English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por que uma pessoa da cor negra pode usar uma roupa com uma estampa 100% NEGRO ...E outra de cor clara se usar uma roupa estampada 100% BRANCO é considerado preconceito?

2006-11-14 05:26:09 · 25 respostas · perguntado por Andresita 2 em Ciências Sociais Sociologia

25 respostas

Bem, EU , não iria considerar preconceito, poxa, esse negócio de preconceito é muito relativo... Enquanto nós os pretos, nos sentirmos excluidos da sociedade, nunca vai acabar essa história, poxa, muitos pretos, têm mania de se sentir vítimas, e acabam , achando q é preconceito coisas como essas, Agora, se caso eu botasse uma camisa, eu não botaria nem 100% preta nem 100% branca, mas sim 100 % humana, ou 100% brasileira, ou quem sabe 100% todos?

2006-11-14 10:20:39 · answer #1 · answered by queilinha 5 · 0 0

Excelente pergunta para aqueles q acham q a cor é q define sua indole.Mas acho q seria uma forma de auto-afirmar ou auto-excluir.Se é q pode existir isso.Sou negro,mas nao uso e nao usaria coisas do tipo,pq antes me coloco no lugar da outra pessoa.Eu me sentiria bem desconfortalvel se encontrasse alguem com uma camisa escrito assim.
Excelente sua pergunta!!!

2006-11-14 13:36:06 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 0

Por que chamar alguém de "negão" é preconceito, mas chamar um descendente e japonês de "japa" não é?

Conceitos deturpados. Este mundo está cheio deles.

2006-11-14 13:29:20 · answer #3 · answered by Believer 3 · 5 1

Porque há um racismo na nossa sociedade que diferencia brancos e negros num ponto de vista social. Criar cotas ou estabelecer essa diferença através de movimentos de "aparente" inclusão é assumir como diferentes esses padões de cor.
Não entendo o porque, para mim, essa diferença de pigmentação é apenas física! não vejo a relação disso com capacidade ou outra coisa!
espero sinceramente ver isso mudar um dia!
abraços!

2006-11-14 13:31:42 · answer #4 · answered by Lara 2 · 3 0

Porque estão tentando de todas as maneiras inculcarem nas cabeças das pessoas que o Brasil é um país racista, o que é um grande equívoco. O Brasil com certeza é o único país que convive muito bem com negros, pardos, brancos, vermelhos e amarelos. Definitivamente, o Brasil não é racista, racista sim é quem está querendo que seja.

2006-11-14 18:46:14 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

Vc tem muita razão....mas existe racismo dos dois lados , só que as pessoas temem assumir a realidade....mas na verdade esse racismo existe para os dois lados. Havia um presidente negro de um País africano que só tinha criados brancos ao seu serviço....porque será????

2006-11-14 14:21:35 · answer #6 · answered by Playboy 2 · 2 0

Preconceito não é Privilégio de brancos, Andresita.
Eu fui vítima de preconceito por parte de um professor meu.
Fiquei doente no dia da prova e fui colocado para fazer a segunda chamada, dentro de uma sala com 14 pessoas do movimento (gentílico de uma certa cidade) de conciência negra.
No meio de discursos e falatórios em voz alta, eu pedi ao professor para terminar a prova na sala ao lado ou no corredor, junto à funcionaria da recepção daquele andar por causa do barulho e do constrangimento ao qual eu estava pasando devido a eu ser o único branco presente e diversas vezes ofendido, mas ele recusou alegando que eu poderia colar e que ele não confiava em brancos e que "naturalmente" eu iria achar que ele era um negro idiota e iria colar tudo.
Entreguei a prova naquele momento e fui direto à reitoria da universidade. Falei com o Reitor e lhe entreguei uma cópia das três questões propostas.
Surpreendentemente (para mim) a Vice-Reitora sentou-se numa mesa num canto da sala e pediu que eu sentasse também e que eu respondesse novamente as questões na sua presença, pois eu deveria estar preparado para respondê-las.
Respondi que sim e fiz a prova na presença dela.
Ao terminar a prova, ela já havia chamado três outros professores (dois homens brancos e uma mulher negra) do departamento do mesmo professor racista e essa junta me atribuiu nota 9,3 na prova.
O professor negro que tinha preconceito contra brancos, não foi avisado disso e na aula de dois dias após a prova, havia me atribuido nota 1,8 na mesma prova.
Esse professor foi suspenso porque não era a primeira vez que ele havia agido preconceituosamente, e logo em seguida pediu transferência para outro estado (universidade pública federal, funcionário concursado... já viu, né?), enquanto eu fui aprovado na matéria com a média de 9,3.
Juro que não o processei porque eu realmente não sou preconceituoso e tanto eu quanto colegas e professores brancos e negros, sentimos pena dele por ele ser tão fraco de espírito e, como bons brasileiros, deixamos pra lá.
Se eu cismar de colocar uma camiseta com 100% branco escrito, ninguém pode provar que é preconceito e eu continuo usando e pronto.
Um grande problema que ocorre na nossa época é que muitos negros não estão preocupados com um real igualdade na qual todos tenham os mesmos direitos e deveres. Um grupo de aproveitadores acham mais fácil se colocar no lugar de vítimas que merecem ser indenizadas do que lutar e conseguir igualdade.
Ainda bem que tem muito negro e muito branco melhor que muito branco safado e negro safado poraí e ambos lutam por um negócio que está além da cor da pele chamado "igualdade social".
Bjs

2006-11-14 14:08:29 · answer #7 · answered by Químico 7 · 2 0

Pelo mesmo motivo pelo qual uma pessoa negra acha que é certo o governo implantar um sistema de cotas nas universidades...

Eu se fosse negro ficaria indignado de ver o governo me chamar de burro...

Mas como existem negros que acham que isso é certo, também existem negros que julgariam ser preconceito alguém andar por ai com uma camisa escrito 100% branco...

2006-11-14 13:52:48 · answer #8 · answered by Matheus/Tita 3 · 2 0

eu nao posso usar uma camiseta escrito 100% alguma coisa, pq sou mistura. mas tb acho um pé no saco q qq coisa q vc diga de preto, eles gritam: racismo!

2006-11-14 13:40:44 · answer #9 · answered by jaderdavila 6 · 2 0

Jogando futebol, numa dividida um negro forte levou a pior, ele levantou e falou para mim, voce é um branquelo fdp, eu pedi desculpas e que não tive a intenção de causar aquilo, pois são coisas de futebol. Ao final do jogo ele veio se desculpar pela ofensa, saimos abraçados e rindo, pois nunca ninguem me chamou de branquelo.

2006-11-14 18:01:46 · answer #10 · answered by claudioroy s 7 · 1 0

onde isso acontece ,? só em cabecinhas de mamão pode haver esse tipo de preconceito.

2006-11-14 15:29:15 · answer #11 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers