English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

independente de dogmas religiosos, a crença ou a descrença em Deus pode influencia na liberdade de pensamento e ação do homem?

2006-11-15 04:42:25 · 10 respostas · perguntado por Zahara 1 em Artes e Humanidades Filosofia

Veja bem: eu não estou falando de religião, apenas na crença, ou não, em Deus

2006-11-15 05:04:45 · update #1

10 respostas

Zahara, Quem é dogmático (seja de que religião for, pentecostais, marxista etc) não é "livre". Agora, para ser livre é incontornávelmente preciso reconheçamos a "necessidade". O filósofo que, para mim, melhor expressa isso é Baruch Spinoza, e tanto que Hegel afirmou que ningém pode pretender ser filósofo sem antes ter sido spnosista, embora o pensamento daquele se abra para a democracia (possível de ser vislumbrada como real no século XVII) e a deste se feche num determinismo, que poderíamos, dizer, coroa-se com o dogma.
&
V vai ver em minha resposta incluso "alterar / excluir". Isso aconteceu de ontem para hoje e retroage a todas as minhas perguntas abertas. Não entendi nada de nada, mas coloquei aqui - em aberto - pergunta denunciando veementemente o fato e a falta de competência, a arbitrariedade e a desonestidade do Y!R BR em o reformular para pior seus serviços (agora procedem a uma pré-avaliação da resposta (o que é induz suliminarmente a quem pergunta em sua escolha - e é de todo AÉTICO), no que tive muitos apoios, e outra dizendo que fiz pesquisa em 5 outros sites do Y!R: Grã-Bretanha, EUA, Canadá, França e Itália. Os três primeiros parecem ser tão donos da verdade quanto este. Os dois últimos, apresentam delicadezas - nas Américas absolutamente desconhecidas.
Pedir-te-ia, desse uma olhada em ambas, ainda que não queira se manifestar a respeito.

2006-11-15 07:00:16 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Liberdade nada tem a ver com a crença na existência de Deus. Liberdade tem a ver com possibilidade de escolha, Aristóteles ja dizia que a virtude e o vicio dependem de nós, porque o homem é o principio dos seus atos. Você pode não acreditar em nada e determinar suas escolhas, independente de crer ou não vc é livre para agir ou não, manifestar-se ou não, acreditar ou não inclusive em Deus.

2006-11-17 21:35:35 · answer #2 · answered by Mara.mar.. 4 · 1 0

Acredito que a fé em Deus nao nos aprisione ou nos limite.

Imagine um escravo liberto que resolve nao ir embora... resolve por si mesmo continuar na casa do seu ex-dono. Ele nao está limitado ou aprisionado... quando ele quiser ir, ele pode ir.
No entanto se ficar nao lhe fosse permitido, aí sim ele estaria limitado.

2006-11-16 10:54:28 · answer #3 · answered by lili_honey2 2 · 1 0

Depende o que você entende por "liberdade". Está falando de liberdade em um sentido mais próximo de "irrestrição" ou de "autonomia"?

2006-11-15 16:05:19 · answer #4 · answered by Dante 2 · 1 0

É uma pergunta inteligente e não tão fácil de ser respondida. Está levando inclusive milênios a serem compreendidas, entre os povos, religiosos e estudiosos. O homem tem sua autoafirmação no sentido de acreditar no material e real, esta apregação fica difícil no contexto e sentido bíblico espiritual.

Não existem palavras, imagens e sentido que possa provar a condição existencial de um ser supremo DEUS. Mas a elevação espiritual do ser (adquirindo conhecimentos), na prática meios físicos, estudando se todas as áreas não específicas às ciências,, então este ser passa a concluir como Albert Ainsten, como Karl Seighan e muitos outros estudiosos. Que não precisamos em DEUS tocá-lo concretamente, ouvi-lo, e vê-lo simplesmente. Com as próprias almas da ciência e aspirando os sentimentos, vamos perceber que existe uma organização, um controle maior e supra inteligente, que nos rege com emoção e sentido de nos provocar para o caminho evolutivo e educativo na vida.
Você mesmo denota em sua pergunta, pois existem pessoas que crê em DEUS por crença e religiosidade, mas não por conhecer a vida, estudar a sua ciência, na física na matemática na história do homem e uniformismos.
" Vivemos muito, mas pouco para aprender. Disperdiçamos tempo e espaço, sem saber... que o nosso UNIVERSO é guiado por DEUS"
Os mais renomeados cientistas hoje não pairam mais dúvidas sobre a regência poderosa de seres divinos, ao contrário dos cietistas do passado.
Todo ser tem direito de desconfiar da palavra do próximo, pois convivemos com mentirosos e bastardos de ignorâncias que usam a palavram de DEUS em vão.
Encontre-se e descobrirá que a melhor forma de conhecer DEUS é estudando e evoluindo a sua mente, como JESUS.

2006-11-15 14:15:48 · answer #5 · answered by renaizac 2 · 1 0

Liberdade nunca é ou poderá ser condicionada. Assim fora não seria liberdade. A sua crença, essa sim, está condicionada à sua liberdade de escolha ou não.

2006-11-15 14:12:36 · answer #6 · answered by Rebasq 4 · 1 0

Menina se nós somos o resultado de duas arvores genealógicas e em conseqüência possui sabedorias e consciências inconscientes em sua complexidade, então não depende a sua liberdade exclusivamente do teu livre arbítrio devido estas sabedorias e consciências se expressarem através de você sem mesmo você ter consciências destas expressões. Exemplo às pessoas quando se relacionam atribuem este fato ao amor, mas não é verdade porque o amor é equivalente e na mesma intensidade para todos, mas quando surge uma compatibilidade genética ou química de pele elas apenas repetem que estão apaixonadas, mas não teen o discernimento consciente do que realmente esta se expressando entre elas, porque a mente apenas percebe 180 graus de luz e os outros 180 graus de luz ela apenas conjectura de qual seria a resposta certa. Para deixar um pouco mais claro vou dizer assim: que o físico recebe como dom as compatibilidades ou química de pele para conseguirem evoluir um ser melhor de outras duas pessoas, a mente recebe como dom o livre arbítrio para ajudar no discernimento das evoluções físicas, o espírito é aquele que coloca em cima do livre arbítrio e das compatibilidades a união, os valores e virtudes para que estes evoluam com o discernimento espiritual em torno dos objetivos de realizações existentes. Sei que tens uma mente flexível para perceber que as nossas liberdades estão condicionadas a diversos fatos alheios a nossa sabedoria e consciência, mas que a finalidade para tudo isto é a evolução destes argumentos para que num futuro distante estejamos conscientes em todos os nossos instrumentos, argumentos e expressões de realizações.
Um abraço

2006-11-15 13:50:33 · answer #7 · answered by filosofo 6 · 1 0

A religião, não só a crença em Deus, pode tanto libertar como tambem aprisionar. Depende do modo como você a vê.

2006-11-15 13:01:01 · answer #8 · answered by Ísis Vasconcelos 2 · 1 0

Deus dá o livre arbitrio, ou seja, vc crer no qu quer, faz o que quer...porem ele tem suas leis e estvamos debaixo delas. toda ação tem uma reaão e esta veremos depois!

2006-11-15 12:46:05 · answer #9 · answered by Iv@n Souz@ 3 · 1 0

Claro. A religião impoe certos limites morais através do medo do Inferno. Isso afeta o teu comportamento e contringe a sua "liberdade" em certos aspectos, que não afeta aqueles que não acreditam em Deus.

Não é para dizer que ateus são maus por natureza, mas um ateu, por exemplo, pode comer carne na sexta-feira, o que um católico fervoroso não faz.

2006-11-15 12:46:01 · answer #10 · answered by gatofelix2000009 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers