English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

como funciona os proesso de anafase, metafase, telofase e tem mais um monte q eu esqueci o nome. alguem pode responde isso passo a passo pra mim entende?

2006-11-14 13:15:34 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Biologia

3 respostas

O ciclo celular se divide em interfase ( G1, S, G2 ) e mitose.

A interfase ocupa 23 das 24 hora do ciclo celular, sendo a uma hora restante destinada á Mitose. O evento mais importante da interfase ocorre na fase S (síntese) na qual o DNA de cada cromossomo se replica. Durante essa a fase os cromossomos não podem ser vistos individualmente por estarem pouco compactados.

Fase G1 - A célula está crescendo, ocorre a duplicação das organelas, seu amadurecimento, a síntese de proteínas e omonitoramento do ambiente interno e externo verificando se há condições propícias para divisão.

Fase G0 - Se as condições forem desfavoráveis, durante a G1, a célula pode interromper o seu metabolismo em desenvolvimento para aguardar as condições propícias para replicação e divisão celular.

Fase S - é a fazer mais importante, onde ocorre a duplicação do DNA. Tem início nessa fase, a duplicação dos centríolos no centrossomo, que terminará no final da G2.

Fase G2 - Crescimento da célula, síntese de organelas e proteínas e preparação para mitose.

A fase M, que é a divisão propriamente dita é dividida. nela, pode ocorrer mitose ou meiose. A mitose é dividida nas seguintes fases:

Prófase _ os cromossomos se condensam e começam a se mover para placa equatorial. A membrana nuclear começa a desaparecer. O centrossomo se divide e cada um dos centríolos migra para os pólos opostos da célula e começam a surgir os fusos acromáticos. Nos centrômeros dos cromossomos se associam proteínas que formam os cinetócoros, onde os fusos se ligarão.

Metáfase - Os cromossomos alinham-se totalmete e a placa equatorial se forma por completo. Os microtúbulos do áster projetam-se em direção ao córtex da membrana plasmática e ligam-se a ele. Os microtúbulos cromossômicos se conectam aos cinetócoros. Os microtúbulos polares se projetam em direção ao centro da célula sobrepondo suas extremidades distais.

Anáfase - As cromátides irmãs começam a se separar devido ao encurtamento dos microtúbulos ligados ao centrômero. Cada cromátide já é considerada um cromossomo independente e a célula começa a se esticar para se dividir.

Telófase - Os cromossomos atingem os pólos da célula. Os núcleos e suas membranas se refazem. Os cromossomos se descompactam. Ocorre a citocinese e o término da divisão.

Meiose:

Prófase I – divide-se em:
- Leptóteno - começa a condensação dos cromossomos, que vai se tornando cada vez mais curto e grosso. Os telômeros estão ligados a membrana nuclear.
- Zigóteno - os cromossomos homólogos se emparelham, formando a tétrade.
- Paquíteno - Provavelmente ocorrerá o crossing over.
- Diplóteno - os cromossomos homólogos se repelem, começam a se separar, mas permanecem unidos pelos telômeros, formando estruturas na forma de X.
- Diacinese - O núcleo e a membrana nuclear irão desaparecer e os microtúbulos irão se ligar nos cinetócoros.

Depois da prófase I ocorre:

Metáfase I - Os cromossomos estão totalmente condensados, alinhados a placa equatorial e o fuso acromático já está totalmente formado.

Anáfase I - os cromossomos homólogos separam-se, migrando em direção aos pólos da célula.

Telófase I - final da divisão reducional, onde cada cromossomo ainda duplicado termina sua migração para o pólo. A membrana nuclear se refaz, ocorre a citocinese e a célula se divide em 2.

Prófase II - os cromossomos ainda formados por duas cromátides voltam a se condensar e iniciam o movimento em direção À placa equatorial.

Metáfase II - os cromossomos terminam de se alinhar na placa equatorial e os centrômeros se separam.

Anáfase II - cada cromátide irmã vai em direção aos pólos opostos da célula.

Telófase II - A membrana nuclear e o núcleo voltam a se refazer. Cada núcleo agora com uma cromátide. Ocorrerá a citocinese e as duas células irão se separar.

2006-11-15 00:01:25 · answer #1 · answered by Isabel Titoneli 3 · 0 0

esqueci!!!

2006-11-14 22:04:03 · answer #2 · answered by anjinha 4 · 0 0

Olha..
a divisão celular é umecanismo através do qual as células se multiplicam dando origem a outras células. A célula que está se dividindo é chamada célula original ou mãe, as novas células são as filhas.
Na mitose ocorre a duplicação celular, sendo tb caracterizado pela duplicação de todos os componentes celulares e pela distribuição uniforme desses elementos nas células filhas.
Na mitose uma célula original 2n, dá origem a duas células filhas também 2n. São idênticas entre si e idênticas à célula original, pois conservam o mesmo número de cromossomos.
Já a intérfase Corresponde a um período entre duas divisões celulares, onde a célula encontra-se em grande atividade metabólica. Durante a intérfase ocorre o acontecimento mais importante para o condicionamento genético e para a divisão celular, que é a duplicação do DNA.
A mitose não inicia-se antes que a duplicação do DNA se complete.
Na prófase os cromossomos duplicados começam a se condensar, sendo estes cromossomos com duas cromátides, ocorrendo a duplicação do centro celular e centríolo e a
formação dos microtúbulos de tubilina (proteína), tendo o aspecto de estrela, a áster.
Na Pró-metáfase ocorre a desintegração da carioteca e a formação das fibras cromossômicas, que se encontrarão com as polares.
Na Metáfase cromossomos atingem a região mediana, formando a placa equatorial
Na Anáfase tem início a divisão longitudinal dos centrômeros, a separação das duas cromáticas de cada cromossomos e os cromossomos filhos seguem para os pólos
Na Telófase aconteçe modificações praticamente inversas as ocorridas na prófase e pro-metáfase e ocorre descondensação dos cromossomos, desaparecimento do cinetócoro e fibras cinetocóricas, reorganização da carioteca e nucléolo.

Na Meiose a divisão celular onde uma célula dá origem a quatro células, cada uma com a metade do número de cromossomos da célula original. É o processo através do qual formam-se as células reprodutoras (gametas).
Se não ocorresse redução numérica de cromossomos durante a meiose, os gametas seriam diplóides e a cada geração o número de cromossomos duplicaria nas células somáticas dos indivíduos.

é isso!

2006-11-14 22:03:54 · answer #3 · answered by Raquel N. 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers