Achei muitas referências ao livro de O.G.Rego mas nenhum site com resumo. Há até livro homônimo de outra escritora ligada em Espiritismo.
O autor é membro da Academia Piauiense de Letras e seu livro aparece como matéria exigida em várias provas de vestibular das universidades do Piauí, mas, sorry, sem resumo...
2006-11-14 06:11:47
·
answer #1
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋
O. G. REGO E O ROMANCE SÓCIO-PSICOLÓGICO
Francisco Miguel de Moura
Escritor
É difícil falar sobre algum assunto ou problema sem estabelecer limites e parâmetros. No caso particular da literatura, sem estabelecer uma definição própria ou basear-se em alheia.
Definir o romance como? E por que romance socio-psicológico?
No livro «Linguagem e Comunicação em O. G. Rego de Carvalho», Artenova, Rio, em 1972, embora me abstivesse de definir o gênero, depois de algumas considerações e um pouco de frases bem humoradas que tentavam estabelecer limites, acrescentei que o romance atual é feito para o entretenimento. «Mas esse entretenimento obedece a uma escala de valores, de acordo com o público a que está destinado. Nem só de entretenimento vivemos - e o romance quer ser vivo. O escritor unifica um mundo extremamente variado, através de seus pensamentos, ideações e sentimentos. E esse mundo recriado deve ser transmitido. Mas esse novo mundo - o recriado - não pode ser um mundo igual ao das exterioridades: o autor, de posse de sua liberdade, deforma a realidade primeira, essa mesma realidade que o contém e que o modifica constantemente. A matéria do romancista lhe inclui e inclui o mundo que o contém. Poderá deixar de ser um compromisso?»
Nessa encruzilhada entre o homem e a sociedade, nesse fio de Ariadne situa-se o romance psico-social. Porque o homem, por mais isolado que seja, vive em sociedade. O homem é um ser eminentemente social. Esse tipo de romance é universalmente aceito, hoje, como o mais moderno. O.G. Rego de Carvalho inscreve-se nessa linha do romance socio-psicológico. Quem quiser, por exemplo, saber das relações familiares do Piauí, no começo do século, há que ler «Somos Todos Inocentes». E verificará com eram tidos e tratados os «aderentes», os parentes e as «crias de casa». Mas não só em «Somos Todos Inocentes». «Rio Subterrâneo» também oferecerá bons subsídios.
Veja se serve ok?
Abraços!
2006-11-19 22:56:01
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋