English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

a politica do big stick ou a politica do porrete foi que os eua queria mandar nos paises americanos na força

2006-11-15 22:46:42 · answer #1 · answered by wendell a 7 · 1 0

Tudo!! A política do Big Stick (Grande Porrete) foi uma das saídas que permitiram o aumento do imperialismo, pois os Estados Unidos passaram a utilizar a força contra outros países (grande porrete) e assim tornar-se cada vez mais onipotente..

No final do século XIX, no ano de 1898, os americanos travaram a guerra hispano-americana com a Espanha, da qual saíram vencedores, passando a dominar ou controlar despojos coloniais do império espanhol, como Cuba, e Porto Rico, na América Central, e as Filipinas, no Extremo Oriente[6]. Era o começo da chamada política do porrete, ou Big Stick, que se caracterizou pelo processo de intervenção americana nos países latino-americanos, reflexo ainda da doutrina Monroe e da idéia de 'destino manifesto' [7].

Para consolidar o projeto de Monroe e outros, o imperialismo americano se impôs também inexoravelmente sobre a América Latina. Acontecimento característico desta época foi a intervenção americana no processo de independência do Panamá, que fazia então parte da Colômbia. Em nome de um disfarçado ‘incentivo à liberdade e à autodeterminação dos povos latino-americanos’, especialmente no caso do Panamá, os Estados Unidos ganharam muitos ‘agrados’. Não à toa o canal do Panamá foi construído por empresas americanas, e explorado por elas desde a sua inauguração, em 1914, até sua devolução no ano de 2000[8].

E se vocês já se cansaram desta breve história do imperialismo americano, não podem se esquecer do envolvimento norte-americano, para o bem e para o mal, nas duas guerras mundiais, bem como da sua hostilidade durante os anos da chamada Guerra-fria, que foi marcada pelo envolvimento, direito e indireto, das duas superpotências em vários outros conflitos ao redor do mundo, como por exemplo a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã, a Guerra entre o Irã e o Iraque, este último como sabemos apoiado pelos EUA, e a Guerra Civil em Angola; bem como em outros conflitos menores, especialmente na América Central, na Ásia e na África[9].

Aumentando as atrações de seu grande circo imperialista, então com o objetivo de evitar uma cubanização na América Latina, os americanos também apoiaram diretamente os processos ditatoriais que se seguiram ao início da Guerra-fria, entre eles a ditadura brasileira e o golpe chileno.

2006-11-17 00:15:31 · answer #2 · answered by Vanyle 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers