Antes de tentar responder sua pergunta devemos fazer algumas considerações. Se tivermos dois corpos sólidos de massa homogênea, esféricos e de mesmo raio, para calcularmos a força gravitacional entre eles devemos usar a distância (em linha reta) que une os dois corpos pelos os seus centros. Porque devemos usar a distância partindo do centro de cada corpo? Um dos triunfos da teoria gravitacional de Newton foi a descoberta de que a atração gravitacional, de um corpo esférico em relação a um outro, seria a mesmo que se considerar a massa do corpo esférico toda concentrada no seu centro de gravidade (neste caso o centro geometrico da esfera), ou seja, em vez de levarmos em consideração todo o corpo, devido a simetria, bastaríamos tratá-lo como um corpo de massa pontual. Isto também é válido para corpos de qualquer forma.
Também sabemos que a força de atração gravitacional é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Considerando que toda a massa da terra esteja concentrada no seu centro, então, para um corpo na superfície da terra, a força de atração neste corpo será menor no equador terrestre do que em um dos pólos devido ao achatamento destes, ou seja, a distância do centro da terra até a superfície nos pólos é menor. Portanto, a aceleraçãoda g gravidade também o será.
O valor de g, medido experimentalmente, varia dependendo do local na superfície da terra. Um outro fator para medida de g deve ser levado em consideração, o efeito de rotação da terra que é máxima no equador e zero nos pólos. Qual o efeito da rotação da terra? Lembremos primeiramente da seguinte experiência. Quando estamos dentro de um carro em movimento e este realiza uma curva para direita, em qual direção sentimos nosso corpo ser empurrado? Para fora da curva, não é? Quem faz manter o carro na curva é a força centrípeta e, neste caso, quem realiza esse papel é a força de atrito entre os pneu do carro e a pista. Você é empurrado para fora devido a lei da inércia, ou seja, seu corpo quer seguir em linha reta (sair da curva - empurrado para fora). O carro o mantém na curva devido ao atrito dos pneus e da reação lateral, para dentro da curva, exercida pela estrutura interna do carro em você.
Tomando agora esta analogia, como a terra está girando em torno de seu eixo em alta velocidade, nós também estamos sendo lançados constantemente para fora, mas a força de atração gravitacional faz o papel da força de atrito. Assim, a atração gravitacional resultante, na superfície, seria um pouco menor do que realmente o é devido a rotação da terra. Isso implica em uma aceleração g um pouco menor no equador do que nos pólos. Mas essa diferença no equador, causada pela rotação da terra é de somente 1/3%, ou seja, podemos desprezá-la.
O atual valor das medidas experimentais para a aceleração da gravidade g no equador é de 9,7805 N/Kg e nós pólos 9,8322 N/kg. Com boa aproximação, para a maioria das regiões proximas ao nível do mar
2006-11-15 01:26:25
·
answer #1
·
answered by APRENDIZ DE Y!R 5
·
0⤊
1⤋
A aceleração da gravidade é dada pela equação:
g = - G M/r²
Onde G é a constante universal da gravitação com valor de 6.6742 × 10−¹¹ N m² kg-²
M é a massa da Terra e r a distância do centro da Terra até o ponto onde se localiza o corpo que será acelerado pela gravidade.
Como o nosso caso estamos na superficie da Terra temos que o diametro equatorial vale 12.756,28 km e o diametro polar vale 12.713,5 km. Portanto, o diametro do equador é maior, e substituindo na equação da gravidade encontramos o menor valor.
abraços
2006-11-15 09:34:22
·
answer #2
·
answered by Nenck 2
·
0⤊
0⤋
A força de gravitação atua como se toda a massa estivesse concentrada no centro da terra e decai com o quadrado do raio. A aceleração gravitacional é dada por
g= GM/raio^2, (1)
onde G é uma constante, M a massa da Terra.
A Terra não é perfeitamente esférica, tendo um raio maior no equador. Além disso a aceleração é diminuída por
a = mw^2R , (2)
onde a é chamada de aceleração centrípeta, w é a velocidade angular de rotação da terra e R é o raio até o EIXO DE ROTAÇÂO.
O ponto de menor gravidade da terra é uma montanha que fica no Equador, só não lembro o nome...
2006-11-15 09:34:14
·
answer #3
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
1⤋
Acho que é pq a Terra eh achatada nos pólos, sendo assim, na parte central (regiao do equador) a superficie ta mais afastada do centro daTerra que eh pra onde a força gravitacional ta nos "puxando". Isso ocorre observando a lei de Newton da gravitação: a força entre dos corpos é proporcional ao inverso do quadrado da distancia. aumenta a distancia, a diminui!
2006-11-15 09:29:35
·
answer #4
·
answered by carlinhu21 2
·
0⤊
1⤋