“O acaso, e somente o acaso, fez tudo — da sopa primordial ao homem”, disse o prêmio Nobel Christian de Duve, falando a respeito da origem da vida. É o acaso, porém, uma explicação racional para a causa da vida?
O que é acaso? Alguns pensam em termos de probabilidade matemática, como no lançamento de uma moeda para o alto. Mas não é assim que muitos cientistas usam “acaso” com relação à origem da vida. A vaga palavra “acaso” é usada como substituta de uma palavra mais precisa, como “causa”, especialmente quando a causa é desconhecida.
“Personificar o ‘acaso’, como se estivéssemos falando de um agente causativo”, observa o biofísico Donald M. MacKay, “é fazer uma transição ilegítima de um conceito científico para um conceito mitológico quase religioso”. Robert C. Sproul também destacou: “Por chamar há tanto tempo de ‘acaso’ a causa desconhecida, as pessoas começam a esquecer-se de que se fez uma substituição. . . . Para muitos, a suposição de que ‘acaso é igual a causa desconhecida’ veio a significar que ‘acaso é igual a causa’.”
O prêmio Nobel Jacques L. Monod, por sua vez, usou esta linha de raciocínio acaso-igual-a-causa: “O mero acaso, absolutamente desimpedido, porém cego, [está] na própria base da estupenda estrutura da evolução”, escreveu. “O homem finalmente sabe que está sozinho na insensível imensidão do Universo, do qual ele surgiu apenas por acaso.” Note que ele diz: “POR acaso.” Monod faz como muitos outros — eleva o acaso a um princípio criativo. O acaso é apresentado como meio pelo qual a vida veio a existir na Terra.
Segundo certos dicionários, “acaso” é ‘o suposto determinante impessoal, sem objetivo, de inumeráveis acontecimentos’. Assim, quem diz que a vida surgiu por acaso está dizendo que ela surgiu por meio de um poder casual desconhecido. Não estariam alguns virtualmente escrevendo “Acaso” com inicial maiúscula — dizendo, na verdade, Criador?
2006-11-15
07:37:09
·
19 respostas
·
perguntado por
?
3
em
Ciências e Matemática
➔ Biologia
O acaso não é uma base sólida para a evolução. A conclusão, óbvia, é que não somos frutos do acaso. Somos frutos de uma criação! Deus existe e nos criou, isso é indiscutível, não concorda?
2006-11-15
07:39:03 ·
update #1
Por que nenhum ateu responde suas perguntas?
Será que nenhum tem argumentos?
Fica difícil tentar argumentar com o lógico, não é?
Ou a pessoa crê em Deus, ou é servo do "Acaso"
2006-11-15 08:17:03
·
answer #1
·
answered by ___Kadu___ 2
·
1⤊
0⤋
Bem, acredito que nada acontece por acaso. A miopia de alguns pode eleger os fatos ao acaso, eu não.
2006-11-15 15:48:37
·
answer #2
·
answered by Garcia 4
·
2⤊
0⤋
CONCORDO!!!
Para mim também, não existe o acaso, nem as coincidências...
Tudo tem uma causa e uma finalidade!
2006-11-15 15:42:46
·
answer #3
·
answered by Jaciara 4
·
1⤊
0⤋
O acaso depende do dimensionamento da situação. Depende pra que ele é destinado. Se ele vai decidir se algo pode ou não dar certo, ele apresenta 50% de chances de ir para cada lado. O acaso ocorre por igual, ele define o que seremos, muitas nossas decisões são tomadas ao acaso. Pior é manipulá-lo e acabar se arrependendo do que fez. Tudo na vida é por acaso, e este é comandado pelo destino.
2006-11-15 16:48:18
·
answer #4
·
answered by Dj JojO 2
·
0⤊
0⤋
Você certamente não leu Monot todo ( O Acaso e a Necessidade, em portugues). Leia primeiro, se possível sem preconceitos, depois me manda um e-mail que a gente até pode discutir.
Um abraço.
2006-11-15 16:15:08
·
answer #5
·
answered by chefeclin 7
·
1⤊
1⤋
Meu amigo, eu acho que entendi a sua pergunta, me parece que você não tem duvida alguma sobre a criação do Universo pelo menos em sua opinião, me parece que a sua pergunta é pertinente ao “Acaso”, porem acaso pra mim é diferente de causa. Ninguém fica com depressão por acaso (esse acaso vem com aparência de uma coisa gratuita ou sem sentido), mas a pessoa se torna depressiva por alguma causa, oculta ou não, fÃsica ou não, cabendo ao médico e psicólogo descobrirem a causa, assim o tratamento tem um fim bom.
Sobre a teoria da evolução, ela também evolui ao passar dos tempos, ela é acrescentada e alterada aos poucos, existem discussões calorosas mesmo entre os cientistas, e alguns deles no fim reconheceram que o universo não teve seu inicio por “acaso”, que era necessário uma força motora para iniciar, daà talvez você possa saber mais pelos Gnósticos, mas não é esse o caso. Os gastos enormes dos cientistas para tentarem descobrir vida do universo talvez seja uma das pistas que nem os eles acreditam que nós estamos sós, talvez eles até já saibam que não estamos, mas sei que sua pergunta não foi nessa direção. Então “acaso” é diferente de “causa”, para qualquer dia monótono existe a causa, porém você nunca vai morrer ao “acaso” se passar por um tiroteio, à causa da sua morte foi estar no lugar errado e na hora errada, e não somente ao “acaso” de estar ali, afinal vc se moveu para estar ali, então para o universo ser o que é hoje, ele saiu do seu lugar para se tornar essa maravilha. Pra mim, nada é acaso!
2006-11-15 16:03:20
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O termo correto é probabilidade e não acaso, e é uma verdade matemática incontestável.
Em uma definição simples significa que, em havendo tempo suficiente nenhum evento é impossível de ocorrer, e que até em algum momento deverá certamente ocorrer.
Talvez por sua visão mística ou religiosa das coisas, que inclusive eu respeito, você não consiga aceitar essa verdade comprovada e prefira aceitar outras suposições impossíveis de serem provadas.
2006-11-15 16:03:06
·
answer #7
·
answered by Peter Kanthropus 5
·
0⤊
0⤋
Não acredito em léu ou acaso. Tal crença seria negar qualquer divindade e igualar-me aos minerais... O Acaso seria a Oportunidade, que não é igual para todos e para a qual nem sempre estamos preparados quando surge. Mas esta mesma oportunidade nada mais é do a conseqüência de nossas escolhas: certas ou erradas, ocasionando melhores ou piores condições de escolha.
Mas se considerarmos apenas nosso ciclo atual, podemos dizer que as escolhas podem trazer mais ou menos sensações de conforto e bem-estar do ponto de vista material.
Assim, pode ser que inconscientemente (pelo menos na nossa distorcida visão) façamos escolhas corretas sem nenhuma pretensão de acertar... Neste ponto chegamos à conclusão de que estas escolhas são casuais... Mas desconfio mesmo desta casualidade, pois não sabemos se o que parece inconsciente o é realmente...
E de pensar posso acabar louco. Por isso mesmo prefiro maneirar nas minhas conjecturas, pois o Universo é poderoso demais para mim, ser tão pouco evoluido e opaco...
Abraços...
2006-11-15 16:01:47
·
answer #8
·
answered by Rick_SP 2
·
0⤊
0⤋
O acaso é uma probabilidade, como na experiencia do gato dentro de uma caixa de chumbo com material radioativo, 50% de chances de sobreviver, 50% de chances de morrer, é como burlar a realidade, mas se pudesse prever esses acontecimentos, mas creio que para isso existam os profetas.
2006-11-15 15:54:20
·
answer #9
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
Se é assim o Acaso tem todas as chances...
2006-11-15 15:52:35
·
answer #10
·
answered by Ð♀Þ®☼© 7
·
0⤊
0⤋