[editar] Norte magnético
O Pólo Norte magnético terrestre está situado a uns 1.600 km do Pólo Norte geográfico, perto da Ilha de Bathurst, na parte setentrional do Canadá, no território de Nunavut. Ainda que magneticamente falando, ele não é exatamente um pólo norte, e sim um pólo sul, usualmente é chamado assim para não confundir ao falar de temas relacionados à Navegação, já que se fala que o norte da bússola e o norte dos mapas não são idênticos.
Este lugar tem mudado continuamente ao longo do tempo, e em outras ocasiões, esteve situado no hemisferio sul, devido a inversões periódicas do campo magnético terrestre. Uma bússola situada horizontalmente neste pólo apuntaría a qualquer direção, e se ficasse suficientemente perto, teria um erro considerável, já que na maioria das bússolas a agulha apontaria para baixo.
As bússolas não apontam para o Norte Geográfico, mas para o Pólo Norte magnético , definido como o lugar onde o campo magnético é perpendicular à superficie, o que em latitudes altas são bastante imprecisas.
O caso do magnetismo do polo se dá por causa de um fenômeno que gera uma área chamada magnetosfera.
A magnetosfera pode ser considerada como uma região envoltória, constituindo a parte exterior da atmosfera de um astro, em que o campo magnético controla os processos eletrodinâmicos da atmosfera ionizada e de plasmas. O plasma se distingue da atmosfera ionizada por apresentar não apenas ionização, mas algumas propriedades a mais, como comportamento coletivo dos constituintes quando submetidos a perturbações e uma neutralidade elétrica em uma escala macroscópica. Essa região surge da incidência da radiação de uma estrela sobre a atmosfera de um astro permeada por um campo magnético.
De uma forma resumida, nessa região, três elementos principais devem ser considerados para o entendimento dos fenômenos, dos seus comportamentos e da importância deles: a existência de campos elétricos, de correntes elétricas e de campos magnéticos resultantes.
Na terra essa região é o polo morte. A auróra boreal, fenômeno de luzes e cores que somente ocorre no pólo norte é resultante das tempestades magnéticas que lá ocorrem.
2006-11-12 21:36:33
·
answer #1
·
answered by jorge luiz stein 5
·
2⤊
0⤋
É um campo extremamente elétrico, onde a energia começa, são relâmpagos intermitentes, faiscas longas e mortais.
2006-11-14 06:35:48
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pimeiro: nao é o polo norte que tem compo magnetico, e sim todo o planeta.
Esse campo magnetico se dá pela capacidade eletricamente condutora dos materiais que se encontram no interior do planeta; o nucleo externo composto principalmete por ferro e um pouco de níquel. O campo é causado devido a movimentação do fluido condutor de eletricidade, em um fenômeno parecido com o movimento das bobinas em um gerador elétrico.
Espero que tenha sido de ajuda.
Um abraço
2006-11-13 05:35:27
·
answer #3
·
answered by hugo 1
·
0⤊
0⤋
Porque não há possibilidade de crescer grama no meio de tanto gelo. Por isso, só dá pra jogar futebol em campo magnético.
(campo magnético é um campo feito de porta de geladeira, pra colocar vários imãs.)
:D
2006-11-13 05:28:04
·
answer #4
·
answered by Tito Matheus 1
·
0⤊
2⤋