Segundo meu dicionario eletronico Houaiss:
característica do que é provável;
1perspectiva favorável de que algo venha a ocorrer; possibilidade, chance
Ex.: há pouca p. de chuva;
2grau de segurança com que se pode esperar a realização de um evento, determinado pela freqüência relativa dos eventos do mesmo tipo numa série de tentativas;
3Rubrica: estatística.
número provável correspondente a (alguma coisa), calculado estatisticamente
Ex.: a p. de vida nesse país é de 60 anos;
4Rubrica: matemática.
número positivo entre zero e um, associado a um evento aleatório, que se mede pela freqüência relativa da sua ocorrência numa longa sucessão de eventos.
₢
2006-11-15 22:00:44
·
answer #1
·
answered by Luiz S 7
·
0⤊
0⤋
Mais resumido:
Probabilidade
A teoria da probabilidade é o ramo da matemática que estuda os fenômenos aleatórios. Sempre atraiu o interesse das pessoas devido às suas aplicações a diversas áreas como, por exemplo, a ciência e a engenharia, onde freqüentemente nos deparamos com experimentos que podem fornecer diferentes resultados. Um caso simples é o lançamento de um dado, já que não sabemos de antemão qual número obteremos.
A noção intuitiva de probabilidade é a seguinte: seja A um resultado de um dado experimento. Suponhamos que esse experimento seja realizado n vezes. Assim, diremos que nA é o número de vezes em que obtivemos o resultado A. Desse modo, temos que 0 £ nA £ n. Se a razão nA/n aproxima-se de um número p quando n fica indefinidamente grande, diremos que p é a probabilidade de A ocorrer e escrevemos p = P(A). Além disso, pela definição, 0 £ P(A) £ 1.
Por exemplo, se nosso experimento consistir do lançameno de um dado e o evento A é "sair o número 5", então P(A) = 1/6, pois numa longa série de lançamentos, a freqüência com que obtemos o número 5 aproxima-se de 1/6. Do mesmo modo, se o experimento for lançar uma moeda e A denotar "cara", então P(A) = 1/2. A probabilidade de um evento certo é 1; então podemos dizer que "domingo vem depois do sábado" com probabilidade igual a 1. Analogamente, a probabilidade de um evento impossível é zero; então podemos dizer que a probabilidade de obtermos o número 100 no lançamento de um dado é 0.
Freqüentemente, o que queremos determinar é a probabilidade de certo resultado pertencente a algum conjunto. Por exemplo, poderíamos estar interessados em determinar a probabilidade de que tenhamos um número par ao lançarmos um dado. Neste caso, o conjunto de resultados consiste de 2, 4 e 6. Um conjunto E deste tipo é dito um evento; se o resultado do experimento está em E, dizemos que o evento ocorreu. A probabilidade de um evento E é definida da mesma forma que no caso de um resultado simples; repetimos o experimento n vezes, denotamos nE como sendo o número de vezes que E ocorreu e definimos P(E) como o número do qual nE/n se aproxima quando n é indefinnidmente grande. No exemplo anterior, onde E = {2, 4, 6}, temos que P(E) = 1/2.
Sejam então A e B dois eventos. Denotaremos por A È B o evento obtido ao combinarmos os resultados de A e B em um único conjunto. Segue pela definição de probabilidade que se A e B são disjuntos, isto é, não têm resultados em comum, então
P(A È B) = P(A) + P(B)
Por exemplo, no experimento que consiste em lançar um dado, sejam A = {5} e B = {2, 4, 6}. Então A e B são disjuntos, A È B = {2, 4, 5, 6} e P(A È B) = 1/6 + 1/2 = 2/3.
No caso de lançar uma moeda ou um dado, é bastante intuitivo que não é necessário realizar o experimento para determinar as probabilidades de vários evenos. Isso se deve, nesses casos, à simetria entre as faces de uma moeda ou de uma dado. Assim, se um experimento um número finito N de possíveis resultados e se por alguma razão podemos considerar que eles são igualmente prováveis, então podemos associar a cada um deles uma probabilidade igual a 1/N. Assim, N = 6 para um dado, e cada face tem probabilidade de 1/6. A probabilidade de um evento E é então definida como NE/N, onde NE é o número de resultados no conjunto E. Quando calculamos essa quantidade, é conveniente nos referirmos aos resultados em E como os que são favoráveis e os que não são favoráveis. Assim, podemos dizer que a probabilidade do evento E é
P(E) = numero de resultados favoraveis dividido pelo numero total de resultados
Entretanto, devemos enfatizar que isso é verdade somente no caso em que os N resultados são igualmente prováveis.
Uma ferramenta indispensável para o cáculo de probabilidades é a análise combinatória. É com ela que contamos o número de resultados favoráveis para um dado evento. Além disso, existem inda várias propriedades bastante úteis na resolução de problemas.
Espero ter ajudado...
2006-11-16 06:38:27
·
answer #2
·
answered by Luis Fernando 2
·
0⤊
0⤋
[Do lat. probabilitate.]
S. f.
1. Qualidade de provável.
2. Motivo ou indício que deixa presumir a verdade ou a possibilidade dum fato; verossimilhança.
3. Mat. Número positivo e menor que a unidade, que se associa a um evento aleatório, e que se mede pela freqüência relativa da sua ocorrência numa longa sucessão de eventos.
fonte: Dicionário Aurélio
2006-11-16 03:12:18
·
answer #3
·
answered by adericleverson 7
·
0⤊
0⤋
A palavra probabilidade deriva do Latim probare (provar ou testar). Informalmente, provável é uma das muitas palavras utilizadas para eventos incertos ou conhecidos, sendo também substituida por algumas palavras como “sorte”, “risco”, “azar”, “incerteza”, “duvidoso”, dependendo do contexto.
Tal como acontece com a teoria da mecânica, que atribui definições precisas a termos de uso diário, como trabalho e força, também a teoria das probabilidades tenta quantificar a noção de provável.
Em essência, existe um conjunto de regras matemáticas para manipular a probabilidade, listado no tópico "Formalização da probabilidade", embaixo. (Existem outras regras para quantificar a incerteza, como a teoria de Dempster-Shafer e a lógica difusa (fuzzy logic), mas estas são, em essência, diferentes e incompatÃveis com as leis da probabilidade tal como são geralmente entendidas). No entanto, está em curso um debate sobre a que é, exactamente, que as regras se aplicam; a este tópico chama-se interpretações da probabilidade.
A idéia geral da probabilidade é frequentemente dividida em dois conceitos relacionados:
* Probabilidade aleatória, que representa uma série de eventos futuros cuja ocorrência é definida por alguns fenômenos fÃsicos aleatórios. Este conceito poder ser dividido em fenômenos fÃsicos que são previsÃveis através de informação suficiente e fenômenos que são essencialmente imprevisÃveis. Um exemplo para o primeiro tipo é uma roleta, e um exemplo para o segundo tipo é um vazamento radioativo.
* Probabilidade Epistemológica, que representa nossas incertezas sobre proposições quando não se tem conhecimento completo das circunstâncias causativas. Tais proposições podem ser sobre eventos passados ou futuros, mas não precisam ser. Alguns exemplos de probabilidade epistemiológica são designar uma probabilidade à proposição de que uma lei da FÃsica proposta seja verdadeira, e determinar o quão "provável" é que um suspeito cometeu um crime, baseado nas provas apresentadas.
à uma questão aberta se a probabilidade aleatória é redutÃvel à probabilidade epistemiológica baseado na nossa inabilidade de predizer com precisão cada força que poderia afetar o rolar de um dado, ou se tais incertezas existem na natureza da própria realidade, particularmente em fenômenos quânticos governados pelo princÃpio da incerteza de Heisenberg. Embora as mesmas regras matemáticas se apliquem não importando qual interpretação seja escolhida, a escolha tem grandes implicações pelo modo em que a probabilidade é usada para modelar o mundo real.
2006-11-16 02:36:20
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
PROBABILIDADE, é uma maneira matematicamente de analisar as diversas formas de algo ou alguma coisa acontecer. Existem várias formas matemáticas de probabilidade. Pegue um livro de estatística e você poderá tirar as suas dúvidas.
2006-11-16 02:18:53
·
answer #5
·
answered by Moreno 2
·
0⤊
0⤋
Informalmente, provável é uma das muitas palavras utilizadas para eventos incertos ou conhecidos, sendo também substituida por algumas palavras como “sorte”, “risco”, “azar”, “incerteza”, “duvidoso”, dependendo do contexto.
2006-11-16 02:08:09
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
chances de se ter alguma coisa...
2006-11-16 01:29:25
·
answer #7
·
answered by reylla_aia 3
·
0⤊
0⤋
nada mais diferente que nosso amigo falou, é feito um calculo onde o resultado desses calculos formam a possibilidade de, por exemplo, acertar na mega sena, etc...
flw
2006-11-16 01:27:09
·
answer #8
·
answered by carlo colliselli 2
·
0⤊
0⤋
São as possibilidades,as chances de algo ..
2006-11-16 01:17:33
·
answer #9
·
answered by Cláudia Saurenmann 5
·
0⤊
0⤋