Sabe que é uma boa pergunta essa sua!!!!
Eu também não entendo o quê um político eleito indiretamente por um Colégio Eleitoral e que nem chegou a tomar posse tem de tão especial assim para lhe contarem tanta banca. Se você for considerar, os generais Geisel e Figueiredo fizeram mais pela redemocratização que o Tancredo Neves! Tancredo Neves não fez nada além de ser eleito, ficar doente e morrer antes de tomar posse. José Sarney era o vice, assumiu e concluiu a transição, claro que não a conclusão que esperávamos, mas pelo menos fez. É realmente engraçado essa mania da subjetividade coletiva do brasileiro de supervalorizar as pessoas públicas depois que elas morrem, mesmo as que fizeram absolutamente nada.
2006-11-15 22:02:18
·
answer #1
·
answered by Lavs Deo! 7
·
2⤊
3⤋
.
Ele foi o primeiro presidente não-militar eleito, ainda via eleições indiretas, em oposição "à vontade" dos militares e do partido que sustentou a ditadura - o PDS, antiga ARENA - cujo candidato na época era Paulo Maluf.
O Congresso elegeu Tancredo, o povo vibrou muito e se encheu de esperanças, mas ele adoeceu e morreu antes da posse, que aconteceu para seu vice, Sarney - um antigo e fiel escudeiro dos militares que pulou do barco da ditadura quando percebeu que ele estava fazendo água.
Dentro desse quadro, o Tancredo virou um tipo de herói: venceu "grandes inimigos", mas não "teve tempo" de assumir o cargo e "salvar a pátria" como todos esperavam...
Nada mais apropriado para criar um mito! Ainda que eu ache que pensar com a realidade seja melhor do que cultivar mitos e ilusões.
.
2006-11-16 07:45:15
·
answer #2
·
answered by m_amoy 5
·
1⤊
0⤋
Tancredo Neves, embora vivesse na era do militarismo, foi imposto já pelos democratas, para ser o Presidente do Brasil. Ele era um homem progressista. No fundo estava preparando o terreno para que ouvesse eleições diretas no país. Em suas falações já demonstava isso. A escolha do seu vice, não foi por acaso que foi José Sarney. Nas manifestações pelas diretas já, como aqui na Candelária, no centro do Rio de Janeiro, sua vontade ficou bem clara.
Mesmo com sua morte (?), deixou o legado, que foi implantado, nada adiantando ás "forças ocultas". Hoje, seu neto, Aécio Neves, está mostrando um pouco da grandiosidade em termos políticos e administrativos, que seu avô, poderia ter feito pelo nosso país. Eu tive o prazer de conhecer de perto Tancredo Neves.
Se não foi heroi por defender as causas populares e peitar os militares da época, é uma pessoa que até hoje, depois de sua passagem, merece nosso profundo respeito e admiração.
2006-11-16 06:08:49
·
answer #3
·
answered by virgentina55 6
·
1⤊
0⤋
não sabia que ele é heroi, acho que foi mais um capacho, não conheço nada que ele tenha feito para ser considerado heroi
2006-11-16 06:02:07
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
para mim herói só existe um
2006-11-16 05:56:32
·
answer #5
·
answered by wendell a 7
·
2⤊
1⤋
Eu não acho,o falecido quando da época da ditadura,e de govêr-
nos anteriores sempre ficou em cima do muro,só foi aparecer
quando das eleições indiretas e foi eleito pelos militares que o
aceitava como tal,talvez se ele conseguise tomar posse fizesse
algo de bom pelo Brasil,mas sinceramente... não acho,foi muito
bom para o neto Aécio que subiu nas paradas.
2006-11-16 06:09:45
·
answer #6
·
answered by lmendesgb900 4
·
0⤊
1⤋
Nunca ouvi falar que se considerasse Tancredo Neves, um herói. Nem que tenha sido filhote da ditadura, até porque sempre foi oposição ao governo militar. Abaixo dados retirados da Wikipédia:
Tancredo de Almeida Neves (São João del-Rei, 4 de março de 1910 — São Paulo, 21 de abril de 1985) foi um polÃtico brasileiro.
Foi eleito presidente do Brasil por um colégio eleitoral em 1985, mas não chegou a tomar posse no cargo.
Tancredo Neves, formou-se em Direito, tendo exercido o cargo de promotor-público. Foi casado com Risoleta Guimarães Tolentino, com quem teve três filhos. Recebeu o tÃtulo de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra.
Iniciou a carreira polÃtica em 1933, ao filiar-se ao Partido Progressista; em 1934, foi eleito vereador e prefeito interino em São João del-Rei.
Em 10 de novembro de 1937 presidia a câmara municipal de São João del-Rei quando Getúlio Vargas fechou o poder legislativo do Brasil.
Durante o Estado Novo foi preso duas vezes, em (1937 e 1939). Com o fim do Estado Novo voltou à polÃtica, eleito deputado estadual em 1947, deputado federal em 1950 e 1953, sempre pelo PSD mineiro.
Pimeiro Ministro
Durante o governo constitucional de Getúlio Vargas foi Ministro da Justiça e Negócios Interiores.
No governo de Juscelino Kubitschek foi presidente do Banco do Brasil.
Em 1960 foi derrotado por Magalhães ***** quando se candidatou ao governo de Minas Gerais.
Após a renúncia do presidente Jânio Quadros, articulou uma solução de compromisso com a instalação do parlamentarismo (1961), evitando que João Goulart fosse impedido de assumir a presidência por golpe militar. Foi primeiro-ministro, cargo que exerceu por dez meses.
Voltou à Câmara dos Deputados em 1963, lá permanecendo até 1979.
Apoiou o Governo de João Goulart até o final em março de 1964. Fez oposição à Revolução de 1964 desde seu inÃcio e foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Em 1978 foi eleito senador, e, a seguir, Governador do Estado de Minas Gerais, eleito por voto direto em 15 de novembro de 1982.
Com o fim de ARENA e MDB, Dr. Tancredo fundou, junto com Magalhães *****, o Partido Popular (PP), de curta duração, em 1981 e ingressou no novo PMDB.
Em 1984 participou do movimento das diretas-já que visava reestabelecer eleições diretas para a presidência da república.
Derrotada a emenda das diretas-já, torna-se candidato do PMDB à presidência da república, pelo colégio eleitoral.
Tancredo Neves foi indicado por uma coligação de partidos, com apoio de Ulysses Guimarães (a figura mais importante no perÃodo de redemocratização do paÃs). Tendo como candidato a vice na mesma chapa José Sarney, venceu o pleito em 15 de janeiro de 1985, por 480 votos contra 180 de Paulo Maluf.
A articulação que elegeu a dupla Tancredo e Sarney é tida ainda hoje como uma das mais complexas e bem-sucedidas na história polÃtica do paÃs.
2006-11-16 06:05:20
·
answer #7
·
answered by João Pinto 2
·
0⤊
1⤋
ele não chegou a tomar posse , foi assissinado pouco antes
2006-11-16 05:58:00
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋