English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-14 08:58:54 · 14 respostas · perguntado por Basket B 5 em Educação e Referência Nível Superior

14 respostas

Mentira

Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. “Mentir” é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um “mentiroso”.

Moralidade da mentira

Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é especificamente proibido como um pecado em muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididas quanto a se uma mentira é alguma situação permissível – Platão disse sim, enquanto Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram não.

Mentir de uma maneira que piore um conflito em vez de diminuí-lo é normalmente considerado o pior pecado.

Um “mentiroso” é uma pessoa que é conhecida por ter uma tendência a contar mentiras. A tolerância das pessoas a mentirosos é em geral bem pequena, e com freqüência é necessário que a pessoa seja pega apenas uma vez na mentira para ser rotulada como mentirosa e não mais confiada. Isso, é claro, é moderado pela importância da questão sobre a qual a mentira está sendo contada.

De maneira paradoxal, é com freqüência mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa Grande Mentira, e é mais difícil para elas sequer contestá-la quando os fatos a contradizem. A propaganda é com freqüência baseada em se escolher uma mentira bem grande mas confortável que é difícil de se desafiar por status social ou outras razões – e espalhar isso por toda uma sociedade.

A mentira jocosa, uma enganação com propósitos humorísticos, quando a mentira é em geral entendida, é com freqüência tratada como não sendo imoral e é bastante praticada por humoristas e comediantes.
Etiqueta da mentira

A etiqueta é bastante preocupada com as questões da mentira, atribuição da culpa e hipocrisia – coisas que com freqüência são menosprezadas na ética mas de grande utilidade na sociedade:

As razões morais para se tolerar mentiras têm a ver em sua maior parte em evitar conflitos. Um código ético irá com freqüência especificar quando a verdade é necessária e quando não é. Em tribunais, por exemplo, o processo antagônico e padrão de evidência que é aplicado restringe as perguntas de maneira que a necessidade da testemunha mentir é reduzida – de maneira que a verdade quanto a questão em julgamento supostamente será revelada com mais facilidade.

A necessidade de mentir é reconhecida pelo termo “mentira social” onde a mentira é inofensiva, e há circunstâncias onde existe uma expectativa de se ser menos do que totalmente honesto devido a necessidade ou pragmatismo. As mentiras podem ser divididas em classes – ofensivas ou mal intencionadas, inofensivas e jocosas, do qual apenas a primeira classe é séria (O catolicismo classifica a primeira como pecado mortal mas também condena as outras como veniais.

Há alguns tipos de mentiras que são consideradas aceitáveis, desejáveis, ou mesmo obrigatórias, devido a convenção social. Tipos de mentiras convencionais incluem:

uso de eufemismos para evitar a menção explícita de algo desagradável;
perguntas insinceras sobre a saúde de uma pessoa pouco conhecida;
afirmação de boa saúde em resposta a uma pergunta insincera (os inquiridores com freqüência ficam bastante desconcertados por qualquer outra coisa que não a resposta positiva mais breve possível);
desculpas para evitar ou encerrar um encontro social indesejado;
garantia de que um encontro social é desejado ou foi agradável;
dizer a uma pessoa moribunda o que quer que ela queira ouvir;
supressão de uma quebra de tabu.
A maioria das pessoas participa de tais mentiras convencionais, e não aplicam a desaprovação moral costumeira em relação as mentiras em tais situações. Mentiras convencionais são vistas como uma categoria mentor de mentira, semelhante as mentiras sociais. No entanto, uma minoria de pessoas as vê como mentiras maliciosas.

2006-11-14 23:00:49 · answer #1 · answered by Giselle 1 · 0 0

Quando a mentira for um bem maior que a verdade.
No caso de uma doença terminal para um determinado paciente.

2006-11-14 09:14:14 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

quando se tratam de mentiras úteis... por exemplo, vc vai visitar o bebê da sua prima e diz: nossa que lindo!

2006-11-14 09:09:09 · answer #3 · answered by amabile 2 · 1 0

Quando uma pessoa está muito doente e vc diz que logo ela vai pra casa.
Ou, quando alguém quer cometer um ato perigoso e vc diz que o futuro será melhor, convencendo-o a desistir do que ia fazer.

A mentira ética é uma mentira por uma justa causa. <>

2006-11-14 17:40:52 · answer #4 · answered by aeiou 7 · 0 0

O mundo vive de mentiras. Quer ver?

Aii, meu querido, o que vc acha da minha pele? Fiz tratamento.
-Sim, está bem melhor a aparência( o marido respondendo à esposa que tem temperamento agressivo).

Anfitriã ofereceu um jantar:
Gostaram da sopa?
-Sim, estava excelente.

Mãe avisa ao filho que o pai está com uma doença séria:
O filho chega pra ele e diz apenas:
-Pai, a mãe disse que vc só está doente, mas logo logo vai sarar.

ou:

Senhora, seu marido tem uma doença terminal.
(o que vc acha que ela vai fazer, mentir ou dizer na cara?)

2006-11-14 09:26:23 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Quando vc mente no pensamento...

2006-11-14 09:16:49 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Qdo é para proteger alguém, por exemplo o chefe pergunta da minha colega q. ainda não chegou eu minto na cara dura e digo q. ela foi ao banco.

2006-11-14 09:12:38 · answer #7 · answered by betucha 5 · 1 1

Mentir é ético, quando aquela mentira trará um bem maior.. Quando a pessoa mente para fazer o bem, como dizer que não sabe o paradeiro da amiga pro pai não abusar mais dela, isso é ético, pois pode estar salvando a vida de alguém..
Além disso, temos as chamadas "white lies" ou "mentirinhas" são mentiras consideradas éticas, pq não trazem prejuízo a ninguém, como dizer que o namorado de sua amiga é lindo..

2006-11-14 09:12:12 · answer #8 · answered by Vanyle 6 · 0 0

nunca!

2006-11-14 09:04:02 · answer #9 · answered by Shalom 3 · 1 1

nunca

2006-11-14 09:02:20 · answer #10 · answered by douglas r 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers