Meu querido uma boa dica é vc entrar no wikipedia e digite torque ou peso q vc vai obter tudo explicadinho
2006-11-14 08:48:45
·
answer #1
·
answered by Josynha 2
·
0⤊
0⤋
Nos livros Fundamentos de Física 1 de Halliday e Resnick e outro mto bom tb é o Física de Paul Tipler.
2006-11-14 08:45:26
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Explicando
A intuição nos diria que, com o massor na posição mais baixa (CG baixo), o equilíbrio seria mais fácil de ser obtido. O equilíbrio da haste longa (sem massor) é mais fácil que o da haste curta (sem massor) e, com o massor na extremidade superior, fica mais fácil ainda. A explicação repousa na segunda lei de Newton, para as rotações.
Quando o comprimento da haste aumenta, o torque do peso também aumenta (momento do peso em relação ao ponto de apoio -- dedo), o que tende a aumentar a aceleração angular da haste, dificultando o reflexo do equilibrista. Entretanto, há um fator contrário atenuando a aceleração angular, é o momento de inércia da haste. Como o momento de inércia aumenta mais rapidamente (com o comprimento da haste) que o torque do peso, a aceleração angular da haste longa é menor que a da haste curta. Como o movimento de ‘tentar tombar’ é mais lento, o equilibrista “tem mais tempo” para recompor a situação de equilíbrio da haste longa.
Para estudar: Com o massor fixo na extremidade superior da haste, determine o CG do sistema (haste + massor). Escreva o momento do peso em relação à outra extremidade (onde se apóia no dedo); escreva (calcule) o momento de inércia da haste em relação ao mesmo ponto. Compare!
2006-11-14 08:53:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋