English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho contato com adolescentes, inclusive ajudo a cuidar de um garoto que não é meu filho. Sei de casos de alguns que aprontaram e receberam castigos muito severos. na maior parte dos casos que vi, mudou o comportamento mas criou terrível ressentimento dos pais, quase que impossível de resolver com problemasde relacionamento que parace que não vão acabr nunca. Coisa muito triste. Sei até de filhos que já são adultos bem ajustados mas mantém o mesmo ressentimento da adolescência.
Na maior parte dos casos além de ressentime nto criou depressão, falta de aut estima, causando problemas na vida do adolescente. Em só um caso vi um castigo muito severo aparentemente mudar o comportam,ento sem ressentimento, mas era uma menina de convicção religiosa radical. Eu pesoalmente sou contra, há formas menos traumáticas de castigar quando necessário. E é possível dar castigos severos sem criar resenti,ento e depressão no adolescente?

2006-11-13 09:34:17 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

5 respostas

Castigo severo não educa e cria ressentimentos pesados, então, não se devem dar. Agora, isso não quer dizer que se deva deixar que o adolescente faça o que quiser! Se os pais (ou adultos que cercam) sentem que há necessidade de algo assim é porque o problema vem se formando há muito tempo, e não se pode resolver um problema de anos em pouco tempo.

O melhor é conversar muito, lembrando que conversar é também ouvir muito, e tentar negociar soluções e limites, não abrindo mão daquilo que é fundamental e exigindo responsabilidades. Por exemplo: Se não quer estudar, só tem dinheiro para a sobrevivência, e nada mais; se quiser outras coisas, trabalhe e sinta o quanto é difícil ter um emprego decente sem ter formação.

Outra coisa: É muito difícil admitir um erro, então, estejam sempre abertos a acolher quando o adolescente reconhecer sinceramente que errou. Depois, procurem meios de resolver problemas gerados pela "aprontação".

Lembre-se: respeito só se adquire a partir de respeito, nunca a partir do medo, e respeitar também é cobrar responsabilidades, afinal, só os nenês de colo não as podem ter.

Por fim, se as coisas estiverem muito difíceis, procurem ajuda profissional. Educar não é tarefe fácil e às vezes requer um olhar isento e externo para localizar os problemas que já fazem tão parte do cotidiano que ninguém mais vê.

Boa sorte para vocês.

2006-11-13 15:09:04 · answer #1 · answered by Ana Terra 4 · 0 0

" A bondade e o entendimento são mais eficientes do que a força
bruta " .

2006-11-13 18:03:22 · answer #2 · answered by STAN 7 · 0 0

Acho que não.Como você mesmo pôde ver não deu resultado os castigos.Os pais têm até os 7 anos para educar uma criança, depois dessa idade, principalmente na adolescência, ela começar a achar que é dona do próprio nariz, que é dona da razão e que está sempre certa, e se os a pais à mimaram desde cedo pronto, não têm jeito e nem castigo que mude.E em muitos casos eles podem até fogir de casa ou bater nos pais.Mas eu quero deixar bem claro que eu sou totalmente a favor de castigos, só que se um adolescente for mimado desde criança, se seus pais sempre passarm a mão em sua cabeça, um castigo severo não vai mudar a sua opinião, pelo contrário vai é irritá-lo.

2006-11-13 18:02:19 · answer #3 · answered by Pandora 3 · 0 0

Na minha opinião deve ser evitado, nada que uma boa conversa não resolva !

2006-11-13 17:42:47 · answer #4 · answered by De bem com a vida 7 · 0 0

Os pais nunca souberam educar e ensinar. Existe problemas sérios neste relacionamento e poem a culpa nos jovens. Querem ter filhos como se obtem um animal de estimação e isto é a maior causa do mau relacionamento.

2006-11-13 17:42:04 · answer #5 · answered by sctorquato 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers