Sim. Santo Agostinho é, dentre os filosófos da antiguidade, o que mais importância deu ao amor. O amor é um conceito que participa tanto da "ética e moral agostiniana" quanto da sua "Teoria do Conhecimento".
Diz Santo Agostinho: só conhecemos o que amamos, ou seja, o amor implica conhecimento. Nem tudo que conheço amo, mas para eu conhecer plenamente algo eu preciso amar.
Com relação ao campo ético e moral, o amor determina os bens que devem ser amados por si mesmos: o homem deve amar a Deus acima de tudo, ao próximo como a si mesmo, a alma ao corpo etc.
Portanto, o amor participa não só do estabelecimento ético e moral da vida, mas do próprio processo cognitivo.
2006-11-14 02:45:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
gosto do existencialismo sartreano... da sua concepção sobre o outro... para nos relacionarmos com alguem temos que deixar de lado um pouco de nós- inevitavelmente, o inferno é o outro
2006-11-14 17:33:46
·
answer #2
·
answered by amabile 2
·
0⤊
0⤋
Oi Pedro...Vivo disso(rssssssssssss)...Mas, olha...Nenhum deles detém a verdade total(claro...)Gosto muito da filosofia grega e seus 03 períodos: pré-socrático/socrático e pós-socrático..Recomendo-te(opinião pesssoal, claro) Schopenhauer, Nietzsche, Spinoza,Descar-
tes, Kant...A maioria filósofos Racionalistas, isto é: para eles, todo e qualquer conhecimento já existe, de forma apriorística...então usamos nossos ''sentidos'' , somente para nos recordarmos de um conhecimento já existente.
Leia um bom livro de História da Filosofia...Ele contém toda a história do pensamento filosófico, desde à filosofia Hindu até à filosofia contemporânea e ,seu contexto histórico, seja político, social, econômico, etc...Pois nunca, nunca mesmo, podemos desvincularmos suas ''teorias'' de tal contexto, entende???
Ciao, bello...
2006-11-14 14:47:25
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim já. São muitos os filosofos que acho interessantes, mas dentre eles, gosto muito de Antístenes, que foi o fundador do cinismo, ( o termo passou à posteridade como adjetivação pejorativa de pessoas sem pudor, indiferente ao sofrimento alheio). Com sua filosofia professava a doutrina do esforço combinado com a virtude. A virtude, aliás estava acima de qualquer bem exterior. Ele dizia, " O homem sábio e feliz, é aquele que não precisa de amigos nem de fama, ele plenifica-se na virtude completamente alheio à sociedade". Embora não concorde plenamente com ele. Jamais seria feliz sem amigos.
2006-11-14 14:42:16
·
answer #4
·
answered by Nilde M 3
·
0⤊
0⤋
Sim e com certeza Emmanuel Kant
A primeira obra importante de Kant assim como uma das últimas, o Ensaio sobre o mal radical - consagra-o ao problema do mal: o Ensaio para introduzir em filosofia a noção de grandeza negativa (1763) opõe-se ao otimismo de Leibnitz, herdeiro do otimismo dos escolásticos, assim como do da Aufklärung. O mal não é a simples "privatio bone", mas o objeto muito positivo de uma liberdade malfazeja. Após uma obra em que Kant critica as ilusões de "visionário" de Swedenborg (que pretende tudo saber sobre o além), segue-se a Dissertação de 1770, que vale a seu autor a nomeação para o cargo de professor titular (professor "ordinário", como se diz nas universidades alemãs).
2006-11-14 14:41:49
·
answer #5
·
answered by Cristiane S 1
·
0⤊
0⤋
Immanuel Kant simplesmente me deixou estarrecido. Confesso que estou ainda longe de apreender todo o seu raciocínio. Mas, pelo que pude entender ele inverteu a relação entre conhecimento e realidade. Até ouvir falar dele eu não tinha nenhuma dúvida de que o meu conhecimento vem da observação do que existe. No entanto, Kant propõe, se bem entendi, que jamais conheceremos algo em seu íntimo, ou seja, a "coisa-em-si", mas somente o que nossos sentidos podem perceber dela. Logo, jamais chegarei a conhecer a verdade absoluta sobre algo e, pior, se o mundo afeta a minha percepção da realidade, a minha percepção "constrói esse mundo".
Felicidades pra você.
2006-11-14 13:54:02
·
answer #6
·
answered by Chester 6
·
0⤊
0⤋
Berkeley, ele diz que a realidade somos nós quem criamos e nós damos valores a isso.
2006-11-14 12:44:17
·
answer #7
·
answered by Bernardo 2
·
0⤊
0⤋
"mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.
Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.
Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores.
Mantenha seus valore positivos, porque seus valores...
Tornam-se seu destino." ( Mahatma Gandhi)
Um abraço!
2006-11-14 12:18:29
·
answer #8
·
answered by Sirlene R 1
·
0⤊
0⤋
platao
2006-11-14 11:49:34
·
answer #9
·
answered by Francisco 7
·
0⤊
0⤋
Sócrates. É bom tentar entendê-lo deixando que o nosso pensar atual corra em busca da adaptação e aceitação de suas proposições trazendo-as para utilidade imediata.
2006-11-14 11:49:19
·
answer #10
·
answered by Rebasq 4
·
0⤊
0⤋