English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

DOMINGO, 5 DE NOVEMBRO DE 2006 FOLHA DE S.PAULO

D A N U Z A L E Ã O
Carta a d. Marisa
D.MARISA, a senhora deve estar muito feliz; seu marido ganhou as eleições, e será presidente por mais quatro anos. Parabéns.
Imagino que quando foi eleito pela primeira vez, deve ter sido difícil para a senhora; seria para qualquer mulher. Se habituar a uma nova vida, ter que fazer coisas em que nunca pensou; por outro lado, não poder fazer um monte de coisas às quais estava habituada, ter que obedecer ao protocolo, andar cercada de seguranças, não poder entrar num shopping - a senhora deve ser louca por um shopping, não ? - e tendo que ter uma vida privada, quase secreta, já que a imprensa está sempre de olho. De olho para falar da cor do esmalte de suas unhas, do penteado, do botox que botou - ou não - e, correndo sempre o risco de alguém de sua intimidade ser indiscreta e contar o que a senhora come no café da manhã, se faz dieta, se fuma, enfim, todas essas coisas que qualquer mulher tem liberdade para fazer,menos a primeira-dama. Devem ter sido quatro anos difíceis , mas já passaram.
Agora a senhora tem mais quatro anos pela frente; quais são os seus planos ? Não seria hora de fazer alguma coisa além de ficar sentada naquela cadeira, nas cerimônias oficiais, enquanto seu marido discursa ? Ah, d. Marisa, esse país é cheio de problemas, e a senhora poderia ajudar em alguma coisa. Já existe o Bolsa Família e o Fome Zero, mas ainda há muita coisa a ser feita. Não digo que a senhora seja a mulher mais poderosa do país, mas é casada com o homem mais poderoso, por isso pode decidir fazer o que quiser, e terá toda a ajuda de que precisar. Ajuda financeira, e ajuda de centenas de mulheres que adorariam colaborar com qualquer coisa que a senhora inventasse fazer. Capacidade a senhora tem: não me esqueço de um programa de televisão onde a vi fazendo sanduíches para vender nas assembléias de metalúrgicos, anos antes de sonhar onde iria chegar. Esse tipo de coisa a senhora não precisa mais fazer, mas existem outras coisas que não seriam nenhum sacrifício, e que poderiam fazê-la até muito feliz por estar ajudando o governo de seu marido. Porque botar uma camiseta, sorrir e aplaudir, convenhamos, é muito pouco.
Fazer o quê ? Não falta quem lhe diga. Seu marido tem um monte de assessores, todos prontos para ter 50 idéias geniais para que a senhora faça alguma coisa para melhorar a vida de quem precisa. A senhora é forte, decidida, e não tem sentido passar mais quatro anos trocando de terninho para acompanhar o presidente nas viagens, sorrindo para os fotógrafos, não dizer nada sobre assunto algum, e não fazer rigorosamente nada. Não que a senhora tenha obrigação, mas seria bacana termos uma primeira-dama engajada em algum projeto social, fosse ele qual fosse.
Mas se a senhora quiser continuar a viver a vidinha que vive há quatro anos, poderia pelo menos - pela imagem, d. Marisa, pela imagem - visitar às vezes um hospital público (sem avisar, para ver a fila na porta), uma creche, uma escola, para mostrar que se interessa pelos mais necessitados, e que seus próximos quatro anos não serão mais apenas umas férias passadas entre o Alvorada e a Granja do Torto, além de viagens pelo mundo em seu luxuoso jatinho. Pense nisso, d. Marisa. Pegaria muito bem.

danuza.leao@uol.com.br

2006-11-15 06:08:21 · 23 respostas · perguntado por Eliana 5 em Governo e Política Governo

23 respostas

Muito boa. Uma senhora que foi mulher de metalúrgico e que, suponho, conhece as dificuldades dos trabalhadores, deveria ter uma atitude mais solidária e engajada. Entretanto não ouso esperar porque, indagada sobre a razão de ter solicitado a cidadania italiana para os filhos - concedida em algumas semanas quando demais brasileiros esperam na fila por mais de dez anos - a digna senhora respondeu que tinha de pensar no futuro da prole. Será que ela acha que o Brasil vai ficar tão ruim, que os meninos dela terão de procurar outro país para viver?

2006-11-15 06:17:44 · answer #1 · answered by Marmota 2 · 2 0

É gostei, mas a danuza se esqueceu que a mariza botox tem muito trabalho para segurar as cachaças do marido e também gastar quase duzentos mil reais por mês do dinheiro do povo.

2006-11-15 16:40:01 · answer #2 · answered by gil 5 · 2 0

Obrigada, Danuza! Você disse exatamente o que penso e nunca pude dizer!
Todas as primeiras damas deste país fizeram alguma coisa, mesmo que fosse só para desviar verbas, como no caso da mulher do Collor na presidência da LBA.
Dona Mariza é como o marido que teve tempo e oportunidade para estudar e honrar o cargo que ocupa, mas não o fez!
Tomara que ela se toque com a carta da Danuza!

2006-11-17 12:13:11 · answer #3 · answered by turista 2 · 1 0

Será que, só a Danuza v~e isso e mais ningém ???
Pra onde vamos???
Parabéns, primeira dama! A senhora foi realmente um desastre.

2006-11-16 05:25:13 · answer #4 · answered by ligada 3 · 1 0

Danusa Leão está sendo injusta! Bota injusta nisso!

Esqueceu-se das grandes realizações de D. Marisa: mandar plantar uma estrela do PT nos jardins do Palácio e providenciar cidadania italiana, para ela, seu marido e seus filhos (lembram-se do Lulinha? Pois é...).

2006-11-15 21:35:18 · answer #5 · answered by podocarpo 7 · 1 0

Até que enfim alguem usa seu poder de comunicação para fazer a coisa certa e elegante. Tomara que ela possa ler, que ela tenha tempo de ler.

2006-11-15 21:00:12 · answer #6 · answered by mítia 3 · 1 0

parabéns para danuza ,disse tudo que eu muitos brasileiros gostariamos de dizer para a dona marisa,veremos se ela toma vergonha na cara e começa a fazer alguma coisa.

2006-11-15 19:44:32 · answer #7 · answered by raienglish45 3 · 1 0

Está na hora desta mulher fazer alguma coisa em prol da sociedade, já que o marido pouco fez.

2006-11-15 15:29:31 · answer #8 · answered by claudioroy s 7 · 1 0

Quem tem iniciativa tem quem não tem nunca terá, e assim que existem as diferenças, quem e pobre e fica rico derrepente pisa no amigo pobre e por ai vai, fazer o que? Dona Ruth e uma mulher intelectual e sempre ajudou os pobres mas cada um com seu cada um ! E viva as diferenças...

2006-11-15 14:43:28 · answer #9 · answered by Norma 3 · 1 0

Parabens a Danusa,disse tudo e mais alguma coisa.

2006-11-15 14:22:58 · answer #10 · answered by brasil19701994 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers