Oi Merci.
Tudo bem.
Sabia que era de vidro, mas como sua pergunta é bem interessante, pesquisar.
Um abraço...
Segundo a lenda, que surgiu com o escritor romano Plínio, o Velho, os fenícios ou marinheiros egípcios numa praia da Fenícia inventaram o vidro por acaso. Isso aconteceu quando blocos de natro foram usados para sustentar uma vasilha posta sobre uma fogueira acesa na areia. O calor atingiu uma intensidade que foi suficiente para derreter os dois ingredientes, escorreram juntos e formaram o vidro.
A indústria do vidro experimentou uma mudança espectacular a partir do primeiro quarto do século XIX, graças ao barateamento da produção da soda. Esta redução de preço ocorreu originalmente devido a um método de obtenção criado pelo químico Italiano Nicolas Oliveira no final do século XVIII. Desde então iniciou-se a fabricação de vidros de grande qualidade para instrumentos ópticos, garrafas, vasos e outros utensílios, com a consequente melhoria da qualidade de vida.
Mas o processo de produção em larga escala de placas de vidro para janelas só foi descoberto em 1910, ao mesmo tempo por Irving W. Colburn (1861-1917), nos EUA, e por Emile Fourcault, na Bélgica.
2006-11-14 09:42:09
·
answer #1
·
answered by César 6
·
3⤊
0⤋
Segundo a lenda, que surgiu com o escritor romano Plínio, o Velho, os fenícios ou marinheiros egípcios numa praia da Fenícia inventaram o vidro por acaso. Isso aconteceu quando blocos de natro foram usados para sustentar uma vasilha posta sobre uma fogueira acesa na areia. O calor atingiu uma intensidade que foi suficiente para derreter os dois ingredientes, escorreram juntos e formaram o vidro.
2006-11-16 09:04:58
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
1⤊
0⤋
HISTÓRIA DO VIDRO
O vidro é uma das descobertas mais surpreendentes do homem e sua história é cheia de mistérios. Embora os historiadores não disponham de dados precisos sobre sua origem, foram descobertos objetos de vidro nas necrópoles egípcias, por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã.
Alguns autores apontam os navegadores fenícios como os precursores da indústria do vidro. A origem teria sido casual: ao preparar uma fogueira numa praia nas costas da Síria para aquecer suas refeições, improvisaram fogões usando blocos de salitre e soda.
Passado algum tempo, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que se solidificava imediatamente. Estaria então descoberto o vidro que, com sua beleza, funcionalidade e múltiplas aplicações, passaria definitivamente a fazer parte do cotidiano de todos nós.
Desenvolvimento
Durante o Império Romano, houve um grande desenvolvimento dessa atividade, com apogeu do século XIII, em Veneza. Após incêndios provocados pelos fornos de vidro da época, a indústria de vidros foi transferida para Murano, ilha próxima de Veneza.
As vidrarias de Murano produziam vidros em diversas cores, um marco da história do vidro, e a fama de seus cristais e espelhos perduram até hoje.
A França já fabricava o vidro desde a época dos romanos. Porém, só no final do século XVIII foi que a indústria prosperou e alcançou um grau de perfeição notável. Em meados desse século, o rei francês Luís XIV reuniu alguns mestres vidreiros e montou a Companhia de Saint-Gobain, uma das mais antigas empresas do mundo, hoje, uma companhia privada.
A indústria moderna do vidro surgiu com a revolução industrial e a mecanização dos processos. Nos anos 50, na Inglaterra, a Pilkington inventou o processo para produção do vidro Float, conhecido também como cristal, que revolucionou a tecnologia dessa próspera indústria.
Brasil
A primeira indústria vidreira a se instalar no Brasil foi a Vidraria São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro, no século XIX. Em 1982, a indústria francesa Saint-Gobain e a inglesa Pilkington uniram suas forças para construir a primeira fábrica de vidro Float do Brasil, a CEBRACE, na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
A primeira linha foi construída em Jacareí e, 1982, a segunda em Caçapava, em 1989 e a terceira em Jacareí, em 1996. Juntas, as três unidades produzem até 1.800 toneladas de vidro por dia.
Em 2004 a CEBRACE inaugura sua 4ª linha em Barra Velha.
Definição
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão.
2006-11-14 17:42:33
·
answer #3
·
answered by Joicedijo 4
·
1⤊
0⤋
Areia, óxido de silício.
Alguns outros compostos são adicionados para mudar sua coloração ou propriedades, mas o principal é o SiO2 mesmo.
2006-11-14 17:38:42
·
answer #4
·
answered by Kalil 2
·
1⤊
0⤋
Com certeza , vem da areia.
2006-11-16 12:45:31
·
answer #5
·
answered by lydiarlima 3
·
1⤊
1⤋
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais (sílica). Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando navegadores fizeram fogueiras na praia. A areia e o calcáreo (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.
Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de qualquer maneira: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, compotas, garrafões, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, fibra ótica e etc....
COMPOSIÇÃO
As matérias-primas do vidro sempre foram as mesmas, desde milhares de anos atrás. Somente a tecnologia é que mudou, acelerando o processo, e possibilitou maior diversidade para seu uso.
O vidro é 100% e infinitamente reciclável. Isto quer dizer que todos os recipientes de vidro, mesmo os quebrados, podem ser transformados em novos produtos.
TIPOS DE VIDRO
Existem muitos tipos de vidros que apesar de partirem da mesma base, possuem composições diferentes, de acordo com a finalidade a que se destinam. Veja a tabela a seguir.
Tipos
Aplicações
Vidro para embalagens
garrafas, potes, frascos e outros vasilhames fabricados em vidro comum nas cores branca, âmbar e verde;
Vidro plano
vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, temperados, laminados, aramados e coloridos fabricados em vidro comum;
Vidros domésticos
tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e produtos domésticos fabricados em diversos tipos de vidro;
Fibras de vidro
mantas, tecidos, fios e outros produtos para aplicações de reforço ou de isolamento;
Vidros técnicos
lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratório, para ampolas, para garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos.
RECICLAGEM
Os produtos de vidro devem ser separados por tipo e cores. Por exemplo, as embalagens de geléia e os copos comuns não devem ser misturados aos vidros de janela. As cores mais comuns são o âmbar (garrafas de cerveja e produtos químicos), o translúcido ou "branco" (compotas), verde (refrigerantes) e azul (vinho).
O vidro usado retorna às vidrarias, onde é lavado, triturado e misturado com mais areia, calcário, sódio e outros minerais. Tudo é derretido em fornos com temperatura de até 1500 ºC.
Em média, 1/3 dos vidros usados são empregados como matéria-prima para fabricação de novas embalagens de vidro.
Tipos de vidro
Sodo-Cálcio:
Aplicação: embalagens em geral: garrafas, potes e frascos
Vidros plano: indústria automobilística, construção cívil eeletrodomésticos
Boro-Silicato:
Aplicação: utensílios domésticos resistentes e choque térmico
Ao chumbo:
Aplicação: copos, taças, cálices, ornamentos, peças artesanais (o chumbo confere mais brilho ao vidro)
LÂMPADAS FLUORESCENTES CONTÉM VAPOR DE MERCÚRIO
2006-11-14 19:40:34
·
answer #6
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Os povos da Mesopotâmia e os egípcios já conheciam técnicas rudimentares de fabricação de vidro 27 séculos a.C., embora a arte somente tenha crescido no Egito no século 15 a.C., onde os artistas manipulavam uma pasta maleável e produziam jóias e adornos que foram encontradas em perfeito estado no sarcófago de Tutancamon.
Hoje, o vidro é utilizado em larga escala, em diversas linhas e categoria de produtos, e se destaca por ser um material que contém as mais completas qualidades exigidas pelas embalagens modernas e ainda ser 100% ecologicamente correto.
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha, alumina e corantes ou descorantes.
2006-11-14 17:44:18
·
answer #7
·
answered by Euseidetudo 5
·
0⤊
0⤋
É feita de sílica (SiO2), ou seja areia.
2006-11-14 17:43:22
·
answer #8
·
answered by Sistema428 - eu uso del.icio.us 5
·
0⤊
0⤋
Os vidros novos são feitos basicamente de areia em alta temperatura e pressão.(também contém outras substâncias, mas estão lá em quantidade insignificante).
2006-11-14 17:39:42
·
answer #9
·
answered by Cmte. PT-FYX 3
·
0⤊
0⤋
Vidro reciclado
2006-11-14 17:37:37
·
answer #10
·
answered by Luiz Sabra 7
·
1⤊
1⤋