CPA.
Para o deficiente visual ter uma mobilidade segura é importante e necessária uma boa orientação, que é decorrente de alguns fatores, tais como: Ponto de referência, pistas, sistema de numeração externa e interna, medição, pontos cardeais, auto-familiarização com o ambiente.
2006-11-17 00:46:58
·
answer #1
·
answered by Vanyle 6
·
0⤊
0⤋
Não só os cegos, mas todos os defecientes fisicos tem o respeito necessario neste nosso Brasil.
Todos tem dificuldades em pegar onibus, em ir ao Shoping, imagine comprar.
Osa governantes não dão a minima aos excepicionais.
2006-11-16 07:24:57
·
answer #2
·
answered by Gustavo R 3
·
0⤊
0⤋