Caro Silé,
respondendo sua pergunta: Sim! Apesar de existir um preconceito velado contra sebos, eles se mostram não só uma opção economicamente interessante como nos presenteiam eventualmente com raridades fora de catalogo.
Comecei a ler muito cedo, antes dos seis anos e nunca mais parei. Diria que é a leitura tornou-se praticamente uma necessidade fisiológica, algo como respirar.
À aproximadamente 10 anos, resolvi fazer uma "viagem ao redor do mundo literário". Porém resolvi fazer esta viagem através da literatura underground, fora do círculo dos intitulados best-selers ou lista dos mais vendidos (não que isso signifique que estas listas não contenham bons livros e escritores, apesar que maioria das vezes o que impera é o apelo comercial pura e simplesmente). Comecei minha viagem pela América do Sul, passando pelo Uruguai, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia, depois subindo pela América Central, como Antilhas e Panamá, depois Cuba, EUA, Canadá, atravessei para a Europa, passando antes pela Islândia, fui para o leste europeu, Ásia, Japão, Oceania, cheguei até o continente africano e finalmente após quase 1 ano de procuras e descobertas pelo que há de melhor na literatura mundial desembarquei no Brasil para finalizar meu "tour".
Nessa busca incessante, os sebos foram de vital valor, pois tive a aportunidade de travar conhecimento com escritores reconhecidamente brilhantes, mas fora do contexto do entretenimento fácil ou puramente comercial. Só para exemplificar cito Rómulo Gallegos na Venezuela, com o belo "Sobre la misma tierra"; o sofisticado e amargo Saul Bellow, Canadá, com "O rei da chuva" e "Herzog"; na França o impontual Emanuel Bove com "Os amigos"; no leste europeu a surpreendente Agota Kristoff na Hungria com sua trilogia sobre os horrores da guerra em "Um caderno e tanto", "A prova" e "A terceira mentira"; na Africa do Sul, Fred D'aguiar com o poético "A mais remota lembrança"... Bem, não vou me delongar, mas afirmo que salvo engano todos estes livros citados acima foram adquiridos em sebos, e tratam-se de na sua maioria livros fora de catalogo ou mesmo importados, que nunca tiveram impressão no Brasil.
Por isso digo que entrar em um sebo é como entrar em uma antiga mina de ouro desativada: quando menos se espera aparece um veio novo de uma brilhante literatura, esperando para ser descoberta por um ávido leitor.
Minha ultima aquisição foi "A volta do parafuso" de Henry James, um thriller psicológico e de suspense surpreendente(Apesar de já ter tido um exemplar a alguns anos atrás que foi extraviado, por se tratar do livro que é, resolvi compra-lo e o reli com extremo prazer0. Apesar de se achar edições novas do mesmo, consegui uma ediçao em capa dura de 1980, em perfeito estado e com um preço muito acessível.
Portanto recomendo a todos que descubram este prazer de garimpar raridades e novidades em um sebo e boa diversão.
Abraços, Moran
2006-11-16 05:43:07
·
answer #1
·
answered by Moran 5
·
0⤊
0⤋
Já comprei em sebos, mas geralmente compro usados em feiras de antiguidades.
O último que comprei foi um do Nietszche, mas não lembro qual.
2006-11-17 06:25:50
·
answer #2
·
answered by Filosófica 4
·
1⤊
0⤋
ja comprei muitos la encontramos livros otimos.o ultimo que comprei foi a historia de Rasputim
2006-11-17 05:32:14
·
answer #3
·
answered by anilosi 3
·
1⤊
0⤋
Sim, sou viciada em sebos. Os últimos livros que comprei estão agora fazendo parte da minha pequena biblioteca Tolkien: O Hobbit e a trilogia Senhor dos Anéis. Terminei de ler o Hobbit e estou no início do primeiro volume do Senhor dos Anéis.
2006-11-16 09:57:08
·
answer #4
·
answered by Ginevra 4
·
1⤊
0⤋
Comprei a coleção completa das obras adultas de Montero Lobato.
2006-11-16 06:29:06
·
answer #5
·
answered by roberta r 5
·
1⤊
0⤋
Não, mas já comprei uma revista que faltava para a coleção, era uma de quadrinhos (Conan)
2006-11-16 00:32:56
·
answer #6
·
answered by Moa_ nalon 3
·
1⤊
0⤋
É um livro de uma fisioterapeuta francesa que esclarece tudo sobre os nossos problemas de dores no corpo. Ela escreveu vários livros que eu tenho e este tinha desaparecido.
Foi esta senhora que inventou a anti-ginástica. Você pode ler que vai gostar muito.
O Corpo tem suas Razões Thérèse Bertherat
2006-11-19 23:07:29
·
answer #7
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Ultimo que comprei foi Brumas de Avalon
o volume 1
otimo o livro, conta um pouco da historias dos celtas
2006-11-19 11:53:16
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim... ^.^
Da ultima vez comprei a coleçao As Brumas de Avalon...
e O livro dos mortos.
Adoro livros, e as vezes os "sebos" nos permitem achar mtas raridades.
2006-11-18 10:45:44
·
answer #9
·
answered by Pandora 2
·
0⤊
0⤋
Oi,
Comprava muitos, mas as livrarias virtuais estão detonando com esse mercado: livros a R$ 9,90, acredita???
O último que comprei no sebo foi "Os sete minutos" (Irving Wallace), faz pouco tempo.
Eu já tinha lido e comprei para "meu filho preferido" (rs) ler.
Um abraço
2006-11-17 08:45:28
·
answer #10
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
Oi...
Sim... o último que comprei é "Caminho da Liberdade - Howard Fast", é um livro maravilhoso que conta de que maneira o negro foi integrado à sociedade da Carolina do Sul, após a Guerra de Secessão, entre os Estados do Sul e Norte e de que maneira foi elaborada a Nova Constituição... baseado no contexto histórico muito forte e emocionante! eu amei...
Bjo
Mi
2006-11-17 08:35:18
·
answer #11
·
answered by Mi Estrela 3
·
0⤊
0⤋