English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-15 08:03:32 · 6 respostas · perguntado por Dj JojO 2 em Ciências e Matemática Engenharia

6 respostas

É o efeito que alguns cristais ou substancias tem de transformar energia eletrica em cinetica e vice-versa. O cristal de quartzo por exemplo, quando submetido a pressão, gera um minuscula corrente eletrica, do mesmo modo se aplicada uma corrente eletrica nele, ocorre uma vibração. Aliás esse é o principio do relogio de quartzo, conhecido por sua precisão.

2006-11-15 08:07:09 · answer #1 · answered by Alberan 3 · 1 0

É a "eletricidade relacionada à pressão", como no cristal de quartzo que gera eletricidade quando é submetido à pressão e muda de tamanho com uma corrente elétrica. É usada por exemplo para captar a vibração de uma guitarra elétrica.

2006-11-15 16:19:24 · answer #2 · answered by Sistema428 - eu uso del.icio.us 5 · 1 0

PIEZOELETRICIDADE

Alguns sólidos, notavelmente certos cristais, têm polarização elétrica permanente. Outros cristais se tornam eletricamente polarizados quando sujeitos a um stress. Em polarização elétrica, o centro de carga positiva dentro de um átomo, molécula, ou elemento de estrutura cristalino está ligeiramente separado do centro de carga de negativa. Piezoeletricidade (literalmente " eletricidade de pressão") é observada se um stress é aplicado a um sólido, por exemplo, dobrando, torcendo, ou comprimindo esse sólido. Se uma pequena parte de quartzo é comprimida entre dois eletrodos, uma diferença de potencial acontece; reciprocamente, se o cristal de quartzo é inserido em um campo elétrico, a tensão resultante altera suas dimensões. A Piezoeletricidade é responsável pela grande precisão de relógios equipados com osciladores de quartzo. Também é usado em violões elétricos e vários outros instrumentos musicais para transformar vibrações mecânicas em sinais elétricos que são então ampliados e convertidos em sons através de amplificadores.

Um cristal sobre tensão exibi de o efeito de piezoeletricidade direto; uma polarização P, proporcional à tensão, é produzida. No efeito de conversão, um campo elétrico aplicado produz uma distorção do cristal, representada por uma tensão proporcional ao
campo aplicado.

Para um corpo elástico, a mudança em suas dimensões é proporcional à tensão. A constante de proporcionalidade é o coeficiente de elasticidade Y, também chamado módulo de Young, em homenagem ao físico inglês, Thomas Young. Usando aquela relação, a polarização induzida pode ser escrita como P = dY, enquanto que a força necessária para manter a tensão constante quando o cristal está em um campo elétrico é iqual a -dY E. A tensão em um corpo elástico deformado é a mudança fracionária nas dimensões do corpo em várias direções; a stress é a pressão interna em várias direções.

A efeito da polarização responsável pela piezoeletricidade surge de pequenos deslocamentos de íons na estrutura cristalina. Esse efeito não é encontrado em cristais com centro de simetria.
O efeito direto pode ser bastante forte; um potencial V = Yd/K é gerado em um cristal comprimido, onde K é a constante dielétrica. Se o PZT, o Titanato Zirconato de Chumbo, for colocado entre dois eletrodos e uma pressão que possam causar uma redução de apenas 1mm/20, um potencial de 100.000 volts é produzido. Esse efeito pode ser usado, por exemplo, para gerar uma faísca elétrica para acender um fogão a gás natural.

Na prática, o efeito de conversão piezoelétrica que acontece quando um campo elétrico externo muda as dimensões de um cristal, é pequeno porque os campos elétricos que podem ser gerados num laboratório são minúsculos se comparados com os existentes na matéria. Um campo elétrico estático de 10 volts por metro produz uma mudança de somente 0.001 milímetro no comprimento de um cristal de quartzo com 1 centímetro. O efeito pode ser aumentado pela aplicação de um campo elétrico alternado de mesma freqüência da vibração mecânica natural do cristal. Muitos cristais têm um fator de qualidade Q de
várias centenas, e, no caso de quartzo, o valor pode ser 10. O resultado é um coeficiente de piezoeletricidade Q vezes maior que um campo elétrico estático. O Q muito grande de quartzo é explorado em circuitos de osciladores eletrônicos para fazer cronômetros notavelmente precisos. As vibrações mecânicas que podem ser induzidas num cristal pelo efeito de conversão piezoelétrica também são usadas para gerar ultra-som, que é um som com freqüência muito maior do que as freqüências audíveis ao ouvido humano-maior que 20 quilohertz. O som refletido é detectável pelo efeito direto. Tais efeitos formam a base de sistemas de ultra-som usados em sondas de profundidade, usadas em lagos e vias fluviais para localização de peixes. O ultra-som tem encontrado aplicação em imagens médicas (por exemplo, monitoramento fetal e a descoberta de anormalidades como tumores de próstata). O uso de ultra-som torna possível produzir quadros detalhados de órgãos e outras estruturas internas devido a variação na reflexão de som de vários tecidos do corpo. Filmes finos de polímero plástico com um coeficiente piezoelétrico de cerca de 10 -11metros por volt estão sendo desenvolvidos e têm numerosas aplicações.

2006-11-15 16:12:26 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 1

É a eletricidade produzida quando se aplica uma força, ou pressão, mecânica em um certo tipo de material de estrutura cristalina (cristal). Na verdade, um cristal pode ser cortado em 3 eixos distintos (x ou y ou z);um mecânico, outro elétrico e o último óptico; e conforme este corte obtêm-se características comportamentais diferentes do cristal.
Assim, se aplicar-se uma força no eixo mecânico temos, no eixo elétrico, a produção de uma DDP(tensão elétrica) proporcional ao valor da força.Portanto, este cristal é um fantástico sensor de forças, usado para medir acelerações de um veículo ou mesmo monitorar o braço de um robô.
Pode-se, ao contrário, aplicar tensão no eixo elétrico de modo a obter uma variação mecânica no eixo mecânico.Isso mesmo!O cristal expande ou se contrai, proporcionalmente,conforme a polaridade da tensão aplicada.Esta técnica é usada nos fones de ouvido piezoelétricos, naturalmente, e nos cabeçotes de impressão de impressoras tipo jato de tinta para cuspir tinta com precisão e velocidade, por exemplo.
O eixo óptico, portanto, serve p/ aplicar luz e conforme a intensidade da mesma produzir tensão ou vibração mecânica, conforme o eixo de saída escolhido.Porém não conheço aplicação prática utilizada atualmente p/ este eixo.

2006-11-15 21:01:52 · answer #4 · answered by Marçal 3 · 0 0

A palavra piezoeletricidade literalmente significa“eletricidade de pressão”: o prefixo piezo é derivadoda palavra grega piezin, que significa pressão.Piezoeletricidade é uma polarização elétrica produzidapor certos materiais, como algumas moléculas de cristais, quando submetidos a uma deformação mecânica.
Sacou o esquema?
Abraços.

2006-11-15 16:07:20 · answer #5 · answered by Paulo-GO 3 · 0 1

Eu já comi uma, é uma pisa-elétrica.
É quente pra caramba.

2006-11-15 16:11:29 · answer #6 · answered by Soraya 6 · 0 4

fedest.com, questions and answers