Os instrumentos mais utilizados para escrever, desde a Idade Média até ao início deste século, foram simples penas de ave talhadas. Mas a sua rápida degradação levou a que se procurassem alternativas mais duráveis. As primeiras referências a tentativas de fazer plumas em metal remontam ao Século XV, mas até ao Século XVIII só foi possível produzir pesadas réplicas das penas de ave, inadequadas para uma produção em massa. Só com a utilização do aço, no Século XIX, é que os aparos metálicos se generalizaram. Ainda assim, a sua ponta gastava-se depressa demais, pelo que se começou a utilizar o rubi na ponta dos aparos para que estes durassem mais, o que tornava esses aparos muito caros. A descoberta do irídio, do ródio, do ósmio e do paládio, metais especialmente resistentes que substituiam o rubi, permitiu finalmente a produção em massa de aparos duradouros e acessíveis. Para assegurar uma vida ainda maior a aparos de alta qualidade, o ouro começou a ser usado em substituição do aço.
Canetas com reservatório não podiam ser transportadas cheias em viagens aéreas. A tinta derramava com a queda da pressão atmosférica. Uma grande evolução foi a caneta esferográfica. O inventor foi um húngaro naturalizado argentino, chamado José Ladislau Biro. Ele inventou uma caneta simples, feita em plástico transparente e que não derramava tinta, podendo ser usada em todo tipo de superfície. Não tendo condições de produzir em grande quantidade vendeu a patente a uma empresa americana. Logo em seguida um francês de nome Marcel Bich comprou a patente e começou uma produção em larga escala. Surgia pela primeira vez no mundo as famosas canetas BIC. Estávamos no início dos anos 1950 e Marcel Bich conseguiu a impressionante marca de 10.000 unidades vendidas no primeiro ano de fabricação.
2006-11-14 17:33:56
·
answer #1
·
answered by adericleverson 7
·
1⤊
0⤋
Se vc quer saber da caneta esferografica a história é um pouco longa, resumidamente, começou por volta de 1945, Marcel bich e seu sócio Edouard Buffard criaram uma empresa de fabricação de canetas tinteiro, com o tempo, com o avanço dos métodos de fabricação, surgiu uma das primeiras canetas esferográficas, mas foi o hungaro Ladislao Biro quem inventou a definitiva idéia, Marcel Bich comprou a patente desse inventor e lançou produção em massa e seu lançamento em Dezenbro de 1950.
2006-11-14 17:01:11
·
answer #2
·
answered by ESTIVE AQUÍ 3
·
3⤊
0⤋
A origem da caneta remonta ao antigo Egito, onde os escribas faziam pontas em caniços e molhavam em pigmentos para escrever em papiros. Com o passar dos séculos, os caniços foram trocados por penas (principalmente de ganso - que deu nome às penas até hoje usadas) molhadas em tinta. Por volta de 1800 passaram a ser usadas penas de metal fixadas em uma haste. A primeira caneta-tinteiro foi criada por Lewis E. Waterman em 1884. em 1938 Laszlo Biro, um jornalista húngaro, patenteou a primeira ponta de esfera das esferográficas.
2006-11-14 18:32:17
·
answer #3
·
answered by ddelund 7
·
2⤊
0⤋
A caneta é um instrumento utilizado para a escrita, que usa tinta permanente, comercialmente é vendida em quatro cores, o verde, o vermelho, o preto e o azul. Varia das mais simples como as esferográficas, pois possuem uma esfera de tungstênio em sua ponta até as mais sifisticadas e caras canetas com pena de ponta de iridium.
Quem a inventou foi o revisor tipográfico húngaro Laszlo Biro (1899-1985), em 1937, uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro. Na oficina do jornal em que trabalhava, na cidade de Budapeste, deteve-se a observar o funcionamento da rotativa. O cilindro se empapava de tinta e imprimia o texto nele gravado sobre o papel. Com a ajuda de seu irmão Georg, que era químico, e do amigo Imre Gellért, um técnico industrial, Biro encontrou a solução. Acondicionou a tinta dentro de um tubo plástico. A tinta, pela força de gravidade, descia para a ponta do tubo. Nessa mesma ponta, ele colocou uma esfera de metal que, ao girar, distribuía a tinta de uma maneira uniforme pelo papel. Os dedos não ficavam sujos de tinta e o papel nunca borrava.
Durante a Segunda Guerra Mundial Biro achou melhor optar pelo exílio na Argentina, em 1940. Em sociedade com um amigo, abriu uma pequena fábrica, que funcionava inicialmente numa garagem. A nova caneta chegou às lojas três anos depois com o nome de Birome. Em Agosto de 1944, a revista americana Time publicou uma nota sobre a novidade, lembrando que ela era a única caneta que permitia escrever a bordo de um avião, porque a tinta não vazava. Depois disso, uma empresa comprou os direitos da invenção para os Estados Unidos por 2 milhões de dólares. Biro naturalizou-se argentino e viveu em Buenos Aires até morrer, em 1985.
A caneta esferográfica chegou ao Brasil no final da década de 1940. A loja Galeria das Canetas, em São Paulo, fez a primeira importação.
2006-11-14 17:03:17
·
answer #4
·
answered by Professor 6
·
1⤊
0⤋
Uke foi inventado primeiro a caneta ou a escrita ??
Nos dias atuais temos a caneta como todos conhecem, redonda compridinha e um tubinho de tinta !!
Mas a caneta antigamente era um pedaco de ferro ponte agudo com acessorio um martelinho que batendo podia se escrever em pedras, marmores, madeiras, etc...!!
Com certeza o invertor disso nao deixou sua assinatura !!
Ha tbm um tipo de barro ke parece giz, sao varios os tipos de materiais usados para deixar registrado a historia da humanidade !!
Com o tempo foi se aprimorando, mas eu tbm nao sei kem aprimorou a ideia....rss
2006-11-14 18:04:20
·
answer #5
·
answered by EuZinha 2
·
0⤊
0⤋
Foi eu.
2006-11-15 02:04:13
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Isso lá é hora de resolver dever de casa! vai dormir amiginho, o professor já te respondeu.... tu não vai mais ficar reprovado..... rs rsrs
2006-11-14 17:28:55
·
answer #7
·
answered by Marco C 2
·
0⤊
3⤋
Negocinho simples, mas que faz uma falta. Imagine antes com tinteiro.
Que mundo maravilhoso que vivemos e ainda reclamamos.
Abraço
2006-11-14 16:42:06
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋