English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-15 11:35:31 · 2 respostas · perguntado por Alexsandra C 1 em Ciências e Matemática Física

2 respostas

Tudo a ver, Alexsandra. A Lei de Boyle diz que se a temperatura for constante pressão e volume são inversamente proporiconais, ou seja, quando o volume aumenta, a pressão diminui e vice-versa.
Entre a caixa toráxica e os pulmões existe uma membrana chamada pleura, que envolve os pulmões. Quando o nosso centro respiratório emite uma órdem através do sistema nervoso, o diafrágma, que é um músculo situado logo abaixo dos pulmões (divide abdome e torax), se contrai e puxa a pleura para baixo, ao mesmo tempo que os músculos intercostais elevam as costelas, mantendo o tórax expandido.
Essas ações mecânicas da caixa toráxica e do diafrágma exercem uma pressão negativa sobre a pleura e desta sobre os pulmões (cerca de 0,05 atm) fazendo com que esses aumentem de volume.
Como a pressão atmosférica é maior que a pressão no interior dos pulmões (1atm enquanto nois pulmões é de 0,95atm), o ar flui para o seu interior até que as pressões se equalizem.
Quando os músculos intercostais e diafrágma relaxam, como são elásticos retornam a sua posição original fazendo pressão sobre a pleura e sobre os pulmões (os mesmos 0,05atm só que positiva) fazendo com que o volume dos pulmões tenda a diminuir.
Aí ocorre o processo inverso, a pressão no interior dos pulmões fica maior que a externa (1,05atm e fora é de 1atm) e assim o ar flui do local de maior pressão para o de menor, ou seja, do pulmão para o meio ambiente, até que as pressões se equalizem.
Temos então que os músculos intercostais e diafrágma ora fazem com que a pressão no interior dos pulmões diminua aumentando seu volume e ora fazem com que essa pressão aumente tendendo a diminuir de volume. Numa relação inversamente proporcional tal qual nos enuncia a lei de Boyle.
Já o ar entrar ou sair dos pulmões, se dá pelas diferenças de pressão interna e externa, sendo que o ar flui do ambiente de maior pressão para o de menor pressão.

2006-11-15 12:20:10 · answer #1 · answered by Ebeneser 2 · 2 0

Lei de Boyle - A temperatura constante, o volume ocupado por uma quantidade fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão.
P·V = k = constante
Portanto, não há relação com a respiração.

2006-11-15 11:43:01 · answer #2 · answered by Marivaldo L 6 · 0 3

fedest.com, questions and answers