A TV isola o homem de seu ambiente. Ela o domina, tirando-o de seu círculo. "O telespectador é semelhante a alguém que usa binóculos. Ele vê bem o que está longe, mas não vê nada do que está perto" (J.P. Turgeon - op. cit.).
A comunicação é absolutamente necessária à amizade e ao amor. Cortando a comunicação entre os membros da família, a TV destrói, ao mesmo tempo, o afeto entre eles. As pessoas sabem o que se passa do outro lado do mundo, mas ignoram o que se passa no coração dos que vivem ao seu lado.
O homem apaixonado pela televisão recusa-se a dar seu tempo e seu coração àqueles que o cercam; durante horas, ele prefere apiedar-se ou alegrar-se com situações fictícias ou longínquas; ele priva, assim, seu próximo da compreensão e da simpatia que tem para oferecer. É aí que começa o processo da separação e da solidão... Vivendo diante de seu aparelho de televisão, o telespectador dá as costas aos outros. (Turgeon, J.P. - Le telespectateur, G-13).
Um último aspecto que também é precioso considerar, embora não pertença à essência mesma da televisão, é o nível moral dos programas.
No Brasil, esse nível - que sempre foi criticável - tem caído ultimamente de modo assustador, transformando alguns programas em pura pornografia. Mesmo quando não se vai tão baixo, é praticamente impossível encontrar um programa que não entre em choque com a moral católica no que tange à virtude da pureza. Cada vez mais o telespectador é conduzido pela TV ao desprezo de todo o pudor e de todo o freio. As pessoas acostumam-se a considerar os homens como meros animais, inteiramente dominados pelas paixões e pelos instintos.
O telespectador mais aceita do que escolhe. As informações, as impressões vêm a ele, não é ele que as procura. E então ele se torna vítima de uma armadilha: como as imagens o fascinam, ele imagina compreender facilmente a mensagem veiculada.
Esquecendo que as imagens possuem uma carga afetiva, que elas comunicam uma mensagem sob forma de impressão, o telespectador tende a receber as impressões como idéias claras e precisas, sem perceber que a televisão se situa num nível onde o conhecimento está sempre aliado a uma certa emoção. Interpretando as impressões como explicações substanciais, o telespectador corre o risco de se sub-alimentar. (Benoit, F. - O homem diante da televisão, p.27)
2006-11-14 11:10:03
·
answer #1
·
answered by nic 4
·
1⤊
0⤋
Eu acho que ele está mais do que certo...
A maioria das pessoas, principalmente da família, só servem pra encher o saco e pedir favores ou dinheiro emprestado... e sempre escolhem um sábado à tarde ou um final de domingão pra fazer isso!!!!!!! E nunca avisam... Chegam com alguma "porcaria de 1 real" da padaria e ficam pro jantar... pra assistir o fantástico... e se você não bocejar bem ao estilo "leão da savana", ninguém se toca e são capazes de dormir na casa da gente em pleno domingo...
:(
Seu tio tá na dele!! Se ele não é muito falante, também não é um grande defeito... Imaginou se ele só falasse bobagens e envergonhasse toda a família?!
Ele está pedindo alguma coisa pra você?
Então deixa o velho em paz e se preocupe com a sua vida, seus planos, seus sonhos...
Se você é ou quer ser diferente dele, simplesmente SEJA!!
Mas não critique o "bom velhinho"...
E se ele não trabalhasse, vivesse às custas da mulher e dos filhos, fosse um "pingão" que a família tivesse que buscar todo dia no boteco?!
Aí, todo mundo iria "plantar o nervo" no tiozinho!!
...
O cara trabalha, não enche a paciência de ninguém, já criou os filhos, é um marido fiel (se ele não sai da frente da TV, certo?!)... Vocês querem o que?
Que ele seja voluntário na parada gay? Que se inscreva no Big Brother Brasil? Que seja surfista e praticante de Jiu-jitsu?
Que saia candidato a vereador?
Ora, me economize...
...
Não fique brava, tá? Tudo com muito bom humor...
:)
2006-11-14 19:18:14
·
answer #2
·
answered by Jean 4
·
2⤊
0⤋
ele ja não vive no nosso mundo...
2006-11-14 18:59:41
·
answer #3
·
answered by brasileira fiel 5
·
2⤊
0⤋
O mesmo do homem que passa o dia inteiro na internet. Uma pessoa doente. Mas dificilmente eles aceitam isso.
2006-11-14 18:59:34
·
answer #4
·
answered by Lady Macbeth 2
·
2⤊
0⤋
NASSA!! será que vc esta falando do meu marido...e horrível,,
2006-11-14 18:57:39
·
answer #5
·
answered by ana 5
·
2⤊
0⤋
Não acho nada. A vida é dele.
2006-11-15 09:32:37
·
answer #6
·
answered by remediado 4
·
1⤊
0⤋
Eleww deve ter algum disturbio mental.ninguem pode viver sem gostar de alguem,temque ver se ele não esta psicolgicamente afetado trocar a familia pela tv.
2006-11-15 07:55:11
·
answer #7
·
answered by anilosi 3
·
1⤊
0⤋
Ué... é uma escolha dele. Vc já pensou que ele também pode te achar estranha?..
2006-11-15 03:57:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
baby, melhor assim do que aqueles caras chatos que ficam falando sem parar
bjão
2006-11-14 23:09:06
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu acho que se é isso que ele quer da vida, o problema é dele.
Nada se pode fazer para ajudar alguém que não ajuda a si mesmo. Se ele não gosta de ninguém em casa, porque não se separam dele?
Eu acho que o RESPEITO é uma virtude.
(Acho que ele é *****...brincadeirinha)
2006-11-14 20:44:35
·
answer #10
·
answered by Gustavo S 4
·
1⤊
0⤋
Uma pessoa que só vive vendo TV está literalmente jogando fora sua vida, desperdiçando-a com um lixo que não serve de nada.
2006-11-14 20:31:34
·
answer #11
·
answered by tubalcain1733 7
·
1⤊
0⤋