Eu já li dele Bilhões e Bilhões (uma edição póstuma, já que ele morreu antes da publicação, e tem um artigo da viúva dele, contando como foi a luta dele contra o câncer), e é uma boa leitura. Acho que todos os livros dele são excelentes, mas já vi muita gente recomendar o livro "O Mundo Assombrado Pelos Demônios".
Veja os links e resenhas:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=45205&franq=143499
"Indispensável para que se compreenda a fronteira entre conhecimento científico e a "pseudo ciência" que invade nossos lares por todos os meios. Indispensável para qualquer profissional cuja especialidade está sempre sob questão."
Resenhas Editoriais:
Brilhante defesa do ceticismo
Um dos cientistas mais famosos do mundo, Carl Sagan celebrizou-se não pela produção científica, mas pela atividade de divulgador. Além de "Cosmos", a popularíssima série de TV que apresentava, Sagan publicou diversos livros e inúmeros artigos voltados ao público leigo, tudo para despertar na população o interesse pelo conhecimento científico. Em "O Mundo assombrado pelos demônios", o tema escolhido é o próprio método científico, particularmente a atitude de nada aceitar sem provas razoáveis: o ceticismo. É irônico que logo Carl Sagan tenha escrito este livro, pois muitos de seus colegas cientistas o têm desprezado e criticado, acusando-o exatamente de ser "pouco sério". Isso porque Sagan acreditava na possibilidade da existência de vida extraterrestre e foi um dos principais proponentes do projeto SETI (busca de inteligência extraterrestre), que tenta captar sinais artificiais de rádio emitidos por planetas distantes. Porém, defender este projeto não implica de forma alguma em falta de seriedade e ceticismo, e Sagan explica isto muito bem em seu livro. Aliás, justamente por ser astrônomo, os maiores ataques de Sagan recaem sobre os canais de Marte, as seitas esotéricas que esperam OVNIS no quintal e as histórias de abdução. Ele explica que é preciso considerar explicações muito mais plausíveis para as luzes celestes e desenhos geométricos na grama antes vê-los como manifestações de ETs. Explica tanto, aliás, que às vezes se torna repetitivo, o principal defeito do livro. No mais, é uma obra tão interessante quanto útil, uma brilhante defesa do pensamento cético que, como diz o autor, "deveria ser ensinado regularmente nas escolas secundárias". -- por Renato Domith Godinho
http://www.pontomidia.com.br/ricardo/arquivos/o_mundo_assombrado_por_demonios.html
Poucos livros eu recomendaria com insistência. O Mundo Assombrado por Demônios é um que considero leitura obrigatória para qualquer pessoa. Não por que é bem escrito (não é) nem por que fala de alienígenas (fala bastante), mas por que trata com consciência de um assunto tão em baixa nos dias de hoje: ceticismo. E é escrito por Carl Sagan, um dos grandes entusiastas da Ciência em nosso século.
O livro realmente é sobre a Ciência, com C maiúsculo, mas não há Ciência sem ceticismo. Sagan discorre por todo tipo de fenômeno bizarro que ocorre no mundo atual ou ocorreu em épocas remotas, traça paralelos, derruba superstições e acaba com duas conclusões: (i) todo acontecimento deve ser avaliado com visão crítica e cética, desde fatos estranhos (como a presença de alienígenas na Terra) até o cotidiano (escolher frutas no supermercado) e (ii) o ser humano é falível, os sentidos são facilmente enganáveis e massas podem ser manipuladas.
A leitura é obrigatória simplesmente por que, ao analisarmos o que fazemos em nossas vidas, raramente podemos dizer que estamos analisando os fatos como são, dificilmente conseguimos olhar qualquer outro lado que não aquele que nos interessa e nunca nos vemos livres de superstições bobas, porém potencialmente perigosas. Sagan tenta abrir os olhos do leitor, não para mudar seu jeito de ser, mas pelo menos para fazer com que se dê conta do que faz. E apresentar os benefícios de se ter uma visão cética no mundo de hoje. Visão esta que tem feito falta.
Não é um livro perfeito, porém. Para começar, não é científico. Não há citações, nem provas extensas. É necessário acreditar na palavra do autor quando este diz que determinado fato "se provou incorreto". E Sagan é um pouco rápido demais em abraçar fatos que ajudam em seus argumentos. O caso mais notável é o dos "sinais" em plantações (aqueles representados no filme "Sinais"). Sagan derruba cada teoria pseudo-científica, mas quando dois cidadãos se proclamam culpados por realizar a maioria dos sinais, nenhum questionamento da verdade da confissão é feito. A preferência por uma Navalha de Occam particularmente afiada é notável em todo o livro. O que não deixa de ser correto: se é possível explicar um fenômeno utilizando o que já se conhece, por que criar fantasias?
Carl Sagan é autor também de diversos livros com intuito de divulgar a ciência para o público leigo, e também do romance "Contato". Morreu em 1996.
2006-11-15 22:27:22
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Eu já li todos esses e os recomendo:
1) Os Dragões do Éden
2) O Cérebro de Broca (editado no Brasil com o título O Romance da Ciência)
3) Cosmos
4) Pálido Ponto Azul (continuação de Cosmos)
5) O Mundo Assombrado pelos Dêmonios: A Ciência como uma Vela no Escuro (1996)
6) Contato
7) Bilhões e Bilhões
2006-11-16 09:42:25
·
answer #2
·
answered by roamara 5
·
1⤊
0⤋
Olha eu nunca li livro do Carl Sagan, mas vou fazer uma pesquisa e se me interessar vou ler algo sobre ele, eu posso te indicar livros de outro Autor ;-)
Eu não sei se vc vai ler ou não, vc pode encontrar na bibliotéca, é sobre como usar e entender dinheiro.
O Autor é Roberto T. Kiosaki, ele escreveu uma série de livros sobre dinheiro e a forma de pensar sobre o dinheiro.
Se vc se enteressar o Primeiro da série é "Pai Rico Pai Pobre".
é fácil de encontrar em livrarias e vc pode dar uma olhada nos outros livros dele.
Eu tenho o "Guia de Investimentos" e "Como se aposentar jovem"
Espero que goste
Boa sorte
:-)
2006-11-16 00:58:59
·
answer #5
·
answered by syramyst 1
·
0⤊
0⤋