English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-14 02:40:10 · 6 respostas · perguntado por Samsunnahar 6 em Artes e Humanidades Livros e Autores

6 respostas

Olá! B@by, boa tarde!

Antero de Quental herdou em 1873 uma quantia considerável de dinheiro, o que lhe permitiu viver desafogadamente, dos rendimentos dessa fortuna.

Em julho de 1855 foi estudar em Coimbra. Matriculou-se na Faculdade de Direito em 1858. O primeiro ano decorreu de forma atribulada. Um excesso cometido durante a praxe aos caloiros custou a Antero de Quental oito dias de prisão. Era muito popular no meio académico. Concluiu o curso em julho de 1864.

Em 1865, foi um dos principais envolvidos na polêmica conhecida por Questão Coimbrã, em que humilhou António Feliciano de Castilho, seu antigo professor e renomado crítico literário que se tinha por cânone para os escritores nacionais: ao livro Odes modernas de Antero, Castilho respondeu com críticas duras sobre o aventureirismo de um jovem tolo que escrevia de forma assaz estranha e de gosto muito duvidoso. Antero respondeu com o opúsculo Bom senso e bom gosto, a que definia a sua literatura por oposição à instituída: ao Ultra-Romantismo decadente, torpe, beato, estupidificante e moralmente degradado, Antero opunha o Realismo, a exposição da vida tal como ela era, das chagas da sociedade, da pobreza, da exploração: estas preocupações sociais levaram-no a co-fundar o Partido Socialista Português: Antero defendia a poesia como Voz da Revolução, como forma de alertar as consciências para as desigualdades sociais e para os problemas da humanidade.
A polémica só terminou com um duelo entre Antero de Quental e Ramalho Ortigão, que se saldou com ferimentos ligeiros.


Em 1866 foi viver em Lisboa, onde exprementou a vida de operário, trabalhando como tipógrafo. Uma profissão que exerceu também em Paris, em janeiro e fevereiro de 1867. Em 1868 regressou a Lisboa, onde formou o Cenáculo, de que fizeram parte, entre outros, Eça de Queirós e Ramalho Ortigão. Em 1874 adoeceu de psicose maníaco-depressiva (doença bipolar), que desde então o afligiu. Foi convidado pelo Partido Republicano para candidatar-se como deputado, mas teve de recusar.

Em 1890, devido à reacção nacional contra o ultimato inglês, de 11 de Janeiro, aceita presidir à Liga Patriótica do Norte, mas a existência da Liga é efémera. Quando regressou a Lisboa, em Maio de 1891, instalou-se em casa da irmã, Ana de Quental. Neste momento o seu estado de depressão era permanente. Acaba por suicidar-se dia 11 de Setembro de 1891, com um tiro na cabeça, disparado num banco de jardim.

Para Antero de Quental, os ideais da fraternidade e solidariedade não poderiam ser em vão. Foi dos primeiros a trazer o socialismo, o republicanismo e o marxismo para a discussão pública

Obra Literária:
Sonetos de Antero, 1861,
Raios de extinta luz
Primaveras românticas, 1872
Odes modernas, 1865 (na origem da polémica Questão Coimbrã)
Sonetos, 1886.
Prosas

Obs: Diante do exposto B@by, Antero de Quental pertenceu ao movimento Realista.

Um grande abraço e até a próxima. !!!

2006-11-14 03:00:53 · answer #1 · answered by Dhominus 5 · 0 0

Aescola literária de Antero de Quental é o Realismo.

2006-11-21 15:03:03 · answer #2 · answered by Camila C 1 · 0 0

Antero de Quental foi um poeta romântico.

2006-11-20 12:53:31 · answer #3 · answered by Marília de Dirceu 7 · 0 0

A obra de Antero de Quental foi escrita na época do Romantismo, eu não encontrei escrito nada sobre isto.
Achei este artigo para vc. ller ok?

Um abraço espero ter ajudado.

2006-11-19 22:59:59 · answer #4 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Romantismo

2006-11-19 08:25:05 · answer #5 · answered by elisamakai 5 · 0 0

Acho que Antero de Quental não seguiu uma escola literária. Toda a sua obra acompanha a sua vida e suas lutas. Desde o início com a doutrina de Cimbra até os períodos em que foi um socialista. Após a morte de seu pai voltou aos Açores para cuidar dos negócios da família e muda novamente seu estilo, refeltindo essa sua nova fase. Ficou doente por muito tempo, praticamente sem poder sair da cama e, nesse momento era um Pessimista, situação que manteve até se suicidar. Veja um resumo feito pelo crítico Antonio Sérgio:

A produção poética de Antero de Quental está intimamente ligada a sua vida. Isso pode ser percebido claramente no livro "Sonetos", organizado pelo crítico literário Antônio Sérgio em oito partes. Na primeira delas, "da expressão lírica do amor-paixão", vemos um poeta lírico que segue as regras da escola Romântica; na segunda parte, "do apostolado social", vemos uma poesia revolucionária, voltada para o momento histórico da época e com uma nítida preocupação social; as outras seis partes ("do pensamento pessimista", "do desejo de evasão", "da morte", "do pensamento em Deus", "da metafísica" e "da voz interior e do amor puro, sempiterno") referem-se ao período em que ele retorna para Punta Delgada é atacado pela estranha doença. Nas quatro últimas partes há ainda o predomínio dos temas metafísicos.

2006-11-14 11:13:50 · answer #6 · answered by Ricardo 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers