Cássio, Escreve-te Hamas. Grato pelo haver respondido a meu questionamento e me incentivado. Depois de a haver feito, consultei os sites de cinco outros países e coloquei outro questionamento aqui. DECERTO A EQUIPE DO Y!R BR ACHARÁ ISTO AQUI COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL. MAS E OS CORREIOS-ELETÔNICOS QUE SÃO TROCADOS E OS ENCONTROS PESSAIS?
O FATO É QUE ME COMUNICO MUITO ASSIM COM PESSOAS QUE CONSIDERO AMIGAS, PORQUE TÊM PERGUNTAS MUITO BOAS E CRITÉRIO PARA ESCOLHER, O QUE ABSOLUTAMENTE NÃO QUER DIZER QUE ESCOLHAM SEMPRE A MINHA. Bem o fato é que devo 99% das escolhas aos perguntadores, o que perfaz 19% no nível 3 em que querem que OS QUE ESTÃO NO PODER que eu fique.
DEPOIS, OLHANDO MINHA RESPOSTA À TUA PEGUNTA, V VAI VER: "ALTERERAR/EXLUIR". Mais uma prova, caro, que não respondo contra pontos, por pontos. A outra, é o fato de as minhas respostas serem em geral longas.
BEM, VAMOS À REPOSTA: PARTE NEGATIVA DA RESPOSTA: 1) Não seria apenas uma questão de degrau ou grau, mas muito mais que isso. 2) Se v admitir que o universo sempre existiu, v terá de, logicamente, admitir aquele algo fora do tempo que é a eternidade, e, assim, admitir, uma pura existência fora do tempo, seja: exatamente Deus. 3) Os astrônomos já previram, com margem de incerteza, claro, o fim disto tudo aqui, e o poeta e cineasta Adreï Takóvisky, em entrevista concedida a uma revista francesa em seu leito de morte, VÊ e PREVÊ que, se o homem continuar a agir assim irracinalmente: iconscientemente, como ora o faz, isto tudo terminará muitíssimo mais cedo . PARTE POSITIVA DA RESPOSTA: Admito a hipótese de autocriação do universo, te digo, porém, que os infinitesimais não existem apenas fora de nós, mas também, e a mesmo título, dentro de nós, o "inconsciente coletivo" de Jung - e este diz a quem ainda não sofreu o fenômeno ora o mais corriqueiro, para Jung e para Hillman, o "da perda da alma", que nos fala nos sonhos (com uma lógica completamente diferente daquela da filosofia "stricto sensu"), sentimos, como Einstein, p ex, sentiu de que existe algo que nos transcende. Não necessriamente um Deus antropomórfico e que virá, ou viria, julgar os vivos e os mortos. Simplesmente, porém, algo que nos transcende e que, portanto, é uma fenômeno causal. Aliás, Einstein, ao conrário de outros físicos contemporâneos, de que ora não me acude nome algum, era "causalista", assim como Jung, que, aliás, escreveu um livro com o físico Wolfgang Pauli. Decerto, temos há muito o "princípio de incerteza" de Heisenberg, mas este não pretende afirmar a inexistência de causas, mas apenas (?) nossa impossibilidade de as conhecer.
Apesar de meu nickname (que escolhi adrede porque sou anti-sionista), sou semi-judeu. Não tenho, porém, confissão alguma; apenas (?) este sentimento profundo de que existe algo que apenas (?) nos trascende: nem nos salva nem nos condena. E este sentimento, este pulsar, este apelo, me diz que seja reto em meus pensamentos e ações, que eu tenha para com os outros aquilo que a arqui-filósofa Simone Weil designa como a forma mais elevada de filosofia a "atenção" para com os outros. Ou aquilo que sentencia o zoólogo e filósofo Ernst Jünger: chega um ponto em que a obra tem de se tornar "transparente" (de memória: sem aspas).
Muitas outras coisas a dizer, mas paro por aqui.
UMA OBSRVAÇÃO FINAL: FUI O PRIMEIRO A TE RESPONDER. Pode se dar que com o tamanho da resposta, não figure como a primeira, mas se figurar como a última é desonestidade dos POLÍTICOS DO Y!R BR.
Mais uma vez, muito frato pela resposta e pelo incentivo.
Um grande abraço para v.
2006-11-15 05:07:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
É simples:
Porque o universo é tão perfeito que precisa de um seu para regê-lo. Sei que DEUS existe porque voejo ele curar, vejo o que tem na Bíblia acontecer.
Sou cristão, não créio em DEUS ou na Bíblia porque me contaram que ELE existe, mas sim porque vejo as curas que DEUS faz, a apaziguação que dá, vejo as coisas escritas na Bíblia acontecendo.
Isso pra mim basta para eu crer em DEUS e em sua palavra.
2006-11-15 11:55:51
·
answer #2
·
answered by Jair J 2
·
2⤊
0⤋
Cassio, a questão de crer na criação do universo é o mesmo que crer na salvação, ninguem nesta terra será salvo se não crer disse Jesus Cristo " Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado " Marcos 16:16, não existe alternativa para a fé, é crer ou não crer. Eu creio na criação do universo por Deus, pois a Bíblia diz que Ele é o Todo Poderoso, para Ele nada é impossivel, pois o mais difícil Ele fez, de se encarnar em Jesus Cristo, esvaziar-se de toda sua Glória tomando duas natureza: Divina e humana, e atrair sob si todos os pecados da raça humana caída e nos salvar de uma vez só pelo seu sangue. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem diz a Bíblia; você crer naquilo que você não viu parece tão difícil, mas isso não vem do homem vem de Deus, peça para Ele fé no seu coração para que você creia nesta verdade.
2006-11-15 12:37:16
·
answer #8
·
answered by Valsan 2
·
1⤊
1⤋