Amigo, é uma pena que nos tempos atuais o casamento não é mais considerado o "sagrado matrimônio", isto deve-se a falta de informação, de educação, de religião, pouco tempo de conhecimento um do outro, a não aceitação dos defeitos do parceiro, a intolerância, a falta de cumplicidade e companherismo e ao desrespeito . Nos tempos atuais onde os "direitos" falam mais alto que o amor e o juramento feito no altar o casamento tornou-se sómente um procedimento adotado para uma convivência legal a dois e satisfação da sociedade, e quando vem a separação não se importam com os filhos (frutos de uma união que deveria ser estável, confiável e segura) pois o egoísmo pelo próprio bem estar os impede de analisar o que é melhor para eles e sendo assim, a formação do caráter deles fica por conta de quem os cria e quase sempre passam para os filhos sentimentos como mágoa e ressentimentos do outro não se importando como a criança irá "digerir" tudo. Todo homem e toda mulher deveria escolher melhor com quem deseja unir-se, não esquecendo jamais que é preciso muito mais que tesão para manter uma união estável, que é preciso ter conhecimento que está se unindo c/ uma pessoa estranha que sempre irá surpreender, que a responsabilidade dos filhos que virão é dos dois e que é preciso cultivar o amor diáriamente p/que não morra e que todos antes de tomar a decisão de casar-se deve se fazer a seguinte pergunta: Com qual defeito vou conviver melhor? é o primeiro passo para uma convivência saudável e feliz.
2006-11-12 23:03:23
·
answer #1
·
answered by tufinholouro 2
·
0⤊
0⤋
Dizer que o casamento é uma instituição falida é um clichê muito simplista. O casamento é uma convenção social muito antiga e surgiu da necessidade de administrar os bens da família e garantir o provimento da mulher - que trabalhava mas não ganhava dinheiro - e dos filhos, sua educação e preparação para a vida na comunidade. O as grandes guerras no século XX forçaram grandes avanços tecnológicos e sociais, dentre eles, a liberação/emancipação da mulher (por sua participação no esforço de guerra), o combate à discriminção racial e a individualização. O fim da dependência da esposa ao provimento exclusivo e absoluto do marido permitiu que ela pudesse reagir à ditadura masculina em casa. Ela não precisava mais suportar a violência doméstica (comum e normalmente aceita antigamente), nem fazer vista grossa aos excessos praticados fora de casa. O marido passou a não ter mais a palavra final total. Ocorre que o ser humano é sexualmente promíscuo em sua natureza psicológica, provado científicamente. Antes isso era suprido, para os homens, ou pelas "escapadas", ou por mecanismos como a poligamia, ainda existente em alguns grupos sociais como algumas correntes cristãs americanas ou os muçulmanos e as mulheres, que apesar de também terem o mesmo impulso latente tinham que se conformar e se acomodar. Portanto a sociedade se modernizou e o casamento ainda não acompanhou essa modernização. Esse modelo de união estável ainda visa a estabilidade e segurança da família mas a sua existência depende da revisão dos seus parâmetros principalmente no que diz respeito à sexualidade. Já é o momento da civilização repensar a responsabilidade necessária para a manutenção da família e se os valores e tabús merecem ser mantidos. Reflita.
2006-11-13 01:20:38
·
answer #2
·
answered by Guru 3
·
0⤊
0⤋
Realmente vc tem razão em suas afirmações. É muito triste ver tal realidade.
Por outro lado eu e meu marido ficamos muito felizes por ainda acreditarmos no casamento, isso faz com que o nosso dê certo. E nós passamos isso para nosso filho esperando que ele tb consiga um dia quando crescer, encontrar alguém que tb acredite e o faça feliz.
Acho que essa é a única maneira de tentar mudar esse quadro de que casamento é uma instituição falida, é ñ aderirmos as opiniões da maioria em relação ao mesmo. Eu pelo menos, sigo o exemplo que os meus pais me deram e tenho sido muito feliz.
Felicidades e sorte pra vc!!!
2006-11-12 22:53:28
·
answer #3
·
answered by eu_zinha 5
·
0⤊
0⤋
Casamento é uma mera convenção social. A união de um homem e uma mulher não pode se prender ao valor de um mero papel. Mas, com ou sem papel assinado, felizmente, muitos casais ainda mantém um ótimo relacionamento.
2006-11-12 22:40:11
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião o que falta é compreensão, respeito e principalmente amor. As pessoas hoje em dia não respeitam, não compreendem um ao outro. As pessoas se casam sem ter certeza que ele ama a outra pessoa, e depois tem um casamento fracassado e quem sofre mais são os filhos.
2006-11-12 22:31:45
·
answer #5
·
answered by dessa.dw 1
·
0⤊
0⤋
O que aconteceu, na minha opnião, é que a mulher se tornou mais independente, e com isso, passou a ver que para ela (na maioria dos casos, ok?) não vale a pena pois a maioria dos maridos não ajuda em casa, hoje em dia tem alguns que tambem não trabalham, quem acaba tomando conta dos filhos e realmente se dedicando, no final das contas, (na maioria das vezes) é sempre a mulher, etc. Mas existem excessões... são raras, mas existem. Isso desmorona qualquer casamento mesmo. Infelizmente a maioria dos homens não quer saber de ajudar a mulher sem ser com o seu trabalho. E trabalho doméstico parece fácil, mas é pesadíssimo! Principalmente se a mulher tiver filhos! Lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos em tempo integral, e as vezes, até mesmo trabalhar... e as vezes o marido nem reconhece isso como um trabalho, e alem disso, alguns nem são fiéis, ou não dão o valor que deveriam dar às suas mulheres. Quando elas não trabalham, é pior ainda pois não possuem renda. E muitos maridos sequer ajudam com alguma mesada, afinal ela tambem merece ter um dinheirinho no final do mês, ela trabalha muito!!! Mas é claro: nem todos os homens são assim, ou pensam desse modo. Mas a maioria pensa assim! É triste!!!
2006-11-12 22:31:27
·
answer #6
·
answered by Anonima 1
·
0⤊
0⤋
Acho que o grande problema disso tudo é a imensa falta de respeito em relação ao próximo. A falta de respeito, fruto do individualismo cada vez mais propagado em nossa sociedade, leva à traição. E sem respeito não há relação saudável possível, logo não há casamento...
2006-11-12 22:29:28
·
answer #7
·
answered by inka 7
·
0⤊
0⤋
As pessoas hoje estão cômodas e sujeitas as facilidades hoje o Amor está em segundo lugar pois não a mais sentimento ou se à o ser Humano despreza pela ambição contudo a de convir que a dificuldade mora dos dois lados da moeda pois o Homem se porta como o canalha a mulher como oportunista acredito que o que facilita as situações de separação são "N" fatores que se eu relaciona-se ficaria um dia inteiro são muitas barbaries que está ocorrendo no mundo os filhos dessa geração já crescem com o pensamento se não der certo separa pois o casal não conseguir desabrochar o sentimento simplesmente deixou que a agua da chuva fosse sua fonte de vida mas se esqueceu do amor de DEUS e de que ele é nosso pai maior se esqueceu que a semente brota cresce mas tem que ser cuidada com amor e não deixar simplesmente no canto da sala e lembrar numa tarde de domingo que precisa rega-la pode ser tarde se já não for"!
2006-11-12 22:27:52
·
answer #8
·
answered by Fabinho 3
·
0⤊
0⤋
isso não tm mais volta... o mundo ta totalmente perdido e...
2006-11-12 22:22:57
·
answer #9
·
answered by Michelle 3
·
0⤊
0⤋
Casamento é uma instituição falida.
2006-11-12 22:18:00
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋