English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Claro que na educação dos filhos não pode faltar amor, diálogo e exemplo, mas quando as crianças aprontam tem k ser corrigidas, antes eu dava chineladas, mas meus garotos, agora com 13 e 12 anos, não se emendavam a ponto de apanhar toda semana, então resolvi corrigir com castigos restritivos severos, esse ano só ficaram de castigo uma vez, resolveu mesmo a conduta deles.
Quando aprontam eu converso e explico porque serão punidos e deixo de castigo por tempo indeterminado, de 10 a 30 dias +-, mas já deixei 4 meses por falta de respeito, tirando net, tv, futebol, brincadeiras, praia e até a sobremesa(sorvete). Pra ocupar o tempo dou tarefas domésticas extra(a empregada adora!)e deveres de matemática que detestam. Começando ou acompanhando o castigo acrescento corretivos como ficar horas na parede pensando na peraltice(e sendo repreendidos)e escrever frases prometendo boa conduta.
Sou carinhosa com eles, mas sempre fui severa, surra não adianta, recomendo castigos como esses. K acham?

2006-11-13 21:49:12 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

10 respostas

Concordo plenamente que não se deve bater em filhos. Sou radicalmente contra qualquer tipo de castigo físico.

Outros tipos de castigo são, ás vezes, necessários, sim. Mas não devem levar a criança ou adolescente ao desepero. Castigos muito severos por tempo indetermindao abalam a estrutura emocional do filho, tornam-se uma tortura. Da mesma forma, castigos muito prolongados. Estou absolutamente certo que esta não é a sua intenção, mas ponha-se no lugar de seus filhos, veja como isso é doloroso, ainda mais vindo dos pais.

Acho que castigos que chegam a durar 1 mês ou mais são extremamente negativos, podendo, inclusive, abalar a vida social da criança.

Acho fundamental que o filho perceba que seu castigo vai terminar em um tempo razoável que não o leva ao desepero. Algumas vezes é preciso um castigo sem um prazo marcado, mas a criança ou adolescente tem que sentir que ainda é amada e que suas atitides contam para dimur a intensidade e duração do castigo e terminá-o num prazo que não leve ao desespero. Só assim são levados a se corrigir. E evitam-se ressentimentos. E durante o castigo tem que haver muito diálogo, até mesmo carinho.

Acho que a Sra está exagerando. Se julga haver necessidade de castigos de mais de 30 dias, o que já me parece exgerado, é porque algo está errado em casa, é preciso procurar as causas.

Pais não devem ser vistos apenas como Lei inflexível. São também a lei, mas como a lei de Deus, que condena o pecado mas não o pecador, que leva em conta o desejo de seus filhos de se corrigirem e causa o mínimo sofrimento. Não se transforme em algoz. Não eduque por medo. Também nunca seja irônica ao castigar. Asua frase de que as empregadas adoram os castigos de seus filhos teve uma conotação sarcástica, a qual, julgo, não combina com o amor de mãe. Pais jamais devem mostra que estão "curtindo" o sofrimento do filho, jamais devem ironizar ou deixar que irmãos ou outras pessoas debochem do filho que está sendo corrigido.

Acima de tudo, pais são amor, e castigos devem sempre ser uma expressaõ do amor. Para quem segue algum tipo de fé, este é o verdadeiro ensinamento de Deus.

Por favor, não obrigue seus filhos a fazerem deveres de matemática como castigo. É altamente contraproducente, tudo que conseguirá é fazê-los odiar um linda ciência (já fui professor de matemática, uso-a no meu trabalho e a estudo por prazer desde criança). Isto não se aplica só a matemática, mas a qualquer disciplina escolar.

Desculpe se, talvez, não tenha dito o que a Sra gostaria de ouvir, dei minha opinião sincera pensando em colaborar.

Boa sorte com seus filhos, fique com Deus.

2006-11-14 05:13:55 · answer #1 · answered by Steiner 7 · 0 0

Oi Luana,
Bater realmente não é educar. Conversar sim. No mundo de hoje nós temos que conversar com os filhos e mostrar o que é certo e o que é errado. Não uso nunca a palavra castigo, apenas proibo algumas coisas ,Quando meu filho faz alguma coisa que eu não gosto e que ele sabe que está errado aí tiro algo importante. Por exemplo. cobro muito notas na escola. Afinal ele não trabalha e deve ter um bom desempenho. Se tira nota baixa tiro o computador e isso pra ele é péssimo. Esporte não é legal tirar, muito pelo contrário, crianças agitadas precisam de muito esporte para liberar energia. O importante é eles saberem porque estão perdendo algo. Afinal dar limites e responsabilidades é educar.

2006-11-14 06:56:23 · answer #2 · answered by Jane 2 · 0 0

por que surra não adianta?
eu apanhei quando era criança e nem por isso me tornei um bandido... pelo contrário, sou um profissional e recebo um salário razoável.

2006-11-14 06:02:28 · answer #3 · answered by Louis Man 5 · 0 0

Não sou mãe, nem mulher, mas concordo com vc. Bater não leva a nada, eles ficam piores.

2006-11-14 06:00:54 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

E se eles não cumprirem o castigo, o que a Sra. faria?
Abraço.

2006-11-14 06:00:47 · answer #5 · answered by Pseudônimo Anônimo 6 · 0 1

Oi,

Quando os filhos precisam de castigo, provavelmente tem algo a ver com a orientação recebida: ou está havendo dispersão, ou está havendo exigência excessiva nesse processo.
Vale reavaliar onde está o erro e corrigi-lo. Simples assim.

Um abraço

2006-11-14 05:59:37 · answer #6 · answered by Tin 7 · 0 1

o castigo e retirada da mesada é o castigo que eles não resistem

2006-11-14 05:57:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

A biblia que é a pura e genuina palavra de Deus tem respostas para todas as questões e diz em proverbios; " Ensina o menino do caminho que deve andar e quando crescer nunca se desviará dele." SE VC ENSINAR E TB FAZER SUA PÁRTE DANDO EXEMPLOS TENHO CERTEZA QUE TUDO DARÁ CERTO.

2006-11-14 05:54:23 · answer #8 · answered by Daniell@ 4 · 0 1

O Meu de 3 anos e maio dou uma palmadas sim ele é terrível, castigo também funciona e acho que não deixa trauma não.

2006-11-14 05:51:23 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

não faço ideia, soh vou saber qndo eu tiver meu filho.

2006-11-14 05:51:18 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers