English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tem o Natal Origem Divina?

A respeito da origem do Natal e do dia do nascimento de Cristo, observe os seguintes comentários de fontes religiosas e históricas:

“O Natal não se encontrava entre as primitivas festas da Igreja.” — The Catholic Encyclopedia (Enciclopédia Católica).

“A primeira menção da celebração do Natal ocorreu em 336 A.D., num primitivo calendário romano.” — The World Book Encyclopedia.

“A observância do Natal não foi divinamente instituída, nem se origina do N[ovo] T[estamento]. O dia do nascimento de Cristo não pode ser determinado pelo N. T., nem, deveras, por qualquer outra fonte. Os pais dos três primeiros séculos não falam de qualquer observância especial da natividade.” Cyclopedia of Biblical, Theological, and Ecclesiastical Literature (Ciclopédia de Literatura Bíblica Teológica e Eclesiástica), de McClintock e Strong.
Aspectos históricos

No ano 245 d.C., o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Jesus "como se fosse um Faraó". De acordo com almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento quando do seu batismo, em virtude de não ter aceito o Calendário Gregoriano. No Século IV, as igrejas Ocidentais passaram a adotar o dia 25 de Dezembro, e o dia 6 de Janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.


A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo bispo romano Libério, no ano 354 d.c.. Na realidade, a data de 25 de Dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do Solstício de Inverno.


Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e um nova linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o Sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) expressam o sincretismo religioso.


Foi por isso que, segundo certos eruditos, o dia 25 de Dezembro foi adoptado para que que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus Sol invencível", que comemorava o Solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada em 17 a 22 de Dezembro, era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de Dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.


Esta versão, porém, tem sido extremamente contestada desde meados do Século XX. Segundo Louis Duchesne, Adam Mortimor e Joseph Ratzinger (agora, o Papa Bento XVI), esta teoria não se sustenta tendo em consideração que já nos 2º e 3º Séculos, ou seja antes de o Imperador Aureliano ter decretado a celebração da festa romana ao deus Sol, cristãos havia que celebravam esta data a 25 de Dezembro, inclusive em zonas do Império em que nunca se implementaria a referida festividade imperial.


De acordo com estes e outros autores, a verdadeira e mais credível hipótese para a fixação desta data decorre da denominada "Teoria do Cômputo". Segundo esta, a referida data deriva da tradicional data da morte de Jesus – a 25 de Março de 29 d.C., ano em que os primeiros cristão acreditavam ter morrido Jesus. Esta data era ainda mais carregada de significado desde a leitura judaica da data do início da Criação, putativamente a do equinócio da Primavera a 21 de Março, mais especificamente a da criação do Sol ao "quarto dia" criativo (21 + 4 = 25 de Março).


Na antiguidade ninguém, de facto, retinha a data do dia do nascimento, mas as pessoas que ganhavam notoriedade, deviam ter, na mentalidade de então, vivido um número inteiro, perfeito, de anos, pelo que fazia-se coincidir a data da sua morte com a da sua concepção. Deste modo, tendo Jesus falecido a 25 de Março, também teria sido concebido a 25 de Março, pelo que deveria ter nascido 9 meses depois a 25 de Dezembro.


No Ano Novo romano, comemorado em 1 de Janeiro, havia o hábito de enfeitar as casas com folhagens e dar presentes às crianças a aos pobres. Acrescentaram-se aos ritos natalinos os costumes germânicos e célticos, quando as tribos teutônicas penetraram na Gália (França), na Grã-Bretanha e na Europa central. A acha de lenha, o bolo de Natal, as folhagens sempre verdes, o pinheiro, os presentes e as saudações comemoram diferentes aspectos dessa festividade. Os fogos e luzes são símbolos de ternura e vida longa. O costume da Árvore de Natal difundiu-se durante o Século XIX.


Mas desde o Século XIII, São Francisco de Asis já iniciara os costumes seguido nos paises latinos, representar as cenas do nascimento com figuras em torno dos presépios de Belém. Outras tradições natalinas são a montagem dos presépios, colocar árvore de Natal com enfeites coloridos e luminosos, a troca de presentes, a figura de São Nicolau (vulgarmente chamado de "Pai Natal" ou "Papai Noel") que traz presentes às crianças; as procissões e Missa de Natal e a Ceia de Natal. No Brasil, o Natal é a celebração cristã mais profundamente enraizada no sentimento nacional, com rico material poético e folclórico.http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal
“Embora isto pareça inexplicável, a data do nascimento de Cristo não é conhecida. Os Evangelhos não indicam nem o dia nem o mês.” — New Cath

2006-11-14 07:42:25 · 21 respostas · perguntado por LLian 3 em Sociedade e Cultura Feriados e Datas Comemorativas Natal

21 respostas

Jesus nasceu em dezembro?

A BÍBLIA não diz quando Jesus nasceu. Mas ela nos dá fortes motivos para concluir que seu nascimento não ocorreu em dezembro.

Considere as condições climáticas nessa época do ano em Belém, onde Jesus nasceu. O mês judaico de quisleu (que corresponde a novembro/dezembro) era um mês frio e chuvoso. O mês seguinte era tebete (dezembro/janeiro). Era o mês em que ocorriam as temperaturas mais baixas do ano, com nevadas ocasionais nos planaltos. Vejamos o que a Bíblia diz sobre o clima naquela região.

O escritor bíblico Esdras mostra que quisleu era de fato um mês frio e chuvoso. Depois de dizer que uma multidão havia se reunido em Jerusalém “no nono mês [quisleu], no vigésimo dia do mês”, Esdras informa que o povo ‘tiritava por causa das chuvas’. Sobre as condições do tempo naquela época do ano, as próprias pessoas reunidas disseram: “É a época das chuvadas e não é possível ficar de pé do lado de fora.” (Esdras 10:9, 13; Jeremias 36:22) Não é de admirar que os pastores que viviam naquela parte do mundo não ficassem ao ar livre à noite com seus rebanhos em dezembro.

No entanto, a Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus nasceu. De fato, o escritor bíblico Lucas mostra que, naquela ocasião, havia pastores “vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos” perto de Belém. (Lucas 2:8-12) Note que os pastores estavam vivendo ao ar livre, não apenas saindo para os campos durante o dia. Eles mantinham seus rebanhos nos campos à noite. Será que essa referência de vida ao ar livre se harmoniza com o tempo frio e chuvoso do mês de dezembro em Belém? Não. Portanto, as circunstâncias que cercaram o nascimento de Jesus indicam que ele não nasceu em dezembro.

A Palavra de Deus nos informa com precisão a data em que Jesus morreu, mas dá poucos indícios sobre quando ele nasceu. Isso nos lembra as palavras do Rei Salomão: “Um nome é melhor do que bom óleo, e o dia da morte é melhor do que o dia em que se nasce.” (Eclesiastes 7:1) Portanto, não é de admirar que a Bíblia forneça muitos detalhes a respeito do ministério e da morte de Jesus, mas poucos a respeito da data de seu nascimento.

2006-11-16 07:28:55 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

SE EU FOSSE VOCÊ DARIA OS DEZ PONTOS PARA O SCOTLAND... o que ele fala é verdade... de minha parte só acrescento que esse "natal" se tornou não só algo comercial, como depressivo e incitador de violencias, porque quem não tem o que dar para seus filhos "rouba". Quem está sozinho não festeja e fica depre, até se mata... e depois nesse "natal" só se ve e se fala em "papai noel", o Cristo mesmo é totalmente esquecido, pelo menos não o vejo nas propagandas da TV. Uma data que "consegue" fazer tanto mal, com certeza é mentirosa. Abs.

2006-11-15 07:05:40 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Realmente o natal não tem origem divina, porque nunca nas ecrituras sagradas encontramos factos de que ele nasceu em 25 de dezembro.

esta data foi invectada pelos romanos (imperio dominante naquela época), anteriormente 25 de Dezembro era comemoração do Deus sol, posteriormete inventaram este dia como comemoração do nascimento de Jesus cristo.

Jesus nunca ordenou aos seus disciplos que comemoracem o seu nascimento, antes ordenou que comemorassem a sua morte (ele apertiu o pão deu aos seus disciplos e disse isto significa o meu corpo que há de ser entregue em vosso beneficio percisti em fazer isso em memória de mim, do mesmo modo fez com o copo de vinho e disse que representava o seu sangue que há de ser derramada a favor da humanidade disse persisti em fazer isso em memória de mim)

Então cristo não veio nascer por nós, mas sim veio morrer por nós, para que tivessemos esperaça de ter vida eterna ,joão 3:16,38.

O natal é uma inveção do homem e não de Deus, o cristão verdadeiro não deve comemorar o natal, mas sim a morte de cristo.

Agora inventarm que o dia 25 é dia da familia, ja viu como é que o homem é? está sempre a inventar algo para se divertir.

2006-11-14 23:49:27 · answer #3 · answered by claudia 2 · 2 0

vc já responde sua pergunta mas vou também falar um pouco,
segundo historiadores é pouco provável que Jesus tenha nascido em dezembro, haja visto que nesta época do ano é um pouco frio naquela região e quando Jesus nasceu há o relato de os pastores estarem cuidando dos seus rebanhos, coisa que não se faz na época do frio por falta de pastagens, a data provável do nascimento de Jesus se da entre os meses de março até o final de maio época de colheita naquela região e que é a melhor estação para os rebanhos estarem no campo.
o natal comemorado em dezembro foi puramente comercial pois juntamente com o final do ano para vendas não seria melhor outra data.então pode certeza disto.

2006-11-15 04:07:21 · answer #4 · answered by gean 2 · 1 0

É por tudo isso que você citou.

2006-11-15 00:22:51 · answer #5 · answered by Justina 6 · 1 0

O natal é uma mentira por que minha mae me disse que o Papai Noel nao existe. Por isso eu achei que ele tinha lepra na cara quando veio em casa no natal passado, e a barba dele estava caindo. Descobri que era meu tio disfarçado. Hoje, freqüento um psicólogo para superar meu trauma.

2006-11-14 08:03:38 · answer #6 · answered by ghrdtjdtyut7 1 · 1 1

Natal é nascimento, época de rever conceitos e recomeçar...Jesus é o foco do natal...o resto é resto.

2006-11-14 07:56:24 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 2

É por isto,q muitas igrejas protestantes ñ comemoram o Natal.

2006-11-14 07:51:52 · answer #8 · answered by Daniella YR 7 · 1 1

Por que, se pergunta hoje, tudo faz parte da rede de comercio!

2006-11-14 07:51:08 · answer #9 · answered by LaviMalu 1 · 1 1

acho que você já respondeu sua própria pergunta.

2006-11-14 07:44:12 · answer #10 · answered by WebMaster 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers